A pizzaria Forno d’Oro, dirigida pelo chef Tanka Sapkota, foi reconhecida como a 73.ª melhor pizzaria do mundo no ranking da 50 Top Pizza, sendo a única representante portuguesa na lista. Pelo terceiro ano consecutivo, uma pizzaria em Portugal aparece no 50 Top Pizza World 2024, um ranking que destaca as melhores pizzarias a nível mundial. A grande particularidade deste espaço é que, devido ao forno que é utilizado, as pizzas estão prontas num minuto. Saiba mais neste artigo que conta com informação proveniente da Versa.
Este ano, a Forno d’Oro alcançou a 73.ª posição, sendo a única pizzaria portuguesa entre as 100 melhores do mundo. Em maio, este restaurante em Lisboa já tinha sido reconhecido como uma das melhores pizzarias da Europa, ocupando o 12.º lugar na lista do 50 Top Pizza Europa. Nesta lista europeia, também foram mencionadas a pizzaria algarvia Arte Bianca, que ficou na 33.ª posição, e a Lupita, de Lisboa, em 45.º lugar.
Coincidindo com o 10.º aniversário do Forno d’Oro, o restaurante italiano Come Prima, também gerido por Tanka Sapkota em Lisboa, celebra 25 anos de atividade. Saiba em seguida, brevemente, como são confecionadas as pizzas neste estabelecimento.
Especializada em pizza napolitana, a Forno d’Oro prepara a sua massa com fermento de massa-mãe, que fermenta durante cerca de 36 horas antes de ser cozida num forno a lenha revestido com folhas de ouro, o que deu origem ao nome do restaurante. O forno, que atinge uma temperatura de 450º C, foi trazido diretamente de Nápoles e montado peça por peça. Com um peso total de 9 toneladas e um interior feito de pedra vulcânica, permite que uma pizza esteja pronta em menos de um minuto.
Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa, já foi refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes