A Universidade do Algarve com 42 anos de existência, destaca-se internacionalmente e integra a lista das melhores do mundo. É reconhecida como pioneira no compromisso de desenvolvimento sustentável, através do ensino, investigação, transferência de conhecimento e fomento de enriquecimento pessoal.
“Existe por isso, uma procura, central e internacional, que é visível nas ruas da cidade de Faro, que recebe anualmente milhares de alunos provenientes do país e de 84 nacionalidades estrangeiras”, afirma o Partido Socialista de Faro em comunicado, acrescentando que “com o devido respeito por todas as outras entidades, que têm sido homenageadas e bem, mas nada é comparável em dignidade à Universidade e aos seus estudantes”.
“A Universidade e os seus estudantes, são o maior ativo da cidade e do concelho, logo, merecem muito mais que uma homenagem através de um monumento que ninguém consegue descobrir, plantado num canto sem visibilidade, junto à farmácia da Penha, que por sinal até se chama “gaveto” sem dignidade, cheio de ruído visual, completamente literal”, defendem os socialistas.
O PS Faro propõe que “a Câmara Municipal, muito em breve, transfira o monumento para outro local, com a dignidade que a Universidade do Algarve e os estudantes merecem, ou seja, na rotunda chamada Universidade do Algarve na nova artéria de Faro, este sim, seria certamente o local óbvio, até porque se situa junto ao campus da Penha da Universidade do Algarve”.