A cantora Rita Lee morreu, na segunda-feira, devido a complicações de um cancro do pulmão. A artista foi diagnosticada em 2021, com um tumor primário no pulmão esquerdo.
Rita Lee fez tratamentos contra a doença, mas infelizmente não resistiu.
A prevenção da doença passa fundamentalmente pela adopção de hábitos saudáveis, nomeadamente não fumar e evitar ambientes de fumo. Passa também por estar alerta aos sintomas da doença, devendo consultar o seu médico caso os mesmos se manifestem.
Os sintomas de cancro do pulmão não são exclusivos, podem aparecer noutras doenças.
Durante o ano de 2012, registaram-se 8.2 milhões de mortes relacionadas com esta doença, das quais 1.59 milhões tiveram origem no cancro do pulmão. De facto, este tipo de cancro esteve à frente de outros, como o cancro hepático, gástrico, colo-rectal ou de mama, segundo o ‘Cancro Online’.
Em Portugal, é o cancro que mata mais pessoas, em 2020 a doença fez 4609 vítimas mortais e estima-se que ocorram 4 mil novos casos por ano, o que representa 11,4% dos tumores entre os homens e 4,2% entre as mulheres.
A idade média do diagnóstico situa-se entre os 60 e os 80 anos de idade, embora possam ocorrer casos entre os 35 e os 40 anos.
Deverá estar atento e consultar o seu médico se tiver os seguintes sintomas:
- Cansaço
- Perda de apetite
- Tosse seca, a tosse com expectoração
- Tosse com sangue na expectoração
- Dificuldade respiratória ou dor torácica