Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Saúde

Covid-19: Algarve mantém capacidade de resposta

Apesar do agravamento dos casos de infeção, com os números a subirem de forma consistente, até ao momento, os serviços têm conseguido dar uma resposta rápida e eficaz aos casos identificados”, disse Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e Administração Local

16:42 14 Janeiro, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O secretário de Estado e coordenador do combate à covid-19 no Algarve afirmou ontem que a região está a conseguir dar resposta ao agravamento da situação epidemiológica na região, embora exista “uma grande pressão” sobre os profissionais de saúde.

“Apesar do agravamento dos casos de infeção, com os números a subirem de forma consistente, até ao momento, os serviços têm conseguido dar uma resposta rápida e eficaz aos casos identificados”, disse à agência Lusa Jorge Botelho.

De acordo com Jorge Botelho, que além de coordenador do combate à covid-19 no Algarve é também secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, apesar da resposta eficaz ao número de infeções verificadas nos últimos dias na região, “existe um esforço acrescido dos profissionais de saúde para lidar com esta situação de verdadeira crise”.

“Além da preocupação que mantemos com as residências de idosos, a nossa outra maior preocupação é a resposta hospitalar”, destacou o governante.

Jorge Botelho disse esperar que a sobrecarga hospitalar “não atinja o limite do Serviço Nacional de Saúde” (SNS) e não leve a que “a resposta tenha de ser feita por outras opções para o tratamento dos doentes”.

“Perspetivando todos os cenários, têm sido tomadas medidas pró-ativas, nomeadamente pelo Centro Universitário e Hospitalar do Algarve (CHUA), para tentar estar um passo à frente da capacidade de resposta instalada, tanto ao nível dos profissionais como de camas de internamento”, indicou.

Segundo Jorge Botelho, o aumento da capacidade de internamento hospitalar passou também pela “retirada de dezenas de utentes idosos há muito internados nos hospitais, mas sem critérios para ali permanecerem”.

“Foram retiradas pessoas idosas que permaneciam em meio hospitalar que foram instaladas em equipamentos sociais, nomeadamente em residências de idosos, num trabalho conjunto entre a Segurança Social e a administração hospitalar”, sublinhou.

Jorge Botelho adiantou que o Algarve tem atualmente uma capacidade “razoável de internamento”, com a abertura de 100 camas extras para doentes covid no pavilhão Portimão Arena.

“Trata-se da fase 4 do Plano de contingência do CHUA que, na fase 3, atingiu 80% da sua capacidade, duplicando praticamente o espaço de internamento para doentes covid-19” no Algarve, explicou.

Para o governante, a coordenação entre as entidades regionais tem contribuído para “aliviar a pressão dos hospitais para o tratamento de doentes covid-19 e sem perturbação da atividade normal no tratamento de outras doenças”.

O coordenador regional de combate à covid-19 no Algarve disse ainda que se mantém a preocupação com as pessoas idosas em lares, “mas, a experiência acumulada das equipas de funcionários tem contribuído para evitar novos surtos”.

“Temos tido poucos casos em muitas instituições e que, felizmente, não têm resultado em surtos, com exceção de dois casos, um em Tavira e outro em Albufeira”, referiu.

Jorge Botelho apelou para que as pessoas cumpram as normas emanadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e evitem as situações de risco “de forma a que o Algarve continue a ter capacidade para responder à pandemia da covid-19 e de tratar todos os outros utentes com outras patologias”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto

12:40 3 Agosto, 2026 12:38 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos de agosto: pensões, subsídios, prestações familiares e outros apoios serão pagos em datas diferentes

Algarve

Tribunal mantém indemnização de 30 mil euros a enfermeira condenada no caso Diogo Gonçalves

11:40 3 Agosto, 2026 12:03 3 Agosto, 2026 | JN

Recurso da ULS do Algarve não travou a indemnização a Mariana Fonseca, condenada a 23 anos pelo homicídio e desmembramento do jovem

Algarve Cultura

Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]

12:15 3 Agosto, 2026 12:29 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ratos de Porão, Simbiose, Re-Censurados, Armnatt e Choque Frontal animaram o regresso do Rock D’Aranha à aldeia

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve Economia Nacional

Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado

10:15 3 Agosto, 2026 10:18 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve manteve-se como a segunda região mais cara do país, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa

Ensino Nacional

Alunos que entram mais cedo nas redes sociais obtêm piores resultados escolares

11:20 3 Agosto, 2026 11:20 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo com 5.227 estudantes associa a entrada precoce nas redes sociais a uma desvantagem equivalente a meses de aprendizagem

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Opinião

Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura

08:21 3 Agosto, 2026 08:21 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos queremos ser felizes e saudáveis, e 'o mundo das emoções' tem um papel importantíssimo nestes estados de alegria, saúde e bem-estar"

Europe Direct Algarve Tech

Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados

10:39 3 Agosto, 2026 10:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

União Europeia pretende reforçar a confiança na tecnologia, impondo deveres de informação aos fornecedores de sistemas de IA

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos

17:30 2 Agosto, 2026 15:47 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Melancias e meloas são escolhas populares nos dias quentes, mas quando são vendidas já cortadas há cuidados essenciais que não devem ser ignorados

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Ruben Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto

12:40 3 Agosto, 2026 12:38 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos de agosto: pensões, subsídios, prestações familiares e outros apoios serão pagos em datas diferentes

Algarve

Tribunal mantém indemnização de 30 mil euros a enfermeira condenada no caso Diogo Gonçalves

11:40 3 Agosto, 2026 12:03 3 Agosto, 2026 | JN

Recurso da ULS do Algarve não travou a indemnização a Mariana Fonseca, condenada a 23 anos pelo homicídio e desmembramento do jovem

Algarve, Cultura

Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]

12:15 3 Agosto, 2026 12:29 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ratos de Porão, Simbiose, Re-Censurados, Armnatt e Choque Frontal animaram o regresso do Rock D’Aranha à aldeia

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve, Economia, Nacional

Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado

10:15 3 Agosto, 2026 10:18 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve manteve-se como a segunda região mais cara do país, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa

Ensino, Nacional

Alunos que entram mais cedo nas redes sociais obtêm piores resultados escolares

11:20 3 Agosto, 2026 11:20 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo com 5.227 estudantes associa a entrada precoce nas redes sociais a uma desvantagem equivalente a meses de aprendizagem

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Opinião

Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura

08:21 3 Agosto, 2026 08:21 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos queremos ser felizes e saudáveis, e 'o mundo das emoções' tem um papel importantíssimo nestes estados de alegria, saúde e bem-estar"

Europe Direct Algarve, Tech

Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados

10:39 3 Agosto, 2026 10:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

União Europeia pretende reforçar a confiança na tecnologia, impondo deveres de informação aos fornecedores de sistemas de IA

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos

17:30 2 Agosto, 2026 15:47 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Melancias e meloas são escolhas populares nos dias quentes, mas quando são vendidas já cortadas há cuidados essenciais que não devem ser ignorados

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Últimas Notícias

  • “Agosto, chuva no rosto”: mudança no tempo traz chuva e temperaturas mais frescas a Portugal até esta data
    “Agosto, chuva no rosto”: mudança no tempo traz chuva e temperaturas mais frescas a Portugal até esta data
  • GNR reforça fiscalização da velocidade nas estradas até 9 de agosto
    GNR reforça fiscalização da velocidade nas estradas até 9 de agosto
  • Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto
    Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto
  • Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]
    Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]
  • Tribunal mantém indemnização de 30 mil euros a enfermeira condenada no caso Diogo Gonçalves
    Tribunal mantém indemnização de 30 mil euros a enfermeira condenada no caso Diogo Gonçalves

Opinião

  • Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura
    Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura
  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
    Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
  • É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento