Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Emigrantes portugueses passam a pagar serviços do Serviço Nacional de Saúde

A partir de 1 de janeiro, os portugueses com morada fiscal fora de Portugal serão considerados “inativos”

14:44 13 Dezembro, 2023 14:51 13 Dezembro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os portugueses residentes no estrangeiro vão ficar “inativos” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ter de pagar o atendimento a partir de 01 de janeiro de 2024, de acordo com as novas regras do Registo Nacional de Utentes.

Vários médicos a exercerem nos serviços de saúde primários disseram à Lusa que foram informados que, a partir de 01 de janeiro, os portugueses com morada fiscal fora de Portugal serão considerados “inativos”. Isso significa que, sempre que usarem um serviço do SNS português, terão de pagar o seu custo.

Nelson Magalhães, vice-presidente da USF-AN (Unidade de Saúde Familiar – Associação Nacional), disse à Lusa que a decisão foi transmitida às unidades numa reunião que decorreu a 02 de outubro, com responsáveis da Administração Central do Sistema de Saúde e (ACSS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Em causa está a aplicação de um despacho (n.º 1668/2023) que “define as regras de organização e os mecanismos de gestão referentes ao Registo Nacional de Utentes (RNU), assim como as regras de registo do cidadão no SNS e de inscrição nos cuidados de saúde primários”.

Fonte da ACSS indicou à Lusa que o despacho prevê que a inscrição numa Unidade de Cuidados de Saúde Primário pressupõe um registo ativo no RNU, que “tem como condição obrigatória a residência em Portugal”.

Até agora, os portugueses residentes no estrangeiro, com número de utente do SNS português, quando acediam aos seus serviços pagavam as taxas moderadoras, tal como os residentes em Portugal.

A partir de 01 de janeiro, os portugueses com residência fiscal no estrangeiro terão o seu registo “inativo”, mesmo os frequentadores dos serviços.

Além de deixarem de ter médico de família, no caso de o terem, estes utentes terão de suportar o custo do atendimento: “Sobre o registo inativo, com exceção das situações de óbito, aplica-se a condição de encargo assumido pelo cidadão”, lê-se no despacho.

Ainda que sem indicações superiores precisas quanto ao método, os profissionais dos serviços de saúde primários estão a tentar contactar os utentes nestas circunstâncias, que reagem com apreensão e alguma revolta.

“Acho muito injusto. Embora seja verdade que de momento resida no estrangeiro, continuo a preferir recorrer ao serviço de saúde em Portugal, uma vez que a língua e a familiaridade torna mais fácil o tratamento, especialmente de algumas questões de saúde crónicas e às quais tenho sempre recebido acompanhamento em Portugal com a mesma médica de família que me segue desde criança”, disse uma utente atualmente a residir na Holanda, e que já foi informada que será expurgada do SNS.

E prosseguiu: “Continuo a ser portuguesa e sinto que esta política me exclui e me irá dificultar o acesso à saúde”.

Para Nelson Magalhães, trata-se de “muita gente que é utilizadora” do SNS e que “não quer cortar o elo com o seu médico de família”.

“É uma questão de confiança. As pessoas, com os meios tecnológicos, como o email, muitas vezes mantém a ligação com o seu médico”, adiantou.

O grande impacto vai ser nos utentes que residem no estrangeiro com médico de família em Portugal, pois vão “perder essa ligação”, mas também abrange todos os outros.

Nelson Magalhães sublinhou que estes emigrantes portugueses devem ter o Cartão Europeu de Seguro de Doença, o qual lhes permite receber assistência médica durante uma estada temporária num país da União Europeia, na Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça.

Contudo, o dirigente da USF-AN alertou para o reduzido número de utentes com este cartão, pois até hoje “nunca foi necessário” em Portugal.

A medida, adiantou, deverá abranger centenas de portugueses, uma vez que num universo de 1.750 utentes (por médico de família), cerca de 100 estão emigrados.

O impacto também se fará sentir no rendimento dos médicos que recebem consoante o número de utentes nas suas listas (modelo B) e que, para manter o mesmo valor, terão de incluir mais utentes e, sobretudo, de pessoas que consomem mais os serviços, o que vai dificultar ainda mais a resposta médica”.

Outra consequência, frisou, é “a separação das famílias”, pois a pessoa que estiver emigrada deixa de ter a mesma resposta que o seu agregado familiar.

Leia também: SNS sofre “grande reforma”: Unidades Locais de Saúde vão passar de oito para 39

Homem a fazer mudanças.
Nacional

Viúva desempregada e com dois filhos menores recebe ordem de despejo: este foi o detalhe no contrato de arrendamento que a ‘tramou’

13:40 23 Agosto, 2026 13:48 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Jovem viúva com dois filhos menores continua a viver numa habitação municipal em Lisboa, mas recebeu uma ordem de despejo

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor

12:20 23 Agosto, 2026 12:17 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Prática de mergulho terminou em tragédia a 2,8 quilómetros da praia dos Três Irmãos; vítima, de 56 anos, não resistiu à reanimação

Algarve

GNR apreende 5,3 toneladas de haxixe e detém sete homens junto ao Guadiana. Embarcação tentou abalroar patrulha

13:50 23 Agosto, 2026 13:50 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Operação no Algarve intercetou 5,3 toneladas de haxixe, duas embarcações, três viaturas, uma arma e mais de mil euros em numerário

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva e vento fortes a caminho de Portugal continental: mau tempo chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

14:00 23 Agosto, 2026 10:56 22 Agosto, 2026 | João Luís

O final de agosto poderá trazer uma mudança pouco habitual no estado do tempo, com chuva, vento forte e temperaturas abaixo da média

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

11:30 23 Agosto, 2026 15:06 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A Dieta Atlântica, muito pouco falada, é na verdade muito semelhante à sua 'prima' Mediterrânica, contribuindo também com inúmeros benefícios para a saúde"

Algarve Nacional Política

PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”

12:30 23 Agosto, 2026 12:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Olhão, Paulo Raimundo disse que viabilizar o Orçamento responsabilizará o PS pela política do Governo e afastará o Chega do debate

Portagem em Portugal.
Auto Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Algarve Edição Papel

Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água

11:00 23 Agosto, 2026 10:52 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O reforço do Fundo Ambiental destina 3,7 milhões de euros ao Algarve para eficiência hídrica e adaptação a cenários de maior escassez de água

Algarve Cultura Edição Papel

Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

10:00 23 Agosto, 2026 10:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim regressa à Idade Média de 26 a 30 de agosto, com torneios, banquetes, animação, artes e ofícios e milhares de visitantes

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Homem a fazer mudanças.
Nacional

Viúva desempregada e com dois filhos menores recebe ordem de despejo: este foi o detalhe no contrato de arrendamento que a ‘tramou’

13:40 23 Agosto, 2026 13:48 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Jovem viúva com dois filhos menores continua a viver numa habitação municipal em Lisboa, mas recebeu uma ordem de despejo

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor

12:20 23 Agosto, 2026 12:17 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Prática de mergulho terminou em tragédia a 2,8 quilómetros da praia dos Três Irmãos; vítima, de 56 anos, não resistiu à reanimação

Algarve

GNR apreende 5,3 toneladas de haxixe e detém sete homens junto ao Guadiana. Embarcação tentou abalroar patrulha

13:50 23 Agosto, 2026 13:50 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Operação no Algarve intercetou 5,3 toneladas de haxixe, duas embarcações, três viaturas, uma arma e mais de mil euros em numerário

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva e vento fortes a caminho de Portugal continental: mau tempo chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

14:00 23 Agosto, 2026 10:56 22 Agosto, 2026 | João Luís

O final de agosto poderá trazer uma mudança pouco habitual no estado do tempo, com chuva, vento forte e temperaturas abaixo da média

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

11:30 23 Agosto, 2026 15:06 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A Dieta Atlântica, muito pouco falada, é na verdade muito semelhante à sua 'prima' Mediterrânica, contribuindo também com inúmeros benefícios para a saúde"

Algarve, Nacional, Política

PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”

12:30 23 Agosto, 2026 12:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Olhão, Paulo Raimundo disse que viabilizar o Orçamento responsabilizará o PS pela política do Governo e afastará o Chega do debate

Portagem em Portugal.
Auto, Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Algarve, Edição Papel

Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água

11:00 23 Agosto, 2026 10:52 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O reforço do Fundo Ambiental destina 3,7 milhões de euros ao Algarve para eficiência hídrica e adaptação a cenários de maior escassez de água

Algarve, Cultura, Edição Papel

Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

10:00 23 Agosto, 2026 10:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim regressa à Idade Média de 26 a 30 de agosto, com torneios, banquetes, animação, artes e ofícios e milhares de visitantes

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Últimas Notícias

  • Chuva e vento fortes a caminho de Portugal continental: mau tempo chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva e vento fortes a caminho de Portugal continental: mau tempo chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
  • GNR apreende 5,3 toneladas de haxixe e detém sete homens junto ao Guadiana. Embarcação tentou abalroar patrulha
    GNR apreende 5,3 toneladas de haxixe e detém sete homens junto ao Guadiana. Embarcação tentou abalroar patrulha
  • Viúva desempregada e com dois filhos menores recebe ordem de despejo: este foi o detalhe no contrato de arrendamento que a ‘tramou’
    Viúva desempregada e com dois filhos menores recebe ordem de despejo: este foi o detalhe no contrato de arrendamento que a ‘tramou’
  • PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”
    PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”
  • Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor
    Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
    A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
  • Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
    Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento