Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Economia, Política, Saúde

Em direto: Há mais concelhos em risco e alerta. Governo revela novo mapa de risco

O Executivo divulga esta quinta-feira o novo mapa de risco do país, com a lista de concelhos em risco elevado e muito elevado – Notícia em desenvolvimento

15:56 22 Julho, 2021 12:23 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há 116 concelhos em risco elevado e muito elevado e 29 em situação de alerta. Tal como o Governo avançou há uma semana, as regras em vigor mantêm-se até ao próximo dia 27, data da reunião com os peritos no Infarmed.

Incidência aumenta a “ritmo menor” sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo

A ministra do Estado e da Presidência admite que a situação epidemiológica é atualmente mais favorável, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo e nos Açores. Mas garante que ainda é cedo para aliviar medidas.

“Nós temos uma situação em que a incidência continua a crescer, mas o ritmo é hoje menor do que já foi. Na matriz de risco, já nos encontrámos em zonas em que o vermelho era mais escuro. Mas se estamos numa situação de alívio? Claro que não”, diz Mariana Vieira da Silva.

Com incidências “tão elevadas”, frisa a ministra, há que continuar em situação de alerta. “Não podemos dizer que estamos numa situação de não nos preocuparmos. Mas o facto de não crescermos tanto é um bom sinal”, acrescenta Mariana Vieira da Silva, apontando para a eficácia das medidas de contenção e o plano de vacinação.

Questionada sobre a vacinação dos mais jovens, a governante reafirma que o Governo aguarda o parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS), mas a prioridade será vacinar os jovens entre os 16 e os 18 anos e abaixo dessa faixa etária os jovens com comorbilidades.

Relativamente ao recolher obrigatório, Mariana Vieira da Silva admite que a regra é “clara”, à semelhança de outras medidas já definidas há muito tempo pelo Governo. “Temos que nos centrar menos nas listas de exceções e concentrarmo-nos mais nas regras em vigor”, reforça.

Ministro diz que gasolina desceria 9 cêntimos/litro se proposta de limite de preços estivesse já em vigor

Questionado ainda sobre a limitação dos preços dos combustíveis, João Pedro Matos Fernandes explica que a ideia é aplicar um travão nos preços se “comprovadamente” estiverem a ultrapassar a média dos últimos anos e a taxa de referência, ouvindo a ERSE e a Autoridade da Concorrência.

Questionado sobre quanto seria reduzido o preço dos combustíveis se essa portaria já estivesse em vigor, o ministro avança que a redução seria de 9 cêntimos por litro no caso da gasolina, e de 1 cêntimo no gasóleo.

Situação de calamidade vai ser renovada

A situação de calamidade em que está o país termina domingo, e vai manter-se depois disso, confirma Mariana Vieira da Silva.

Respondendo a uma questão sobre os autotestes, a ministra insistiu que o Governo procura “ter o maior número de instrumentos para ter este controlo” da pandemia, aumentando a segurança e diminuindo as restrições. “É esse o princípio que temos seguido.”

O Governo não consegue fazer uma avaliação da eficácia das medidas “caso a caso”, como a que obriga a apresentar um certificado ou teste negativo para entrar em restaurantes ao fim de semana em determinados concelhos.

Vacinação dos mais jovens. “Está tudo preparado” mas governo “aguarda parecer técnico”

Mariana Vieira da Silva fala agora sobre a vacinação dos mais jovens: governo “ainda aguarda parecer técnico da DGS”, embora António Costa tenha deixado claro ontem no Parlamento que está tudo preparado para, havendo parecer positivo, vacinar os jovens de 12 a 17 anos entre 14 de agosto e 19 de setembro.

Sobre as medidas de combate à pandemia, Mariana da Silva repete que não foram feitas alterações ao que está em vigor há semanas.

Lisboa e Vale do Tejo “fora da trajetória crescente”

Mariana Vieira da Silva diz que o objetivo do Governo de massificar a testagem em julho foi conseguido, garantindo que foi o mês em que mais testes se realizou à covid-19 no país.

Em relação à região de Lisboa e Vale do Tejo, a governante garante que já “está fora de trajetória crescente”. “Isso é sinal de que é possível inverter este caminho. É por isso que procuramos fazer este caminho. E é isso que procuramos continuar a fazer”, insiste.

Já o ministro do Ambiente, Pedro Matos Fernandes, explicou, em resposta a um jornalista, que a proposta de lei sobre os combustíveis constitui uma “ferramenta” para que o Governo possa recorrer quando o preço ultrapassa a média dos últimos anos.

“Aproximamo-nos do tempo de mudança de políticas” de combate à pandemia

A ministra confirma que a aproximação do objetivo do Governo — ter uma parte significativa da população vacinada com as duas doses — vai trazer mudanças na forma de abordar a pandemia.

“Sempre [o] dissemos”, responde Mariana Vieira da Silva, embora “as decisões que o Governo tomará sobre regras futuras sejam tomadas depois da reunião de terça-feira”, no Infarmed. “É tempo de ouvir os especialistas”, considera a ministra.

Sobre os atrasos nas entregas de computadores às famílias, Vieira da Silva lembra que “há dificuldade de acesso em todo o mundo a determinados bens“, mas que o Governo já abriu concurso para as próximas compras.

Concelhos de risco eram 90 e passaram a ser 116 esta semana. Regras mantêm-se

São 29 os concelhos que estão em situação de alerta, diz a ministra da Presidência, sendo 56 os concelhos em risco elevado (eram 44 há uma semana). E há 61 concelhos em risco muito elevado (eram 46 há uma semana).

Tal significa que as regras se mantêm, sem qualquer alteração, pelo menos até à próxima semana, em que haverá reunião com os especialistas no Infarmed (dia 27). “Temos hoje 116 concelhos em risco elevado e muito elevado”, resume, lembrando que eram 90 na semana anterior.

“O nível de transmissão é hoje menor do que foi nas últimas semanas”, diz ministra

Mariana Vieira da Silva faz agora a atualização da situação de risco da pandemia: níveis de incidência e ritmo de transmissão mostram que “nível de transmissão é hoje menor do que foi nas últimas semanas”. “Esse movimento é claro, o vermelho é menos denso do que era há algumas semanas”, diz, sublinhando no entanto que o nível de incidência é ainda alto, de 421 casos por 100 mil habitantes, e o Rt continua acima de 1.

Alteração do regime nas juntas de freguesia

A ministra da modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, anuncia uma proposta de lei que prevê que em todas as juntas de freguesias exista um membro a exercer regime a meio tempo. Medida corresponde a 29 milhões de euros do Orçamento do Estado.

Governo avança com proposta de lei para impor limites máximos ao preço dos combustíveis

Começou o briefing do Conselho de Ministros. Começa o ministro do Ambiente a dar conta de que foi aprovada uma proposta de lei, que vai para a Assembleia da República, para dar ao Governo ferramentas para, quando as margens na venda dos combustíveis e gás forem inusitadamente altas e sem justificação, o Governo poder limitar essas mesmas margens.

“Uma vez aprovada a proposta de lei, pode o Governo, por portaria, e sempre por períodos limitados no tempo, fixar uma margem máxima para a venda de combustíveis. Margem essa que é um somatório de margens relacionadas com o transporte, armazenamento, etc”, explica Matos Fernandes.

Mais concelhos em risco e alerta

O Governo está reunido em Conselho de Ministros para avaliar a situação epidemiológica do país, numa altura em que a variante Delta já é dominante. No final, a ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, deverá anunciar, em conferência de imprensa, a lista de concelhos em risco elevado e muito elevado.

Para já não se antecipam mais restrições. A governante admitiu, na semana passada, que não haverá novas medidas até à reunião com os especialistas no Infarmed, agendada para o próximo dia 27.

“As medidas são tomadas pelo Governo. Veremos quais as conclusões da reunião e que medidas podem ser necessárias. Estaremos disponíveis no Governo e em articulação com outros órgãos de soberania para tomar as medidas necessárias”, garantiu Mariana Vieira da Silva.

A ministra garantiu também que o Executivo está disponível para alterar a matriz de risco se for necessário, após a reunião do Infarmed. “O importante é sermos capazes de avaliar a situação do país e tomarmos medidas para a combater. A matriz é um instrumento que resulta das várias propostas dos peritos, que é compreensível e que permite aos concelhos antecipar as medidas que poderão vir a ter”, defendeu Mariana Vieira da Silva.

Segundo Mariana Vieira da Silva, será fundamental avaliar a atual situação epidemiológica e as medidas necessárias, assim como os sistemas de acompanhamento da covid-19, num momento em que existe uma “percentagem muito significativa” de população adulta já vacinada.

Há uma semana havia 30 concelhos em alerta, 43 em risco elevado e 47 em risco muito elevado.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve

Prisão preventiva para dois suspeitos detidos com 3,7 toneladas de cocaína ao largo de Faro

12:51 14 Outubro, 2026 12:51 14 Outubro, 2026

Operação conjunta ao largo de Faro terminou com 3.700 quilos de cocaína apreendidos, dois detidos e a morte de um terceiro suspeito

Algarve

Alcoutim reforça prevenção de incêndios com protocolo que junta 28 associações de caça e pesca

09:51 14 Outubro, 2026 09:51 14 Outubro, 2026

Acordo reforça a prevenção de incêndios rurais em Alcoutim através de pastagens, manutenção de caminhos e melhoria dos habitats naturais

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia Nacional

Salários e pensões vão chegar mais ‘recheadas’ à conta em novembro: Governo corta retenção de IRS para metade

07:00 14 Outubro, 2026 00:01 14 Outubro, 2026

O Governo vai reduzir em 50% a retenção de IRS nos salários e pensões pagos em novembro, incluindo o subsídio de Natal

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve Cultura Economia

CCDR Algarve apresenta novas aplicações para materiais do território em Faro

14:38 13 Outubro, 2026 14:38 13 Outubro, 2026

Cana, casca de ostra, barro e taipa são os materiais em foco numa sessão que apresenta soluções para arquitetura, design e construção sustentável

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Papa Leão XIV.
Mundo Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las

10:50 13 Outubro, 2026 10:16 13 Outubro, 2026

Notas da série Europa têm marcas táteis nas extremidades que ajudam a identificar o valor apenas através do toque

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve

Prisão preventiva para dois suspeitos detidos com 3,7 toneladas de cocaína ao largo de Faro

12:51 14 Outubro, 2026 12:51 14 Outubro, 2026

Operação conjunta ao largo de Faro terminou com 3.700 quilos de cocaína apreendidos, dois detidos e a morte de um terceiro suspeito

Algarve

Alcoutim reforça prevenção de incêndios com protocolo que junta 28 associações de caça e pesca

09:51 14 Outubro, 2026 09:51 14 Outubro, 2026

Acordo reforça a prevenção de incêndios rurais em Alcoutim através de pastagens, manutenção de caminhos e melhoria dos habitats naturais

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia, Nacional

Salários e pensões vão chegar mais ‘recheadas’ à conta em novembro: Governo corta retenção de IRS para metade

07:00 14 Outubro, 2026 00:01 14 Outubro, 2026

O Governo vai reduzir em 50% a retenção de IRS nos salários e pensões pagos em novembro, incluindo o subsídio de Natal

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve, Cultura, Economia

CCDR Algarve apresenta novas aplicações para materiais do território em Faro

14:38 13 Outubro, 2026 14:38 13 Outubro, 2026

Cana, casca de ostra, barro e taipa são os materiais em foco numa sessão que apresenta soluções para arquitetura, design e construção sustentável

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião, Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Papa Leão XIV.
Mundo, Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las

10:50 13 Outubro, 2026 10:16 13 Outubro, 2026

Notas da série Europa têm marcas táteis nas extremidades que ajudam a identificar o valor apenas através do toque

Últimas Notícias

  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
  • Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
    Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
  • Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
    Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
  • Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves
    Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

Opinião

  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
  • Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
    Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal