Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Ensino, Política

Vereadores do PSD fazem esclarecimento sobre notícia da Câmara de Portimão

Em causa notícia publicada acerca do “pacote extraordinário de apoio para alunos e famílias”

15:20 17 Fevereiro, 2023 15:26 17 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os vereadores eleitos pelo PSD à Câmara de Portimão fizeram um esclarecimento público em consequência da nota de imprensa do Município de Portimão a propósito da reunião de Câmara realizada esta quinta-feira, 16 de fevereiro.

O POSTAL publica na íntegra o esclarecimento do PSD de Portimão, na sequência da notícia publicada esta quarta-feira “Câmara de Portimão cria pacote extraordinário para ajudar alunos e famílias”.

Surpreendidos com o conteúdo da notícia do vosso jornal desta semana acerca do do intitulado “pacote extraordinário de apoio para alunos e famílias” por parte da Câmara de Portimão, vêm os vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata na Câmara de Portimão solicitar o direito à verdade dos factos que, só por mera brincadeira de carnaval, parecem ter sido omitidos na nota da Câmara de Portimão que foi reproduzida sem que tenha sido dado o direito ao contraditório.

Em causa está uma nota propagandista do Executivo Socialista da Câmara de Portimão que, usando os recursos do erário público procura fazer política baixa e mentir aos Portimonenses, deturpando os factos, facilmente comprovados pelos documentos da própria reunião, e pela proposta apresentada que enviamos em anexo.

A atribuição de bolsas de estudo por parte da Câmara Municipal de Portimão é realizada ao abrigo do ‘Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior’, documento este que já se encontra desatualizado e desajustado da realidade, como aliás é reconhecido pelo próprio Executivo permanente da CMP e também referido na nossa proposta com necessidade de melhoramentos e atualização.

Foi então fixado o número de 35 bolsas de estudo a atribuir este ano, tendo os Vereadores eleitos pelo PSD, Rui André e Ana Fazenda alertado, na altura, para a eventual necessidade deste número ser revisto, dada a situação social que se vive e a necessidade de apoio às famílias com filhos a estudar no ensino superior.

Do relatório técnico e análise das candidaturas, resultam 70 processos dos quais 15 são excluídos por não cumprirem os requisitos e critérios do regulamento e são seriadas 55 candidaturas, das quais são atribuídas as 35 bolsas deliberadas em reunião de Câmara, ficando assim 20 alunos/candidaturas fora do apoio com esta bolsa de estudo municipal de valor unitário de 2000 euros.

A proposta dos vereadores eleitos pelo PSD tinha somente a intenção de propor ao Executivo da CMP o alargamento do apoio a estes 20 alunos, proposta surpreendentemente reprovada com 5 votos contra dos elementos socialistas que compõem o Executivo premente e com 4 votos favoráveis dos proponentes e dos senhores Vereadores do partido Chega e CDS, Pedro Xavier e Luís Carito.

Num momento difícil para as Famílias Portimonenses, a braços com uma crise sem precedentes e com dificuldades em ultrapassar as sucessivas subidas de preços, e atendendo à situação financeira da Câmara de Portimão que, à data desta reunião de dia 15 de Fevereiro, tem nos cofres da autarquia mais de 36 milhões de euros, parece-nos mais que razoável, exigível uma maior sensibilidade por parte dos responsáveis políticos deste concelho para com as dificuldades que a sua população atravessa. Infelizmente, a falta de respeito e de elevação política impera com este partido socialista autoritário e prepotente que tem vindo a merecer total repúdio por parte dos Vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata que continuarão a defender os interesses da população e a denunciar a falta de sentido democrático, ao não serem acolhidas as propostas dos Vereadores em regime de não permanência.

Prova disso é a surreal e torpe declaração de voto do partido socialista, depois transformada em ‘nota de imprensa’ e reproduzida nas páginas do vosso jornal que reflete a enorme preocupação do partido socialista de Portimão, não com os Portimonenses e com os seus problemas, mas sim com o crescente descontentamento por parte da população e da Comunidade Educativa Portimonense sobre o estado da Educação no concelho. Prova disso são as sucessivas manifestações públicas e os abaixo assinados apresentados nos diferentes Órgãos autárquicos por parte de Professores, Pessoal Auxiliar e Encarregados de Educação sobre o estado lastimável em que se encontram as instalações escolares e as condições físicas e também de recursos humanos neste concelho.  Esta situação obrigou os quatro Vereadores não permanentes a requerer, neste mesmo dia, uma reunião extraordinária da Câmara Municipal de Portimão, que se aguarda agendamento para os próximos dias, afim de serem tratados estes assuntos cuja gravidade exigem uma resposta imediata (documento anexo).

O anúncio intempestivo, débil e pouco esclarecedor da criação de um «pacote extraordinário de apoio para alunos e famílias», resulta somente numa reação básica a este crescente descontentamento e à falta de argumentos apresentados aquando da rejeição da proposta apresentada pelo PSD, perfeitamente enquadrada no regulamento em vigor,  uma vez que no seguimento da sua discussão, o partido socialista acaba por reconhecer que concorda com a mesma e até que poderá vir a atribuir estas vinte bolsas, reforçando que o papel importante e atuante por parte da oposição acaba por transformar e enriquecer a ação política no concelho ainda que nem sempre respeitados os órgãos autárquicos, as suas competências e o valioso papel da Democracia tão mal tratada em Portimão.

Os vereadores Rui André e Ana Fazenda agradecem a reposição da verdade neste processo.

Rui André e Ana Fazenda

Câmara de Portimão cria pacote extraordinário para ajudar alunos e famílias

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Mundo Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve Cultura

Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres

09:58 17 Agosto, 2026 10:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sagres recebe um programa gratuito com conversa e concerto dedicado aos vestígios africanos presentes em repertórios ibéricos antigos

Opinião

Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

07:20 17 Agosto, 2026 07:35 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A vida é o que é, e cabe a nós fazê-la à nossa maneira, sendo verdadeiros e fiéis a nós mesmos, à nossa realidade interior e ao nosso modo de ser"

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Algarve Cultura

Mais de 30 mil pessoas passaram pela quinta edição do Mar Me Quer em Portimão

09:20 17 Agosto, 2026 09:31 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Maiara & Maraisa, Veigh, Kevinho, Orochi e vários artistas portugueses integraram o cartaz da quinta edição do Mar Me Quer

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Mundo, Opinião

A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

08:26 17 Agosto, 2026 08:26 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Nós, espetadores, ficamos finalmente a saber aquilo que ele teria querido dizer - se, por hipótese, soubesse exatamente o que estava a dizer"

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve, Cultura

Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres

09:58 17 Agosto, 2026 10:06 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sagres recebe um programa gratuito com conversa e concerto dedicado aos vestígios africanos presentes em repertórios ibéricos antigos

Opinião

Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

07:20 17 Agosto, 2026 07:35 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A vida é o que é, e cabe a nós fazê-la à nossa maneira, sendo verdadeiros e fiéis a nós mesmos, à nossa realidade interior e ao nosso modo de ser"

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Algarve, Cultura

Mais de 30 mil pessoas passaram pela quinta edição do Mar Me Quer em Portimão

09:20 17 Agosto, 2026 09:31 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Maiara & Maraisa, Veigh, Kevinho, Orochi e vários artistas portugueses integraram o cartaz da quinta edição do Mar Me Quer

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
    Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada
  • “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
    “Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve
  • Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres
    Música, património e reflexão histórica marcam Early Music Fest na Fortaleza de Sagres
  • Mais de 30 mil pessoas passaram pela quinta edição do Mar Me Quer em Portimão
    Mais de 30 mil pessoas passaram pela quinta edição do Mar Me Quer em Portimão
  • Ideias do Levante procura vozes para o Coro Internacional do Algarve
    Ideias do Levante procura vozes para o Coro Internacional do Algarve

Opinião

  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento