Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Saúde

Casos de varíola dos macacos aumentaram 20% na última semana. Surto ultrapassa os 35 mil infetados

Doença fez 12 mortes em todo o mundo

21:37 17 Agosto, 2022 21:38 17 Agosto, 2022 | POSTAL

O número de contágios pelo vírus Monkeypox em todo o mundo aumentou 20% na última semana, em que foram contabilizados 7.500 novos casos, anunciou esta quarta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o balanço feito hoje pela OMS em conferência de imprensa, o total de contágios desde o início do surto ultrapassa os 35 mil e a doença provocou 12 mortes.

Com casos registados em 92 países, o vírus circula quase exclusivamente na Europa e na América e quase todos os contágios são identificados em homens que praticam sexo com outros homens, mas a OMS sublinhou a importância de se protegerem do vírus todos aqueles que vivam com pessoas infetadas.

OMS não descarta infeção de humano para cão em França

A propósito de uma notícia divulgada na terça-feira que dá conta de um possível primeiro caso de transmissão da infeção de um humano para um cão, em Paris, França, a OMS disse que foi informada do caso, apontando que não se trata de uma situação inesperada, uma vez que os animais domésticos vivem habitualmente num ambiente fechado e em proximidade com a pessoa infetada, à semelhança de restantes membros da família.

O responsável de Emergências Sanitárias da OMS considerou que o risco nessa situação está sobretudo relacionado com a possibilidade de o vírus se instalar numa nova espécie e evoluir, o que pode alterar a forma como o vírus funciona ou a resposta imunitária que provoca.

“Não devemos permitir que o vírus se estabeleça noutra população animal, há que tomar todas as precauções”, sublinhou Mike Ryan.

Na mesma conferência de imprensa, a especialista em varíola da OMS, Rosamund Lewis, explicou que há várias formas de as pessoas se protegerem em contexto familiar, designadamente isolando o doente, mantendo uma boa higiene e manuseando os resíduos com cuidado.

A vacina é outra opção, mas atualmente a procura supera a oferta.

Relativamente à vacina, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, admitiu preocupação com o potencial risco de uma nova situação de acesso desigual, em prejuízo dos países mais pobres, como aconteceu durante a pandemia de covid-19.

A OMS está atualmente em contacto com a farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic, que produz a vacina usada para prevenir a varíola, para discutir opções como a transferência de tecnologia ou a autorização para que outros laboratórios também possam produzir a vacina.

Ainda assim, Rosamund Lewis sublinhou que a vacina “não é uma bala mágica” para o surto, porque ainda não há dados conclusivos sobre a sua eficácia, sabendo-se que não é total e se aproxima dos 85%.

Segundo a responsável, isso explica que se tenham identificado casos de reinfeção entre pessoas já vacinadas e, por isso, Rosamund Lewis insistiu que a prevenção passa também pela redução do número de parceiros sexuais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Presidente da CCDR Algarve quer reduzir abandono precoce da educação de 20% para 5% até 2030
    Presidente da CCDR Algarve quer reduzir abandono precoce da educação de 20% para 5% até 2030
  • “Leonora Addio”, um filme de Paolo Taviani para ver no Hotel AP Maria Nova de Tavira
    “Leonora Addio”, um filme de Paolo Taviani para ver no Hotel AP Maria Nova de Tavira
  • Encontros comunitários do projeto Gatilho continuam nas freguesias de Lagos
    Encontros comunitários do projeto Gatilho continuam nas freguesias de Lagos
  • Greve nacional de médicos marcada para 8 e 9 de março
    Greve nacional de médicos marcada para 8 e 9 de março
  • Mais de 2.700 pessoas estavam em vigilância eletrónica no final de 2022
    Mais de 2.700 pessoas estavam em vigilância eletrónica no final de 2022

Opinião

  • Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
    Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
  • Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
    Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
  • Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
    Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve