Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem com soluços. Crédito: Foto AI
Homem com soluços. Crédito: Foto AI
Saúde

Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’

Médicos explicam por que motivos surgem os soluços e aconselham algumas medidas simples para acabar com eles

21:30 7 Maio, 2026 20:48 7 Maio, 2026
Daniel FallowsDaniel FallowsCriador de conteúdos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os soluços são comuns, geralmente passageiros e, na maioria das vezes, não representam motivo de preocupação. Ainda assim, quando surgem em momentos inoportunos, há alguns gestos simples que podem ajudar a interromper os espasmos do diafragma e a aliviar o desconforto.

Por que é que temos soluços?

Os soluços acontecem quando o diafragma, músculo essencial para a respiração, se contrai de forma involuntária. Essa contração, de acordo com a clínica especializada Mayo Clinic é seguida pelo fecho súbito das cordas vocais, o que produz o som característico do soluço.

Na maioria dos casos, os soluços surgem sem uma causa grave associada. Podem ser desencadeados por hábitos simples do dia a dia, como comer demasiado depressa, beber bebidas gaseificadas, ingerir álcool, comer em excesso ou engolir ar.

Embora sejam habitualmente passageiros, os soluços que duram muitas horas, se repetem com frequência ou persistem durante mais de 48 horas devem ser avaliados por um médico, pois podem estar associados a refluxo, irritação de nervos ou outras condições de saúde.

Truques que podem ajudar a acabar com os soluços

Uma das estratégias mais conhecidas é prender a respiração durante alguns segundos. Esta técnica pode ajudar a alterar o padrão respiratório e a interromper temporariamente os espasmos do diafragma.

Respirar para dentro de um saco de papel também é apontado como uma opção possível, uma vez que pode aumentar temporariamente os níveis de dióxido de carbono inspirados. A Cleveland Clinic alerta, contudo, que nunca deve ser usado um saco de plástico, devido ao risco de asfixia.

Outra técnica simples é beber pequenos goles de água fria ou gargarejar com água, métodos que podem ajudar a “quebrar” o reflexo do soluço e a acalmar a atividade do diafragma.

Engolir uma colher de açúcar é também referido por médicos citados pela mesma fonte como um truque caseiro que pode funcionar em algumas pessoas, embora a evidência científica seja limitada. A ideia é que o estímulo provocado ao engolir possa interferir com o reflexo responsável pelos soluços.

Respirar de forma lenta e controlada pode igualmente ajudar, sobretudo quando os soluços surgem associados a tensão, stress ou alterações momentâneas da respiração. Esta abordagem favorece o relaxamento e pode contribuir para restabelecer um ritmo respiratório mais regular.

É possível prevenir este incómodo?

Como muitos episódios estão ligados à forma como comemos ou bebemos, uma das principais formas de prevenção passa, de acordo com a Mayo Clinic, por comer mais devagar, evitar refeições muito abundantes e reduzir bebidas gaseificadas ou alcoólicas, sobretudo em pessoas que têm soluços com frequência.

Também pode ajudar fazer refeições em porções moderadas, já que um estômago demasiado cheio pode exercer pressão sobre o diafragma e favorecer o aparecimento de espasmos. Deve consultar um médico se os soluços durarem mais de 48 horas, se voltarem muitas vezes ou se começarem a dificultar tarefas como comer, dormir ou respirar.

Leia também: Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Praia dos Arrifes.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que esconde uma ‘livraria’ feita de rochas com milhões de anos

12:40 18 Outubro, 2026 09:49 13 Outubro, 2026

Entre os Arrifes e a Ponta da Baleeira, camadas de rocha quase verticais fazem lembrar livros arrumados numa estante

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução

19:20 18 Outubro, 2026 15:24 12 Outubro, 2026

Débito direto já processado pode ser contestado junto do banco, existindo ainda um prazo superior quando a cobrança não foi autorizada

Algarve Edição Papel

AIPAR de Faro chega às 20 famílias de acolhimento e quer alargar rede

15:00 18 Outubro, 2026 11:09 15 Outubro, 2026

Vinte famílias já integram a rede de acolhimento da AIPAR, que procura reforçar esta resposta temporária para crianças e jovens

Algarve Desporto Mundo Nacional Vídeo

Miguel Trindade sagra-se campeão mundial de kickboxing e já treinou no Algarve [vídeo]

13:41 18 Outubro, 2026 13:56 18 Outubro, 2026

Português conquistou o título mundial de kickboxing do Glory na Bélgica. Miguel Pires revela ao POSTAL a ligação do atleta aos treinos no Algarve

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Economia Nacional

Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas

16:59 18 Outubro, 2026 16:59 18 Outubro, 2026

Concurso da CP prevê 12 comboios, com opção de mais oito, e tem preço base de 504 milhões de euros. Primeira entrega está prevista para o início de 2031

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Economia Opinião

Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel

17:13 18 Outubro, 2026 17:14 18 Outubro, 2026

“Mas o princípio é claro: os incentivos públicos devem premiar quem constrói, recupera e disponibiliza habitação. O investimento deve ajudar a criar mais casas”

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Praia dos Arrifes.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que esconde uma ‘livraria’ feita de rochas com milhões de anos

12:40 18 Outubro, 2026 09:49 13 Outubro, 2026

Entre os Arrifes e a Ponta da Baleeira, camadas de rocha quase verticais fazem lembrar livros arrumados numa estante

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução

19:20 18 Outubro, 2026 15:24 12 Outubro, 2026

Débito direto já processado pode ser contestado junto do banco, existindo ainda um prazo superior quando a cobrança não foi autorizada

Algarve, Edição Papel

AIPAR de Faro chega às 20 famílias de acolhimento e quer alargar rede

15:00 18 Outubro, 2026 11:09 15 Outubro, 2026

Vinte famílias já integram a rede de acolhimento da AIPAR, que procura reforçar esta resposta temporária para crianças e jovens

Algarve, Desporto, Mundo, Nacional, Vídeo

Miguel Trindade sagra-se campeão mundial de kickboxing e já treinou no Algarve [vídeo]

13:41 18 Outubro, 2026 13:56 18 Outubro, 2026

Português conquistou o título mundial de kickboxing do Glory na Bélgica. Miguel Pires revela ao POSTAL a ligação do atleta aos treinos no Algarve

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Economia, Nacional

Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas

16:59 18 Outubro, 2026 16:59 18 Outubro, 2026

Concurso da CP prevê 12 comboios, com opção de mais oito, e tem preço base de 504 milhões de euros. Primeira entrega está prevista para o início de 2031

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Economia, Opinião

Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel

17:13 18 Outubro, 2026 17:14 18 Outubro, 2026

“Mas o princípio é claro: os incentivos públicos devem premiar quem constrói, recupera e disponibiliza habitação. O investimento deve ajudar a criar mais casas”

Últimas Notícias

  • Algarve é eleito melhor destino de praia da Europa pela 11.ª vez
    Algarve é eleito melhor destino de praia da Europa pela 11.ª vez
  • Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração
    Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração
  • Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução
    Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução
  • Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve
    Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve
  • Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira
    Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

Opinião

  • Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel
    Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel
  • Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos
    Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos
  • Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
    Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal