Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher a comprar água. Crédito: Freepik
Mulher a comprar água. Crédito: Freepik
Europa, Saúde

Alerta europeu: contaminação obriga gigante alimentar a destruir 4 milhões de garrafas desta água por presença de bactérias

Contaminação com bactérias obrigou à retirada e destruição de milhões de garrafas e põe em risco a continuidade desta água

18:20 3 Dezembro, 2025 13:35 4 Dezembro, 2025 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As autoridades sanitárias francesas anunciaram a destruição de cerca de quatro milhões de garrafas de água gaseificada Perrier após análises indicarem que a água não cumpria as normas na fábrica da marca no departamento de Gard, no sul de França. 

A Perrier é detida pela Nestlé, e o caso está a ser acompanhado de perto por entidades de saúde e por associações de consumidores, num contexto de sucessivos episódios de não conformidade identificados ao longo dos últimos meses. 

De acordo com o canal internacional de notícias Euronews, e apesar da decisão de destruir milhões de garrafas, é esperado que um relatório da agência regional de saúde recomende ao representante do Estado no território (prefeitura) a renovação da licença de exploração como “água mineral natural”, com uma decisão apontada para antes do final do ano, após parecer do comité técnico local. 

Poços fechados e “alertas” a acumular

Uma investigação da Radio France, citada pela Euronews, refere que os dois últimos poços de produção da unidade foram suspensos na semana passada, após a deteção de nova contaminação bacteriana, num caso que voltou a acender o debate em torno do controlo e da segurança do produto. 

Segundo a mesma informação, um dos poços esteve encerrado entre 23 e 28 de novembro. A Nestlé indicou que o outro poço foi interditado devido a uma falha de energia, acrescentando que a produção foi retomada e que a água é segura para consumo. 

As fontes citadas apontam ainda para um aumento de episódios de contaminação desde maio, após a remoção de filtros de microfiltração de 0,2 microns. A empresa terá registado 27 casos de não conformidade ligados a “variações bacterianas”, confirmados pela autoridade regional de saúde. 

Bactérias detetadas e destruição de lotes

Entre os episódios destacados surgem a deteção de Pseudomonas aeruginosa (a 3 de setembro), que levou à destruição de milhares de garrafas, e a identificação de E. coli (a 22 de setembro) na linha de produção, levantando a hipótese de contaminação na origem. 

Não é, de resto, a primeira vez que a marca enfrenta medidas deste tipo. Em 2024, a Nestlé já tinha destruído dois milhões de garrafas Perrier “como medida de precaução”, após degradação da qualidade da água num poço em Gard e referência a bactérias de origem fecal. 

Em paralelo, um relatório de uma comissão de inquérito do Senado francês, entregue em maio de 2025, enquadra o tema num debate mais amplo sobre práticas da indústria da água engarrafada e responsabilidades de supervisão pública, incluindo dúvidas sobre “pureza original” e contaminações bacteriológicas regulares associadas ao caso Perrier no Gard. 

Justiça, rotulagem e o “estatuto” de água mineral

A polémica chegou também aos tribunais. Em 18 de novembro, o Tribunal Judicial de Nanterre rejeitou pedidos da UFC-Que Choisir para suspender provisoriamente a comercialização de Perrier, num diferendo centrado, entre outros pontos, na forma como o produto é apresentado ao consumidor enquanto “água mineral natural”. 

Segundo a Euronews, a própria UFC-Que Choisir tem defendido medidas conservatórias, pedindo retirada e recolha temporária das garrafas e apontando o uso passado de tratamentos e microfiltração como elemento central do caso. 

Em França, o estatuto de “água mineral natural” está associado à ideia de pureza e a exigências específicas: o relatório do Senado sublinha que estas águas devem ser microbiologicamente sãs e engarrafadas tal como emergem, sem tratamentos suscetíveis de alterar as suas características. 

Leia também: Vai chegar uma frente fria e muita chuva a Portugal neste dia e estas serão as zonas mais afetadas

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Planta com sinais de pragas no vaso. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga

12:10 18 Setembro, 2026 11:44 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As plantas podem esconder sinais de pragas em locais pouco visíveis, sobretudo quando os vasos regressam ao interior no outono

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”

13:00 18 Setembro, 2026 12:53 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Governo aprovou na quinta-feira um pacote de medidas para pensionistas e outros cidadãos, que envolve um apoio, desconto nos combustíveis e passe ferroviário de 20 euros

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Notas e moedas espalhadas.
Economia Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Planta com sinais de pragas no vaso. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga

12:10 18 Setembro, 2026 11:44 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As plantas podem esconder sinais de pragas em locais pouco visíveis, sobretudo quando os vasos regressam ao interior no outono

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”

13:00 18 Setembro, 2026 12:53 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Governo aprovou na quinta-feira um pacote de medidas para pensionistas e outros cidadãos, que envolve um apoio, desconto nos combustíveis e passe ferroviário de 20 euros

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Notas e moedas espalhadas.
Economia, Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Últimas Notícias

  • É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”
    É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”
  • Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura
    Degustações, debate e formação marcam Algarve Wine Session em Vilamoura
  • Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga
    Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga
  • “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
    “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
  • Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
    Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento