Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Economia, Saúde

DESCONFINAMENTO: Albufeira e Loulé recuam. Lagos em alerta

Proibido entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana. Restrições de circulação aplicam-se a partir das 15 horas de sexta-feira com o propósito que a “elevada incidência da pandemia não passe para fora da AML”

16:15 17 Junho, 2021 12:23 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva

O Governo anunciou, esta quinta-feira, as alterações a ser efetuadas no país após atualização dos dados da pandemia de covid-19, no fim da reunião do Conselho de Ministros.

Há dois concelhos do Algarve, de um total de dez, que recuam no desconfinamento: Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã, Sintra. Estão previstas medidas como o encerramento dos restaurantes às 22.30 horas.

Acresce ainda o concelho de Sesimbra, que terá regras mais apertadas: a restauração e os estabelecimentos passam a encerrar às 15h30 aos fins de semana.

Vinte concelhos estão com 120 casos por 100 mil habitantes ou 240 casos por 100 mil habitantes. São eles: Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra são os quatro concelhos a recuperar, “apesar da deterioração a nível nacional”.

O Governo decidiu retomar a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa durante o fim de semana a partir das 15h de sexta-feira.

Sobre as restrições de circulação em Lisboa, Mariana Vieira da Silva confirma que se aplicam a partir das 15 horas de amanhã com o propósito que a “elevada incidência da pandemia não passe para fora da AML”.

Mariana Vieira da Silva diz que a “prevalência da variante Delta” pode explicar valores elevados da covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.

Sobre os testes para a realização de eventos, a ministra considera-os um “instrumento essencial para controlar a pandemia”.

A situação é “mais preocupante em todo o país”, com o índice de transmissibilidade – o R(t) – “já claramente superior a 1”, disse a ministra Mariana Vieira da Silva.

Mariana Vieira da Silva diz que o país está entre o amarelo e o vermelho na matriz de risco, não tendo nesta altura condições para evoluir no plano desconfinamento.

Na próxima semana, altura em que estava prevista nova fase de desconfinamento, “não temos condições para avançar”, afirma a governante, sublinhando que a proibição de circulação de e para a AML ao fim de semana não é uma nova regra.

Admitiu também que a medida não contribuirá para a redução do número de infeções na região, sendo mais uma “medida de proteção” do resto do país, de forma a “não estender o fenómeno em Lisboa” para outras regiões.

“Objetivo é controlar o que ainda está fora da AML”

O crescimento do número de infeções já é muito “elevado e significativo” em toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML), pelo que “o objetivo é controlar o que ainda está fora da AML”. A ministra Mariana Vieira da Silva respondia assim a uma pergunta sobre se não seria mais eficaz controlar a circulação entre concelhos da AML.

Relativamente à fiscalização do teletrabalho, isso “cabe à ACT” (Autoridade para as Condições do Trabalho), disse a ministra, que adiantou não ter esses dados mas estes podem ser solicitados ao Ministério do Trabalho.

“Fora do estado de emergência até já tivemos de colocar cercas sanitárias”, lembra a ministra, defendendo a legalidade da nova cerca à Área Metropolitana de Lisboa, medida cuja duração “é cedo” para prever.

“São medidas que prejudicam a vida de todos nós, mas que são necessárias”, defende Mariana Vieira da Silva.

“A fiscalização varia consoante a entidade que organiza o evento, pode ser a ASAE ou a PSP”, diz a ministra lembrando que o quadro de sanções já está definido.

A proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) vigorará entre as 15h de sexta-feira até às 6h de segunda-feira, estando previsto um reforço da fiscalização na região por parte das autoridades.Questionada sobre o elevado número de surtos em escolas, Mariana Vieira da Silva explica que a estratégia do Governo continua a ser de isolamento e testagem, descartando qualquer alteração ao calendário das atividades letivas.


“Não é uma cerca sanitária” na AML


A Área Metropolitana de Lisboa (AML) já ultrapassou os 240 novos casos por 100 mil habitantes, mas não registou esta situação duas vezes, lembrou Mariana Vieira da Silva.

A ministra clarificou ainda que “o que está impedido são as saídas ao fim de semana”. Não se trata de “uma cerca sanitária” na AML, é “uma restrição ao fim de semana”, acrescentou.

As exceções são as mesmas que têm sido, pelo que “as viagens internacionais estão excluídas destas regras”. Mariana Vieira da Silva disse ainda que é “muito importante fazermos este controlo”, pelo que “mais do que procurar as exceções”, é preciso “cumprir as regras”.

Questionada também se estas medidas concertadas com o Presidente da República, a ministra não respondeu.

“Dissemos sempre que tomaríamos as medidas necessárias e nunca mais que isso”, diz a ministra, assumindo que as restrições de circulação em Lisboa não estavam previstas, mas que foram consideradas “necessárias” nesta altura.

Sobre a vacina Astrazenaca, garante a ministra, quem espera a segunda toma vai ser contatado para antecipar o prazo.


País está numa “situação preocupante”


A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, admitiu hoje que o país está numa “situação preocupante”, com a incidência de novos casos de covid-19 e o risco de transmissibilidade a aumentarem.

A incidência situa-se nos de 90,5 casos por 100 mil habitantes e o Rt (grau de transmissibilidade de infeção) para Portugal continental está nos 1,13, precisou Mariana Vieira da Silva em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros.

“Estamos hoje claramente numa situação já bastante longe da zona verde e, portanto, o país está numa situação mais preocupante do que estava há uma semana, como um todo, com as desigualdades territoriais que conhecem”, afirmou a ministra.

Segundo a governante, a situação de todo o país que é neste momento “mais preocupante” do que a que se vinha a assistir com o índice de transmissibilidade “já claramente superior a 1” e com uma incidência que, sendo ainda mais baixa do quando se iniciou o período de desconfinamento, “a verdade é que está num crescimento significativo”.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Algarve Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Homem conta dinheiro em casa.
Economia Nacional

Recebe algum destes apoios? Já são conhecidas as datas dos pagamentos da Segurança Social de setembro

09:00 1 Setembro, 2026 09:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Setembro traz novas datas para milhares de beneficiários. Conheça o calendário divulgado e evite surpresas no orçamento

Algarve Cultura

Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação

17:40 1 Setembro, 2026 17:49 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição coletiva inaugura a 3 de setembro, no IPDJ de Faro, e funciona como antecâmara da 5.ª edição da ANIMAGORIA

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas

18:10 1 Setembro, 2026 17:53 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os cortes de luz estão programados para os próximos dias e vão afetar várias localidades. Consulte as zonas abrangidas e os horários previstos para cada interrupção

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Cidade de Lagos. Crédito: Foto DR
Algarve Cultura

Esta cidade algarvia foi em tempos o “centro do mundo” pela sua proximidade com o oceano e foi um mercado de escravos no século XV

17:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pela sua proximidade com o Oceano Atlântico, esta cidada do Algarve era considerada o 'centro do mundo' na Era dos Descobrimentos

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Algarve, Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Homem conta dinheiro em casa.
Economia, Nacional

Recebe algum destes apoios? Já são conhecidas as datas dos pagamentos da Segurança Social de setembro

09:00 1 Setembro, 2026 09:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Setembro traz novas datas para milhares de beneficiários. Conheça o calendário divulgado e evite surpresas no orçamento

Algarve, Cultura

Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação

17:40 1 Setembro, 2026 17:49 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição coletiva inaugura a 3 de setembro, no IPDJ de Faro, e funciona como antecâmara da 5.ª edição da ANIMAGORIA

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas

18:10 1 Setembro, 2026 17:53 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os cortes de luz estão programados para os próximos dias e vão afetar várias localidades. Consulte as zonas abrangidas e os horários previstos para cada interrupção

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Cidade de Lagos. Crédito: Foto DR
Algarve, Cultura

Esta cidade algarvia foi em tempos o “centro do mundo” pela sua proximidade com o oceano e foi um mercado de escravos no século XV

17:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pela sua proximidade com o Oceano Atlântico, esta cidada do Algarve era considerada o 'centro do mundo' na Era dos Descobrimentos

Últimas Notícias

  • Doença contagiosa encontrada em aves neste local de Portugal: DGAV recomenda cuidados a ter
    Doença contagiosa encontrada em aves neste local de Portugal: DGAV recomenda cuidados a ter
  • Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas
    Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas
  • Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação
    Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação
  • Esta cidade algarvia foi em tempos o “centro do mundo” pela sua proximidade com o oceano e foi um mercado de escravos no século XV
    Esta cidade algarvia foi em tempos o “centro do mundo” pela sua proximidade com o oceano e foi um mercado de escravos no século XV
  • Sismos e futuro das cidades juntam especialistas e estudantes em Portimão
    Sismos e futuro das cidades juntam especialistas e estudantes em Portimão

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento