Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Saúde

Algarvio percorre a pé 738 quilómetros de Chaves a Faro para sensibilizar para a endometriose

A sensibilização para a endometriose foi a causa escolhida pelo algarvio Marco Pereira para percorrer a pé toda a Estrada Nacional (EN) 2, com 738 quilómetros que ligam Chaves a Faro, como forma de sensibilização para esta doença. Apaixonado por caminhadas há vários anos, Marco Pereira vai tentar ser o primeiro caminheiro a fazer […]

12:03 24 Setembro, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Marco Pereira vai percorrer a pé os 738 quilómetros que ligam Chaves a Faro, como forma de sensibilizar para a doença (Foto: D.R.)

A sensibilização para a endometriose foi a causa escolhida pelo algarvio Marco Pereira para percorrer a pé toda a Estrada Nacional (EN) 2, com 738 quilómetros que ligam Chaves a Faro, como forma de sensibilização para esta doença.

Apaixonado por caminhadas há vários anos, Marco Pereira vai tentar ser o primeiro caminheiro a fazer este percurso a pé ao longo de 24 dias, com início no dia 26 de Setembro e final em 20 de Outubro.

A motivação passa por sensibilizar para a existência da endometriose, uma doença que afecta muitas mulheres e que em Portugal ainda tem algumas carências ao nível do diagnóstico e do tratamento.

“A EN 2 é a maior estrada do país e a terceira maior do mundo, é bonita e emblemática, mas queria juntar uma causa. Depois de ajudar algumas mulheres com endometriose a organizar uma marcha em Quarteira, onde resido, propus caminhar por elas, aceitaram e decidi abraçar esta causa”, afirmou à Lusa.

É estimado que o número de mulheres afectadas pela endometriose a nível mundial seja de cerca de 175 milhões. Em Portugal os sintomas ainda não têm o devido acompanhamento, segundo a médica ginecologista Tatiana Semedo Leite.

“Existe uma taxa de cerca de 3% a 20% das mulheres a nível mundial afectadas por esta doença, em Portugal os números são semelhantes. Muitas vezes há um atraso no diagnóstico, que está descrito entre 6,7 e oito anos de atraso, devido ao facto de os sintomas serem mais ténues no início ou se baralharem com sintomas de outros órgãos”, esclareceu.

A endometriose é uma doença crónica

A endometriose é uma doença crónica e os sintomas consistem maioritariamente em dores menstruais mais intensas, dores durante a micção ou na dejecção, ou dores durante as relações sexuais, um quadro que afecta a mulher a vários níveis.

“Ainda existe alguma falha ao nível do conhecimento sobre esta doença. Por vezes o diagnóstico acontece numa fase mais avançada. Também existe alguma diminuição da sensibilidade dos médicos, falo de todos nós, para estarem predispostos, perante alguma desta sintomatologia, a associar à endometriose”, descreveu a especialista em genecologia e obstetrícia.

A opinião é partilhada por quem sofre de endometriose, como Joana Leal, de 33 anos, que alerta para a falta de resposta e acompanhamento por parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Uma em cada dez mulheres sofre de endometriose, é bastante comum e muitas nunca saberão que têm a doença, julgam ser normal. Infelizmente ainda há muita falta de informação, por vezes até falta de interesse da parte dos médicos e auxiliares de saúde. Somos obrigadas a recorrer ao privado, que é muito dispendioso, e nem toda a gente tem essa possibilidade”, evidenciou.

Joana Leal assume que a doença condiciona a vida da mulher em todos os sentidos – “a nível social, familiar, sexual e de fertilidade” – e lamenta o facto de muitas doentes serem obrigadas a deslocações ao centro do país ou ao norte por “não existir no Algarve qualquer médico especializado no Serviço Nacional de Saúde” (SNS).

Doença tem implicações a nível psicológico, afectivo e relacional

Face à falta de resposta, muitas pacientes optam por aceder a clínicas privadas.

“Muitas mulheres aparecem sem saber que têm endometriose, somos nós que diagnosticamos e reencaminhamos para as especialidades adequadas, muitas vezes no privado, porque o SNS infelizmente ainda não funciona muito bem nesta área”, salientou Joana Freitas, enfermeira numa unidade de saúde privada, especializada no tratamento de infertilidade.

A enfermeira apresenta a doença como fisiológica, mas que tem implicações a nível psicológico, afectivo e relacional, no seio familiar e no trabalho, “porque provoca muitas dores”. Por isso, destaca a importância da caminhada ao longo da EN2 em nome desta causa.

“Há muitos profissionais de saúde, inclusive da área da ginecologia, que nem sequer têm conhecimento de que existe esta doença, daí ser muito importante para alertar para a existência da mesma”, referiu.

A caminhada tem um significado ainda mais especial para quem sofre de endometriose, como é o caso da “endoguerreira” Joana Leal.

“O que o Marco está a fazer é fantástico, ainda mais sendo um homem. Esta doença não é só da mulher, influencia os companheiros e todo o ambiente familiar e social. Estamos todas com o Marco, umas de coração outras fisicamente, e quem puder apareça para caminhar um bocadinho com ele ao longo do país”, convidou.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia do Magoito, em Sintra.
Nacional

Portugal esconde praias quase desertas e algumas podem ficar mais perto do que pensa: saiba onde ficam estes refúgios

09:30 6 Junho, 2026 09:13 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há refúgios à beira-mar onde ainda se ouve mais o vento do que multidões. Alguns começam agora a despertar atenção

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data

16:00 6 Junho, 2026 16:26 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quarteira, no concelho de Loulé, vai testar o sistema de alerta de tsunami no dia 8 de junho, às 11h05. As sirenes serão ativadas apenas como exercício de proteção civil

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Algarve Política

Hugo Pereira formaliza candidatura à liderança do PS Algarve

09:40 6 Junho, 2026 12:56 6 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com a frase “Sim, pelo Algarve”, Hugo Pereira busca liderar o PS Algarve com uma proposta mobilizadora para a região

Algarve Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Deputados do Chega na Assembleia. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Concorda? Chega exige limites nos apoios a imigrantes para viabilizar a criação da Prestação Social Única

07:00 6 Junho, 2026 19:12 5 Junho, 2026 | João Luís

Chega admite mudar o sentido de voto sobre a Prestação Social Única, mas impõe condições ligadas à redistribuição de verbas

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Praia do Magoito, em Sintra.
Nacional

Portugal esconde praias quase desertas e algumas podem ficar mais perto do que pensa: saiba onde ficam estes refúgios

09:30 6 Junho, 2026 09:13 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há refúgios à beira-mar onde ainda se ouve mais o vento do que multidões. Alguns começam agora a despertar atenção

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data

16:00 6 Junho, 2026 16:26 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quarteira, no concelho de Loulé, vai testar o sistema de alerta de tsunami no dia 8 de junho, às 11h05. As sirenes serão ativadas apenas como exercício de proteção civil

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Algarve, Política

Hugo Pereira formaliza candidatura à liderança do PS Algarve

09:40 6 Junho, 2026 12:56 6 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com a frase “Sim, pelo Algarve”, Hugo Pereira busca liderar o PS Algarve com uma proposta mobilizadora para a região

Algarve, Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Deputados do Chega na Assembleia. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Concorda? Chega exige limites nos apoios a imigrantes para viabilizar a criação da Prestação Social Única

07:00 6 Junho, 2026 19:12 5 Junho, 2026 | João Luís

Chega admite mudar o sentido de voto sobre a Prestação Social Única, mas impõe condições ligadas à redistribuição de verbas

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Últimas Notícias

  • Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
    Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
  • Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
    Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
  • Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido
    Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido
  • Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar
    Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar
  • Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue
    Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue
  • Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal
    Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

Opinião

  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal