Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Consumimos demasiado sal: as doenças que podemos enfrentar e os alimentos a evitar [vídeo]

O consumo excessivo de sal aumenta o risco de doenças cardiovasculares, mas não só. Em Portugal, ingerimos em média o dobro do sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Como podemos mudar este hábito?

12:45 19 Junho, 2022 12:45 19 Junho, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O consumo excessivo de sal é uma realidade em Portugal. Os portugueses consomem em média 10,7 gramas de sal por dia, de acordo com um estudo da PHYSA, o que corresponde ao dobro da quantidade recomendada pelas autoridades de saúde.

Essa ingestão excessiva pode ser um rastilho para várias doenças. Hilda Freitas, médica de Medicina Interna (Assistente Hospitalar Graduada), explica que “ao diminuirmos a ingestão de sal, diminuímos a mortalidade por AVC (acidente vascular cerebral)”.

“O consumo excessivo de sal pode resultar em hipertensão, que leva a doenças cardiovasculares e AVC’s. Aumenta o risco de demência, de doença renal (e pedras nos rins), de osteoporose porque faz com que o cálcio seja espoliado através da urina”, afirmou a médica numa entrevista à SIC Notícias.

Em 2020, segundo dados da Portadata, as doenças do aparelho circulatório (nas quais se incluem o AVC, a hipertensão e a insuficiência cardíaca) foram a principal causa de morte em Portugal (28%). Mas o consumo excessivo de sal pode ser um fator de risco para outras doenças.

“A ingestão excessiva de sal também está relacionada com o desenvolvimento de cancro no estômago. Há determinadas zonas de Portugal onde se comem muitos enchidos e, nessas zonas, há uma maior prevalência de cancro no estômago”, esclareceu.

De acordo com Hilda Freitas, a obesidade, o envelhecimento precoce e a retenção de líquidos podem ser problemas associados ao consumo de sal. “Se as pessoas querem emagrecer têm que reduzir a quantidade de sal ingerida”, disse.

Em 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) traçou como meta a redução de 30% na ingestão de sal/sódio para todos os países membros, dos quais Portugal. O objetivo é conseguir que o consumo médio de sal da população esteja abaixo das 5 gramas de sal (ou seja, <2 g de sódio) por dia até 2025.

Estima-se que 11 milhões de mortes em todo o mundo estejam associadas à má alimentação, três milhões das quais atribuídas à alta ingestão de sódio.

HÁ ALTERNATIVAS AO SAL: COMO PODEMOS SUBSTITUÍ-LO NAS REFEIÇÕES?

As especiarias e ervas aromáticas, como orégãos ou manjericão, podem ser uma alternativa ao sal. “Há muitas ervas que as pessoas podem ir conjugando, é uma questão de ir experimentando”, indicou Hilda Freitas. O limão também pode resultar bem nos pratos de peixe.

“Mudar de hábitos é mais difícil do que tomar um comprimido”, disse a médica, defendendo que socialmente a população é educada para ter um certo tipo de paladar.

Ouras dicas:

  • Provar a comida à medida que vai cozinhando para não condimentar demasiado;
  • Ter atenção – ou evitar sempre que possível – os molhos e temperos já preparados;
  • Experimentar temperar a carne, o peixe e as saladas com sumo de limão ou vinagre balsâmico;
  • Reduzir o sal gradualmente. Mudanças bruscas podem não resultar;
  • Não adicionar sal nas batatas fritas. Pode optar por fazer um molho caseiro.

Comer é uma necessidade fisiológica, mas também é fonte de prazer. Por isso, comece por reduzir o sal gradualmente e experimente diferentes especiarias e ervas aromáticas.

O sódio (sal) é necessário para o bom funcionamento do corpo humano, mas os alimentos frescos já contêm naturalmente os níveis de sódio que necessitámos – não precisa de acrescentar.

O QUE NOS DIZEM OS RÓTULOS?

Quando vai às compras, é importante verificar a quantidade de sal que consta no rótulo do produto. De que formas pode aparecer a designação do sal?

  • teor de sal;
  • sódio;
  • NaCl (cloreto de sódio);
  • Na (símbolo químico do sódio);
  • glutamato monossódico;
  • bicarbonato de sódio;
  • bissulfato de sódio;
  • fosfato dissodico;
  • hidróxido de sódio;
  • propionato de sódio.

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão aconselha a população a evitar comprar produtos que têm mais de 5% da dose diária recomendada (DRR) de sódio ou com mais de 1,5 gramas de sal por 100 gramas.

Mesmo assim, de acordo com a OMS, é necessário ir mais longe e reduzir ainda mais o sal nos produtos alimentares. Nas recomendações de 2021, a organização de saúde avaliou as especificidades de milhares de produtos, categorizou-os, e emitiu novas metas (pode consultar aqui as categorias e a quantidade sal aconselhada para cada uma). Se for à dispensa ou ao frigorífico não terá dificuldade em encontrar produtos com níveis de sal acima (alguns muito acima) das metas da OMS.

E AS CRIANÇAS?

A Organização Mundial de Saúde recomenda limitar o consumo de sal das crianças a 3 gramas diárias, dois gramas abaixo da quantidade recomendada para os adultos. Os bebés não devem consumir, de todo, alimentos com adição de sal.

Os dados dos estudos desenvolvidos nos últimos anos não são animadores. Quanto mais tarde as crianças forem expostas ao sal, menor será a probabilidade de apresentarem tensão arterial alta. No entanto, de acordo com os dados divulgados pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, cerca de 12,8% das crianças e jovens entre os 5 e os 18 anos têm uma pressão arterial elevada.

Outro estudo concluído em 2017 e levado a cabo pelo médico Jorge Cotter no Hospital de Guimarães revelou que cerca de 60% das 300 crianças que participaram na investigação consomem mais sal do que os pais que, por sua vez, já apresentam um consumo excessivo.

  • VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve Animais Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Algarve Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Algarve

Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva

20:07 15 Outubro, 2026 20:07 15 Outubro, 2026

Homem de 44 anos é suspeito de cinco crimes de abuso sexual contra a filha da namorada, de 11 anos. A medida poderá dar lugar a prisão domiciliária

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve, Animais, Nacional

Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis

07:00 16 Outubro, 2026 19:01 15 Outubro, 2026

Projeto abrange 15 distritos, incluindo Faro, e prevê pagamentos de 50 euros por macho e 70 euros por fêmea abatidos acima da média

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Algarve, Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Algarve

Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva

20:07 15 Outubro, 2026 20:07 15 Outubro, 2026

Homem de 44 anos é suspeito de cinco crimes de abuso sexual contra a filha da namorada, de 11 anos. A medida poderá dar lugar a prisão domiciliária

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Últimas Notícias

  • Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão
    Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão
  • Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis
    Algarve abrangido por projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis
  • Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram
    Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram
  • Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva
    Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva
  • Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]
    Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

Opinião

  • Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
    Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
    José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal