Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Diretor do programa para as doenças oncológicas defende reorganização de recursos

“É muito importante que o Estado olhe para os recursos que tem disponíveis e para onde está a população e os organize”, considera José Dinis. “Há sítios onde funciona muito bem, sítios em que funciona assim assim e sítios onde funciona de uma forma não tão bem”, classifica

13:05 3 Fevereiro, 2023 13:05 3 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, José Dinis, defendeu nesta sexta-feira uma reorganização dos recursos disponíveis no país para ultrapassar as desigualdades no acesso da população aos cuidados de saúde na área do cancro.

“É muito importante que o Estado olhe para os recursos que tem disponíveis e para onde está a população e os organize. É isso que o Programa Nacional das Doenças Oncológicas tenta fazer como uma estrutura técnica de apoio aos órgãos de decisão”, disse José Dinis em entrevista à agência Lusa, a propósito do Dia Mundial do Cancro, assinalado no sábado.

O médico oncologista explicou que, sendo a esmagadora maioria dos doentes com cancro em Portugal tratados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), “a iniquidade no acesso estará em primeira linha ligado com a heterogeneidade e a desigualdade como o sistema nacional de Saúde está implementado em Portugal”.

“Há sítios onde funciona muito bem, sítios em que funciona assim assim e sítios onde funciona de uma forma não tão bem”, admitiu José Dinis, assegurando, contudo, que os doentes têm acesso aos melhores tratamentos disponíveis para o tratamento do cancro.

Questionado se a crise tem tido impacto na disponibilidade dos medicamentos, o especialista começou por explicar que os tratamentos oncológicos são multidisciplinares, indo das cirurgias mais simples às mais complexas, passando por tratamentos muito sofisticados com “máquinas que custam milhões de euros” e por tratamentos biológicos, como a imunoterapia, um dos grandes avanços da oncologia.

“Mas o que posso dizer é que, desde que há cerca de dez, oito anos, houve uma maior racionalização da entrada dos novos medicamentos no sistema nacional de saúde, as coisas estão melhores. No entanto, continuamos a ter algum atraso, que também é monitorizado, mas não é isso que está a condicionar os tratamentos”, declarou.

José Dinis explicou que ainda decorre “um tempo considerável” entre a aprovação dos fármacos pela Agência Europeia do Medicamento e a sua integração nos hospitais públicos, mas, afirmou, “as entidades estão a trabalhar nisso e estão a par destas dificuldades e Portugal também tem que melhorar alguma coisa nesta área”.

Mas, insistiu, “qualquer português pode-se sentir seguro” porque tem acesso aos melhores tratamentos, realçando que a taxa de sobrevivência do cancro “honra Portugal”, porque está acima da média europeia.

Sobre se a saída de especialistas do SNS tem tido impacto nos serviços de oncologia, o médico disse que são afetados como a generalidade do SNS porque os tratamentos oncológicos envolvem várias especialidades.

“Eu próprio, no meu serviço já senti isso. Neste momento, acho que sentimos todos de uma forma muito vincada nas várias especialidades envolvidas”, disse, sublinhando que as medidas políticas para travarem ou para inverterem esta situação competem ao Governo e não ao Programa para as Doenças Oncológicas.

Segundo os últimos dados do Registo Oncológico Nacional, foram diagnosticados 57.878 novos casos de cancro em 2020, um aumento de 19,3% face a 2010.

Questionado se estes números se poderão ter agravado nos últimos anos em que houve atrasos nos diagnósticos devido à pandemia de covid-19, o oncologista explicou que é preciso aguardar pelos novos dados. Mas questionou: “Porque é que a pandemia vai aumentar o número de diagnósticos? Não me parece, pelo menos de forma explosiva”.

Referiu que o que as pessoas temem é que as neoplasias diagnosticadas e que surgiram nesse período estejam em fases mais avançadas e que isso se traduza depois numa menor sobrevivência, mas disse que é preciso esperar, não sendo claro que isso vai acontecer.

Na véspera de se assinalar o Dia Mundial do Cancro, José Dinis apelou à população para adotar um estilo de vida saudável, evitando o tabaco, o sedentarismo, a exposição ao sol, moderar o consumo das bebidas alcoólicas e fazer uma alimentação saudável.

“É na prevenção que está o ganho porque quando a doença se estabelece já estamos todos atrás do prejuízo com tudo que advém em termos de impacto físico, psicológico e às vezes até monetário”, salientou.

José Dinis lembrou que o doente oncológico não é só quem está doente, mas a família e muitas vezes as pessoas e os amigos que o rodeiam. Por isso, apelou às pessoas para estarem mais atentas à medida que a idade avança, para fazerem rastreios, porque o aumento da esperança de vida da população e, acima de tudo, os hábitos de vida levam a um aumento da incidência do cancro.

Novos casos de cancro correspondem a dois terços dos nascimentos anuais em Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

Algarve Desporto

Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo

09:24 8 Junho, 2026 09:26 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dispositivo de segurança aquática assegurou Algarve 7’s em Monte Gordo, garantindo resposta coordenada numa prova sem ocorrências

Algarve Cultura

Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã

08:59 8 Junho, 2026 08:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem de São Lázaro reforça compromisso com a memória histórica, promovendo conhecimento e valorizando princípios espirituais e cavaleirescos

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Europe Direct Algarve Opinião Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade

09:47 8 Junho, 2026 09:52 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Avião da TAP.
Nacional Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve, Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

Algarve, Desporto

Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo

09:24 8 Junho, 2026 09:26 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dispositivo de segurança aquática assegurou Algarve 7’s em Monte Gordo, garantindo resposta coordenada numa prova sem ocorrências

Algarve, Cultura

Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã

08:59 8 Junho, 2026 08:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem de São Lázaro reforça compromisso com a memória histórica, promovendo conhecimento e valorizando princípios espirituais e cavaleirescos

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade

09:47 8 Junho, 2026 09:52 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Avião da TAP.
Nacional, Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Últimas Notícias

  • Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas
    Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas
  • Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo
    Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo
  • Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã
    Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã
  • Lídia Jorge recebe Medalha de Mérito Cultural no Fórum Cultura
    Lídia Jorge recebe Medalha de Mérito Cultural no Fórum Cultura
  • Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana
    Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana
  • Roderick Carmo sagra-se campeão nacional e leva Alcoutim ao top-10 coletivo
    Roderick Carmo sagra-se campeão nacional e leva Alcoutim ao top-10 coletivo

Opinião

  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
  • A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal