Além de aumentarem o risco de incêndio, as ondas de calor representam uma ameaça à saúde pública, alerta os especialistas. Por isso, apelam ao cumprimento de um conjunto de medidas e avançam com uma informação imprevisível: o leite pode, em alguns casos, ser mais benéfico que a água.
As autoridades de saúde pedem, há décadas, o consumo de seis a oito copos de água por dia, o que equivale a cerca de dois a três litros de água. Quando as temperaturas sobem, a necessidade de hidratação é ainda maior.
O leite pode, em alguns casos, hidratar mais do que a água. Especialistas consultados pela BBC esclarecem que contém pequenas quantidades de sal e açúcar perdidos pela transpiração. A água de coco também pode ser benéfica nestes casos.
Além disso, os peritos alertam para o consumo de muito água num curto espaço de tempo, ou seja, vários litros em poucas horas: pode levar a sintomas de “envenenamento por água”, porque o corpo não consegue substituir o cloreto perdido na transpiração.
Em 2019, o calor extremo causou a morte a 356 mil pessoas em todo o mundo.
Sinais de desidratação
A desidratação ocorre de forma mais rápida com o esforço físico ou o exercício. No entanto, durante uma onda de calor, é muito frequente mesmo sem exercício.
Sem uma reposição contínua de água, que representa entre 60 a 70% do nosso peso corporal, começamos a desidratar.
O aumento da sede é um sinal de desidratação. A fadiga e o cansaço também, mesmo com leve desidratação.
Dicas para enfrentar uma onda de calor
Durante uma onda de calor, é importante evitar o sol entre as 11:00 e as 15:00 e usar protetor solar adequadamente.
Especialistas australianos recomendam mesmo o método “slip, slop, slap”, sobretudo em crianças, que se traduz no uso de t-shirt, protetor solar a chapéu.
Em relação aos bebés com menos de um ano, não devem ser expostos ao sol. Devem ser mantidos na sombra e vestidos com roupas leves e largas.
É recomendado o uso de roupa larga e fresca e comer alimentos com alto teor de água, como morangos, pepino, alface e melancia. Tomar banho frio ou nadar também ajuda a manter-se fresco.
Deve ainda ser evitado o consumo excessivo de álcool.