A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) atualizou hoje às 17 horas a lista das escolas em que se registaram casos covid-19. Em três dias a lista passou dos 649 para os 731 estabelecimentos de ensino com casos confirmados de covid-19.
No dia em que o primeiro-ministro anunciou a nova lista de 191 concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19, sujeitos a medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, a Fenprof divulga no seu site a lista de escolas com casos que foram confirmados, totalizando agora 731 os estabelecimentos de ensino, dos quais 50 são do Algarve, mas continua a admitir que “a lista peque por defeito”.
Segundo a lista atualizada às 17 horas de hoje, 13 dos 16 concelhos algarvios têm escolas (públicas e privadas) com casos confirmados de covid-19.
No total de 50 escolas, nove pertencem ao concelho de Faro, seis aos concelhos de Loulé e de Portimão, cinco são de Albufeira e de Vila Real de Santo António.
Lista está incompleta
“Alguns professores e também pais têm contactado a FENPROF informando que a lista tornada pública está incompleta, enviando o nome de outras escolas onde também se registam casos de Covid-19”, volta a salientar em comunicado. Justifica ser “natural que a lista peque por defeito, pois a FENPROF apenas vai acrescentando escolas/AE que, de forma inequívoca, consegue confirmar“.
“Os poucos casos incorretamente divulgados, entretanto retirados, deveram-se a situações de quarentena com origem exterior à escola ou ocorridas já no final do anterior ano letivo e que, por isso, geraram confusão”, precisa a Fenprof.
A federação de professores portugueses defende que “quando são detetados casos, todos os alunos da turma, professores e contactos próximos deverão ser, de imediato, testados, de forma a identificar eventuais outros casos de infeção, protegendo, dessa forma, toda a comunidade escolar e garantindo que a escola poderá manter-se aberta”.
O comunicado volta a insistir que a Fenprof “solicitou ao Ministério da Educação uma lista atualizada de escolas onde se registaram casos de Covid-19, bem como informação sobre os procedimentos adotados, mas não obteve resposta, apesar de o ministério estar obrigado, por lei, a disponibilizar essa informação”.
Recorde-se que a Fenprof acusou na passada semana o Governo de “tentar disfarçar o crescente aumento de casos de covid-19 nas escolas e insistiu na “necessidade de haver uma estratégia de informação e comunicação clara sobre o que se passa”.
Para a federação de professores portugueses é “irresponsável” e “inaceitável” que o Governo não tenha reforçado “as medidas de prevenção e segurança sanitária” nas escolas perante o atual quadro epidemiológico agravado.
“Para que as escolas continuem abertas sem se transformarem num dos principais fatores de transmissão da covid-19, é necessário que, nas salas de aula, seja garantido o distanciamento adequado a observar em espaços fechados e não, apenas, os centímetros possíveis que resultam das normas impostas pelo Ministério da Educação”, propõe a Fenprof.
Entre outras medidas, defende também que sejam constituídos pequenos grupos, com a divisão das turmas, não sendo permitida a constituição de grupos com alunos de diferentes turmas, quer em determinadas disciplinas, quer em atividades de ocupação de tempos livres e que sejam contratados mais assistentes operacionais, uma vez que são necessários para assegurar os níveis indispensáveis de limpeza, desinfeção e segurança.
A Fenprof considera igualmente que deve ser reforçado os equipamentos de proteção individual, a realização de testes de diagnóstico perante a existência de casos de infeção e a divulgação de um mapa com as escolas onde existem casos ativos de covid-19.
“Se não forem tomadas estas e outras medidas de reforço das normas de segurança sanitária, provavelmente as escolas irão transformar-se num dos principais fatores de propagação da covid-19 na comunidade, apesar das normas restritivas que a esta estão a ser impostas”, sustenta.
LISTA a ser publicada brevemente – EM ATUALIZAÇÃO
RELACIONADO:
Veja aqui a lista dos 191 concelhos de risco covid-19 dos quais 8 são do Algarve
Vila do Bispo pode vir a ficar durante muito tempo em ‘risco elevado’
Detetado surto no parque de campismo de Alvor com pelo menos 13 infetados
Presidente está indignada pela inclusão de Tavira na lista dos concelhos com risco
É oficial! Lista passa para 191 concelhos dos quais 8 são do Algarve
COVID19 Concelhos Risco Elevado: Vítor Aleixo admite erro e pede desculpa
Oito concelhos do Algarve em risco de se juntarem à lista ‘confinamento parcial’
E AINDA:
Já são 649 as escolas com casos confirmados das quais 49 no Algarve [Ver lista]
Há 593 escolas com casos confirmados das quais 38 no Algarve [Ver lista]
Covid: 915 funcionários públicos e 128 professores vão apoiar no rastreio e na vigilância
PONTOS ESSENCIAIS: Medidas do estado de emergência
Veja aqui a lista dos 121 municípios de “risco elevado de transmissão” Covid-19
Covid-19: Três surtos em São Brás de Alportel “encerrados”
Covid-19: São Brás de Alportel surpreendido com inclusão em lista de “alto risco de contágio”
Covid-19: São Brás de Alportel entre os 121 concelhos que vão entrar em confinamento parcial