Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Saúde, Sociedade

Confirmado novo foco de gripe das aves em Beja

Na sexta-feira foi confirmado um caso de infeção pelo vírus da gripe aviária de alta patogenicidade numa cegonha branca, recolhida no Bairro do Progresso, em Silves.

15:08 2 Março, 2022 15:12 2 Março, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) indicou que foi confirmado um novo foco de infeção por gripe das aves, numa exploração de detenção caseira, em Beja, subindo para 17 o número de focos em Portugal.

“No dia 28 de fevereiro [segunda-feira], foi confirmado um novo foco de infeção por vírus da Gripe Aviária (GA) numa exploração de detenção caseira, na freguesia de Odivelas, concelho de Ferreira de Alentejo, distrito de Beja”, lê-se numa nota da DGAV.

A capoeira em causa tinha galinhas, patos, pintadas e pavões.

Portugal contabiliza agora 17 focos de infeção por gripe das aves.

O primeiro caso foi confirmado em 30 de novembro de 2021, numa capoeira doméstica no concelho de Palmela, Setúbal.

Segundo a DGAV, na sexta-feira, foi confirmado um caso de infeção pelo vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) numa cegonha branca, recolhida no Bairro do Progresso, em Silves.

No total, foram registados 12 focos em aves domésticas, “incluindo explorações comerciais de perus, galinhas e patos, uma coleção privada de aves e capoeiras domésticas e cinco focos em aves selvagens”.

Até agora, foram afetados os distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro.

Segundo o último edital da DGAV, perante estes casos, as medidas de controlo estão a ser implementadas e incluem a inspeção dos locais onde foi detetada a doença, abate dos animais infetados, bem como a notificação das explorações com aves nas zonas de proteção num raio de três quilómetros em redor do foco e de vigilância num raio de 10 quilómetros em redor do foco.

A DGAV tem vindo a apelar a todos os detentores de aves para que cumpram as medidas de biossegurança e boas práticas de produção avícola, reforçando também os procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e materiais.

A diretora-geral da DGAV, Susana Guedes Pombo, já tinha determinado que as aves de capoeira e em cativeiro detidas em estabelecimentos, incluindo detenções caseiras, em Portugal Continental, devem ficar confinadas nos seus alojamentos, impedindo o contacto com aves selvagens.

Por sua vez, nas zonas de proteção e vigilância é proibida a circulação de aves detidas a partir ou para os estabelecimentos aí localizados, o repovoamento de aves cinegéticas e feiras, mercadas, exposições “e outros ajuntamentos de aves detidas”.

Está ainda proibida a circulação de carne fresca e produtos à base de carne, a partir de matadouros ou estabelecimentos de manipulação de caça, assim como a circulação de ovos para incubação ou consumo humano e de subprodutos de animas obtidos de aves.

“Em todas as circunstâncias, os operadores de matadouros de aves de capoeira devem receber as informações relativas à cadeia alimentar (IRCA), pelo menos, 24 horas antes da chegada de animais no matadouro”, ressalvou, notando que as infrações às medidas implementadas resultam em punições.

As medidas anunciadas já estão em vigor e o seu prazo de extensão varia consoante o foco em causa.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Caso de gripe das aves detetado numa cegonha branca em Silves
Perto de 230.000 animais abatidos com gripe das aves e produtores não pediram apoios
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Bispo Emérito de São Tomé e Príncipe vai presidir às celebrações pascais de Tavira
    Bispo Emérito de São Tomé e Príncipe vai presidir às celebrações pascais de Tavira
  • Semana ID propõe pensar, visitar e descobrir o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
    Semana ID propõe pensar, visitar e descobrir o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
  • Alunos do curso Técnico de Multimédia de Olhão expõem a “A Vida dos Outros” no IPDJ
    Alunos do curso Técnico de Multimédia de Olhão expõem a “A Vida dos Outros” no IPDJ
  • Portugal conquista terceiro lugar do Europeu feminino de futsal
    Portugal conquista terceiro lugar do Europeu feminino de futsal
  • Um ferido grave em despiste de camião de transporte de lixo em São Brás Alportel
    Um ferido grave em despiste de camião de transporte de lixo em São Brás Alportel
  • Prazo de receitas e prescrições de exames vai ser alargado para 12 meses
    Prazo de receitas e prescrições de exames vai ser alargado para 12 meses
  • Hoje começa a primavera. Temperaturas máximas chegam aos 24 graus
    Hoje começa a primavera. Temperaturas máximas chegam aos 24 graus

Opinião

  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
  • Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
    Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
  • A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas
    A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas
  • Teatro Lethes: “Uma peça mal contada” | Por Emílio C. Coroa
    Teatro Lethes: “Uma peça mal contada” | Por Emílio C. Coroa
  • A habitação constrói-se com todos | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
    A habitação constrói-se com todos | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
  • Um Governo próximo e comprometido com o Algarve  | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
    Um Governo próximo e comprometido com o Algarve | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
  • O Alojamento Local, a habitação e a destruição do turismo | Por Carlos Baía
    O Alojamento Local, a habitação e a destruição do turismo | Por Carlos Baía

Europe Direct Algarve

  • Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
    Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
  • Europa em vídeos: Super-heróis do projeto SOS Planeta ajudam a transformar o lixo em matéria-prima [vídeo]
    Europa em vídeos: Super-heróis do projeto SOS Planeta ajudam a transformar o lixo em matéria-prima [vídeo]
  • Ano Europeu das competências: Rodas de conversa | Por Susana Helena de Sousa
    Ano Europeu das competências: Rodas de conversa | Por Susana Helena de Sousa
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve