Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Reprodução Facebook do INEM
Algarve, Saúde

Arquivado inquérito a morte de homem em Vila Real de Santo António durante greve do INEM

O conselho diretivo do INEM foi obrigado a implementar várias medidas de contingência para melhorar o funcionamento dos seus CODU

09:37 13 Junho, 2025 09:35 13 Junho, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) arquivou o inquérito sobre o socorro do INEM a um homem que morreu em novembro de 2024, num dos dias em que os técnicos de emergência pré-hospitalar estavam em greve.

O inquérito foi aberto em maio deste ano, na sequência da desagregação de outro processo de inquérito que está a decorrer para apurar a relação entre 11 mortes e os alegados atrasos no atendimento Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, nos dias em decorreu, em simultâneo, duas greves – uma dos técnicos de emergência pré-hospitalar às horas extraordinárias e outra da administração pública.

Em comunicado, a IGAS adiantou que a investigação à morte de um homem em Vila Real de Santo António, em 04 de novembro de 2024, foi arquivada na quarta-feira, “uma vez que, dos factos apurados, em face das perícias médicas realizadas, se concluiu que a situação da vítima era irreversível e o desfecho fatal inevitável”.

A inspeção-geral referiu ainda que a vítima se encontrava em paragem cardiorrespiratória, situação em que as manobras de reanimação deveriam ter sido efetuadas de imediato, ou num intervalo máximo de tempo de entre cinco a dez minutos.

“A investigação apurou que o tempo decorrido entre o primeiro contacto telefónico efetuado por uma transeunte com a Linha 112 (número de emergência), que se deparou com a vítima inanimada na via pública, e a chegada do meio diferenciado de socorro ao local totalizou 35 minutos, tendo a ativação da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) ocorrido 19 minutos depois do referido contacto telefónico”, avançou o comunicado.

Perante isso, a IGAS concluiu “não existir nexo de causalidade entre o lapso de tempo decorrido entre a chamada telefónica para a Linha 112 e o desfecho fatal verificado”, na medida em que, entre o acionamento do meio diferenciado de socorro mais próximo e a chegada ao local da ocorrência, “ultrapassaria sempre mais do que dez minutos”.

Segundo o comunicado, a prestação de socorro foi desencadeada pelos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, que, após tomarem conhecimento da ocorrência, contactaram telefonicamente o CODU nacional, “momento em que, finalmente, foi possível efetuar a passagem de dados da vítima e dar-se início ao processo de prestação de socorro médico”.

“Concluiu-se ainda que existiu um intervalo de tempo entre o primeiro contacto telefónico feito pela transeunte para a Linha 112 (às 11:01) e o acionamento do meio Suporte Imediato de Vida (11:20), o que consubstancia um tempo de 19 minutos e 21 segundos”, avançou a IGAS.

Em 12 de novembro de 2024, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou que o INEM passaria a estar na sua dependência direta, alegando que o instituto assumia uma “prioridade enorme” devido ao alarme social que se verificou nessa altura e a necessidade de devolver a confiança à população no sistema de emergência pré-hospitalar.

A falta de recursos no INEM, incluindo de técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), tem sido recorrente nos últimos anos, mas ficou mais evidente durante a greve, quando dezenas de meios de socorro pararam durante os turnos da manhã e da tarde, além da demora no atendimento de chamadas para o CODU.

O conselho diretivo do INEM foi obrigado a implementar várias medidas de contingência para melhorar o funcionamento dos seus CODU, como a criação de um fluxo de triagem para chamadas com tempo de espera superior a três minutos, a integração de enfermeiros nos CODU e a revisão dos procedimentos de passagem de dados às equipas no terreno.

O relatório do inquérito quinta-feira divulgado foi enviado ao gabinete da ministra da Saúde para conhecimento, mas também ao conselho diretivo do INEM para que “avalie da pertinência das alterações que poderão ser feitas para melhorar o funcionamento do sistema de emergência médica”, refere o comunicado.

Leia também: Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas sob o risco de ficarem ’em terra’

Piscina de ondas.
Nacional Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Algarve Política

Faro lamenta morte de Carlos Brito e destaca percurso ligado à liberdade e à democracia

16:00 8 Maio, 2026 15:00 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia presta homenagem ao histórico dirigente comunista Carlos Brito e destaca percurso ligado à democracia

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Algarve Política

PCP lembra diferenças mas recorda contribuição de Carlos Brito na Revolução de Abril

07:10 8 Maio, 2026 06:51 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito, histórico dirigente do PCP e resistente antifascista, morreu aos 93 anos na sua casa em Alcoutim

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve Cultura

José Figueiredo Santos apresenta “O Triunfo do Conformismo” em Portimão

15:34 8 Maio, 2026 15:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Novo livro de José Figueiredo Santos propõe reflexão crítica sobre o conformismo e os desafios da sociedade portuguesa atual

Nacional

Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito

15:10 8 Maio, 2026 14:53 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é recordado em Alcoutim como símbolo de liberdade, democracia e compromisso com o concelho

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Piscina de ondas.
Nacional, Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Algarve, Política

Faro lamenta morte de Carlos Brito e destaca percurso ligado à liberdade e à democracia

16:00 8 Maio, 2026 15:00 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia presta homenagem ao histórico dirigente comunista Carlos Brito e destaca percurso ligado à democracia

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Algarve, Política

PCP lembra diferenças mas recorda contribuição de Carlos Brito na Revolução de Abril

07:10 8 Maio, 2026 06:51 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito, histórico dirigente do PCP e resistente antifascista, morreu aos 93 anos na sua casa em Alcoutim

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve, Cultura

José Figueiredo Santos apresenta “O Triunfo do Conformismo” em Portimão

15:34 8 Maio, 2026 15:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Novo livro de José Figueiredo Santos propõe reflexão crítica sobre o conformismo e os desafios da sociedade portuguesa atual

Nacional

Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito

15:10 8 Maio, 2026 14:53 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é recordado em Alcoutim como símbolo de liberdade, democracia e compromisso com o concelho

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece
    Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece
  • Faro lamenta morte de Carlos Brito e destaca percurso ligado à liberdade e à democracia
    Faro lamenta morte de Carlos Brito e destaca percurso ligado à liberdade e à democracia
  • Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€
    Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€
  • José Figueiredo Santos apresenta “O Triunfo do Conformismo” em Portimão
    José Figueiredo Santos apresenta “O Triunfo do Conformismo” em Portimão
  • Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito
    Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito
  • Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal
    Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal