A coluna, vital para o desempenho das atividades diárias, por vezes desalinha-se devido a acidentes, uso excessivo ou desgaste natural. A médica Elizabeth Cook, especialista em gestão da dor na coluna, membro da Summit Health, apresenta algumas estratégias para a saúde da coluna e prevenção de dores.
- Tenha atenção à sua cadeira de escritório
O trabalho a partir de casa tornou-se a norma durante a pandemia, e para muita gente a situação não se alterou depois de levantadas as restrições. Muitas pessoas, no entanto, passam várias horas por dia numa cadeira que não foi pensado para um escritório. Atualizar a sua cadeira com uma almofada de suporte lombar pode reduzir o desconforto e melhorar a postura.
- Levante-se e mova-se
Não importa onde trabalhe, é importante mover-se. Se trabalha num escritório, é recomendado definir um alarme para se lembrar de fazer pausas frequentes ao longo do dia.
- Trabalhe os seus músculos abdominais
Fortalecer os músculos abdominais ajuda a suportar a coluna. Estes exercícios podem também reduzir a frequência e intensidade das dores crónicas. Tanto pilates como yoga são duas boas opções para o fortalecimento desses mesmos músculos.
- Exercite-se regularmente
O exercício aeróbico liberta hormonas, conhecidas como endorfinas, que reduzem naturalmente a dor. Caminhar , correr, andar de bicicleta ou ir ao ginásio pelo menos três vezes por semana, em sessões de 30 minutos, é suficiente.
Pode fortalecer os músculos em redor da coluna e dos membros através de levantamento de pesos. Nunca se incline para a frente ao levantar objetos pesados. Ao invés, agache-se com as pernas, mantendo as costas direitas enquanto se levanta.
- Pare de fumar
Deixar de fumar cigarros ou fazer vaping é prioridade, pois as pessoas que fumam relatam níveis de dor mais elevados do que os não fumadores e têm recuperações mais difíceis quando algo corre mal, como problemas de cicatrização de feridas e hérnias de disco recorrentes muito mais frequentes.
- Controle o seu peso
Tente eliminar qualquer excesso de peso, já que a obesidade desempenha um papel negativo na saúde da coluna e na recuperação após lesões. O aumento de peso coloca stress na coluna e contribui para a dor contínua.
- Coloque os ecrãs ao nível dos olhos
Elevar os ecrãs ao nível dos olhos melhora a postura e reduz a pressão sobre a coluna.
- Consulte um profissional, em caso de dor contínua
Pode ter dor na coluna por diversas razões, desde distensões e entorses a nervos comprimidos, artrite ou condições como a estenose espinal. A melhor forma de otimizar o seu resultado quando ocorre um problema é através de um diagnóstico preciso e atempado por parte de um profissional experiente, seguido de um plano de tratamento personalizado.
Se uma ação lhe causa dor, experimente uma solução terapêutica, como a fisioterapia. A terapia aquática é outra excelente opção para muitos problemas de coluna. Discuta sempre quaisquer opções de tratamento potenciais com o seu médico.
Leia também: Pode emagrecer se comer algo doce pela manhã