Para quem quer começar bem o dia, o gastroenterologista Joseph Salhab revela cinco alimentos a consumir logo pela manhã para o/a fazer sentir-se melhor e com menos inchaço.
Tem por hábito a sensação de barriga inchada aliada a má disposição após o pequeno-almoço? As calças custam a apertar? É provável que esse inchaço abdominal seja uma consequência de algum alimento que coma com mais frequência.
Para acabar de vez com o inchaço abdominal, o gastroenterologista Joseph Salhab sugere cinco alimentos que “não causam inchaço ou gases”, como disse o especialista na rede social X.
Primeiro, o médico aconselhou o consumo de abacate. Este fruto contém enzimas digestivas que ajudam a decompor as gorduras e diminuem o inchaço. Lembra, no entanto, que o abacate pode agudizar os sintomas de quem sofre de síndrome do intestino irritável, por exemplo.
Consciente de que os pães industrializados podem ser um verdadeiro ‘veneno’ para a saúde, o médico recomenda pão Sourdough (feito à base de fermento natural) pela manhã, devido à quantidade de probióticos. “É fantástico para a sua saúde intestinal”, sublinhou. Por outro lado, esta opção tem pouco glúten (uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia) e frutanos, o que pode ajudar a reduzir a produção de gases.
Para Joseph Salhab, outro alimento recomendado para quem sofre de inchaço abdominal é o ananás, fonte de bromelaína, uma enzima que facilita a digestão.
O kiwi também contém enzimas digestivas, o que torna este fruto numa escolha ideal de pequeno almoço, para além de ainda ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
O mesmo vale para a papaia, que fortalece o sistema imunológico por ter boas quantidades de vitamina C (poderoso antioxidante); Também auxilia no funcionamento do sistema nervoso, por ter vitaminas do complexo B. Ainda ajuda no emagrecimento por ter poucas calorias (43kcal/100g) e baixo índice glicémico (59 unidades numa porção de 120 g).
Salhab recomenda também chá de gengibre. “Se está à procura de um chá matinal, experimente o de gengibre. Pode utilizar mel para adoçar, pois contém enzimas digestivas que ajudam a decompor os amidos”.
Leia também: João Beles deu a conhecer as plantas medicinais de Odeleite