Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Nacional, Saúde

Cinco crianças vivem com VIH em Portugal, três delas infetadas por transmissão mãe-filho

Em 2024, casos de VIH em crianças em Portugal ressaltam a necessidade de prevenção e conscientização sobre transmissão mãe-filho

08:39 27 Novembro, 2025 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cinco casos de infeção por VIH em menores de 15 anos foram notificados em Portugal em 2024, com transmissão de mãe para filho em três casos, revela um relatório hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o relatório “Infeção por VIH – 2025”, foram diagnosticados, em 2024, 997 novos casos de infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), dos quais cinco ocorreram em crianças até aos 15 anos, três dos quais com diagnóstico em Portugal, tendo sido referida a transmissão mãe-filho.

Os três casos correspondiam a crianças nascidas em Portugal, dois meninos e uma menina, tendo um dos casos sido diagnosticado no primeiro ano de vida e os restantes tinham entre um e quatro anos. Foi referida transmissão mãe-filho nos três casos.

O relatório cita dados do Grupo de Trabalho sobre Infeção por VIH na Criança (GTVIHC), criado em 1998, e atualmente um grupo de estudo da Sociedade de Infecciologia Pediátrica, que recolhe e analisa informações referentes às crianças nascidas de mães com infeção por VIH, desde o parto até ao término do seguimento.

Segundo os dados, nasceram em Portugal, entre 2015 e 2024, 2.185 crianças filhas de mães com infeção por VIH, tendo esta infeção sido transmitida a apenas 16 crianças (0,73%).

Desde 2017 predominam as mães de nacionalidades estrangeiras, maioritariamente de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Relativamente às crianças nascidas em 2024, apenas 30,4% eram filhas de mães nascidas em Portugal, 66,6% das mães eram multíparas e em 73,7% das mulheres a infeção por VIH foi diagnosticada antes da gravidez.

Nos casos em que o diagnóstico materno ocorreu durante a gravidez, 72,3% eram mulheres de origem africana e 52,5% viviam em Portugal há um ano ou menos.

Foi verificado um caso de transmissão vertical do VIH, numa gravidez mal vigiada, em que o diagnóstico da infeção materna aconteceu no 3.º trimestre da gravidez e que, embora sob terapêutica, no parto a mãe tinha ainda virémia (vírus no sangue) elevada.

Analisando os casos de infeção por VIH em crianças, entre 1984-2024, o documento revela que, até 31 de dezembro do ano passado, foram notificados 746 casos em crianças com idade, à data do diagnóstico, inferior a 15 anos, 642 dos quais diagnosticados em Portugal.

O relatório da DGS e do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) indica que 51,6% dessas crianças eram meninas, os diagnósticos ocorreram principalmente no primeiro ano de vida, 47,7% viviam na Grande Lisboa, 73,7% nasceram em Portugal e a via mais frequente de transmissão foi mãe-filho.

Apenas 7,5% do total de casos de transmissão vertical foram diagnosticados na última década e, tal como noutros países – salienta – “as medidas implementadas em Portugal para a prevenção da transmissão vertical do VIH, tiveram muito sucesso”.

Em declarações à agência Lusa, a nova diretora do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e VIH/Sida, Bárbara Flor de Lima, defendeu a importância de assegurar “o rastreio atempado das grávidas e uma vigilância adequada da gravidez, por forma a evitar que os recém-nascidos tenham ou adquiram a infeção VIH”.

“Nós temos forma de o evitar com a terapia antirretroviral, com a profilaxia que o recém-nascido realiza ao nascimento. Ainda assim, foram reportados três casos de infeção VIH por transmissão vertical em Portugal”, salientou.

Bárbara Flor de Lima disse que as autoridades de saúde estão atentas a estes dados e, com o grupo de trabalho específico no âmbito da pediatria, pretendem melhorar e assegurar que “não haja nenhuma criança” nascida em Portugal com o diagnóstico de VIH.

Leia também: Frio intenso está quase a chegar: conheça as regiões que vão ‘gelar’ até domingo

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 12:56 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve Política

Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve

12:42 17 Agosto, 2026 12:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas destacaram o papel de José Mendes Bota na história do Pontal e a renovação promovida na edição comemorativa dos 50 anos

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Ensino Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão

12:10 17 Agosto, 2026 12:22 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Paulo Ribeiro participou em Cracóvia numa formação Erasmus+ dedicada à inovação pedagógica, inclusão, sustentabilidade e Inteligência Artificial

Algarve Economia Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 12:56 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência, Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve, Política

Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve

12:42 17 Agosto, 2026 12:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas destacaram o papel de José Mendes Bota na história do Pontal e a renovação promovida na edição comemorativa dos 50 anos

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Ensino, Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão

12:10 17 Agosto, 2026 12:22 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Paulo Ribeiro participou em Cracóvia numa formação Erasmus+ dedicada à inovação pedagógica, inclusão, sustentabilidade e Inteligência Artificial

Algarve, Economia, Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Últimas Notícias

  • Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)
    Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)
  • Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve
    Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve
  • Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
    Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento