Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Em 2022, há 12 candidatos a disputar as eleições presidenciais franceses
Política

Tudo o que precisa de saber sobre as eleições em França (o que não sabe e tem vergonha de perguntar)

12 candidatos, dois prováveis adversários para a segunda volta, um debate público polarizado, num contexto de pós-pandemia e guerra na Europa. Segundo as sondagens, se a abstenção concorresse, acabaria em primeiro.

11:50 10 Abril, 2022 11:51 10 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

França vai este domingo às urnas para a primeira volta das eleições presidenciais, cinco anos depois das que elegeram Emmanuel Macron para o Eliseu. Entre essa eleição, em 2017, e a deste fim de semana, o país conheceu períodos de forte contestação social, nomeadamente do movimento gilets jaunes, os ‘coletes amarelos’, que tomaram as ruas de grandes cidades francesas no final de 2018.

Desta vez, é a guerra da Ucrânia que domina o debate e a cobertura mediática, o que levou Macron a dedicar-se nas últimas semanas à política externa, e às negociações com Vladimir Putin. A grande adversária, desta vez mais forte, volta a ser Marine Le Pen.

QUEM SÃO OS CANDIDATOS?

Muitos e variados, embora poucos com hipótese de um bom resultado. No total, são 12 opções no boletim de voto, e mais de metade deles tem 5% ou menos das intenções de voto.

Dentro desse grupo está Anne Hidalgo, a presidente da Câmara de Paris e candidata do Partido Socialista francês. Mesmo com a projeção conferida pela liderança da capital francesa, Hidalgo não deverá evitar um resultado penoso para os socialistas, e tem por agora 2% das intenções de voto. No grupo dos pequenos joga também Yannick Jadot, candidato d’Os Verdes, que também não conseguiu descolar nas sondagens (5%). Os outros pequenos são Nathalie Arthaud, Philippe Poutou, Jean Lassalle, Fabien Roussel, todos à esquerda, uns mais radicais do que outros, e Nicolas Dupont-Aignan, o terceiro candidato da extrema-direita que corre nestas eleições.

Um pouco acima as contas começam a apertar, com Éric Zemmour, Valérie Pécresse e Jean-Luc Mélenchon, aqui colocados por ordem ascendente. O primeiro é um candidato da extrema-direita, que tem contribuído para tornar Marine Le Pen menos radical aos olhos da opinião pública (o que favorece a candidata do Rassemblement National). Zemmour começou com dois dígitos nas projeções, mas tem perdido gás e agora não passa dos 9%.

A segunda, Pécresse, preside à região Ile-de-France e é a representante da direita tradicional do Partido Republicano. Tem propostas económicas próximas das de Macron, mas nem assim deixou de ser engolida pela radicalização do debate político em França. Aparece também na casa dos 9%.

Por seu lado, Mélenchon, aos 70 anos, tem desta feita uma hipótese, embora improvável, de chegar à segunda volta. Candidato da extrema-esquerda do La France Insoumise, propõe o aumento do salário mínimo e a taxação das grandes fortunas. Tem por esta altura cerca de 17% das intenções de voto.

Marine Le Pen

Em França, o mais comum é a eleição fazer-se a duas voltas. E Marine Le Pen aparece, novamente, como provável concorrente nesse cenário, tal como há cinco anos. Ao contrário do pai, Jean-Marie Le Pen, Marine tem feito um esforço de moderação, sobretudo a partir do momento em que passou a falar mais sobre o aumento do custo de vida e menos sobre as guerras culturais ou o tema da imigração, tomado por Zemmour.

Candidata da extrema-direita, pela agora denominada Rassemblement National (“União Nacional”, antes “Frente Nacional”), Le Pen é anti-europeísta, anti-NATO e pró-Rússia, embora tenha tentado afastar-se de Vladimir Putin, desde a invasão russa da Ucrânia.

Está com 24% nas sondagens, o que representa uma subida nas últimas semanas e uma aproximação ao primeiro posto.

Emmanuel Macron

É ainda o grande favorito à vitória, embora não com o mesmo conforto de há cinco anos. Além do desgaste da governação, Macron tem sido acusado de ter deixado a campanha eleitoral interna fora da agenda, em parte para se dedicar à negociação sobre a questão da Ucrânia, e abrindo assim espaço à campanha da adversária principal.

Eleito pela primeira vez aos 39 anos, Macron é um dos grandes responsáveis por manter os partidos tradicionais franceses na sombra — Partido Socialista, centro-esquerda, e Partido Republicano, da direita tradicional, voltam a ficar sem hipótese de ir à segunda volta.

E se a mobilização pró-Macron na segunda volta em 2017 foi inequívoca, desta vez há dúvidas à direita (Le Pen tem prometido a redução de impostos, por exemplo) e à esquerda, que se sente traída por medidas como a eliminação de um imposto sobre a riqueza levada a cabo durante o mandato de Macron.

O presidente segue, ainda assim, em vantagem, com 26% das intenções de voto para a primeira volta.

O QUE SE SEGUE E POR QUE MOTIVOS ESTA ELEIÇÃO É IMPORTANTE?

França é uma das maiores economias do mundo, um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (os outros são China, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia), além de ser membro fundador da União Europeia.

No sistema francês, o Presidente tem amplos poderes, se comparado com outros chefes de Estado ocidentais, nomeadamente de controlo do poder executivo. Não só é eleito por sufrágio universal direto para mandatos de cinco anos, como é também quem nomeia o primeiro-ministro — em 2020, Macron escolheu Jean Castex, para substituir o chefe de governo demissionário, Édouard Philippe.

Além disso, França foi aproximando a data das presidenciais da das eleições legislativas, o que aumenta as probabilidades de ter no Palácio do Eliseu e na Assembleia Nacional as mesmas cores políticas, alargando a margem de manobra do Presidente.

Emmaneuel Macron mantém-se como grande favorito à vitória final
Emmaneuel Macron mantém-se como grande favorito à vitória final Olivier Hoslet

O próximo chefe de Estado da República Francesa será responsável por coordenar a resposta europeia à guerra que atinge as fronteiras do continente e por colar os cacos económicos e sociais causados pela pandemia de covid-19. A inflação é por esta altura um dos obstáculos.

A nível interno, França e os seus mais de 60 milhões de habitantes continua dividida, num espaço amplo para as guerras culturais. A isso junta-se uma descrença no sistema político que leva os analistas a temer uma alta taxa de abstenção. Por agora, está projetada nos 27%, acima de qualquer candidato.

A primeira volta disputa-se neste 10 de abril e se alguém conseguir mais de 50% dos votos, é automaticamente eleito. O que é bastante improvável — desde 1965 que tal não acontece. Essa foi também a primeira eleição presidencial por voto popular direto, tendo servido para reeleger Charles de Gaulle.

As urnas estão já abertas e às 20h francesas (menos uma em Portugal) serão publicadas as primeiras projeções. Os resultados oficiais vão sendo disponibilizados no site do Ministério do Interior francês.

Na versão mais provável, dois candidatos seguem para a segunda volta, a 24 de abril. Seguem-se, a 12 de junho, as eleições legislativas para a Assembleia Nacional francesa, num sistema semelhante, que assim deverá dar também origem a uma segunda volta, a 19 de junho.

Presidenciais: cerca de 16 mil franceses inscritos vão votar nos consulados em Faro, Lisboa e Porto [vídeo]
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve Cultura

Algarve escolhe os seus finalistas para as Novas 7 Maravilhas de Portugal

11:50 22 Julho, 2026 12:01 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Catorze patrimónios algarvios disputam a final regional das Novas 7 Maravilhas, este sábado, no Palácio de Estoi

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Rui Veloso.
Cultura Nacional

Rui Veloso declarado inocente num processo em que o músico Jorge Vadio o acusava de ter “sabotado intencionalmente” a sua carreira

12:00 22 Julho, 2026 10:44 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Propriedade Intelectual considerou improcedente a ação em que Jorge Vadio reclamava uma indemnização superior a 900.000 euros

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira. Crédito: Instagram
Algarve Vida & Lazer

“Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias

21:50 20 Julho, 2026 17:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A apresentadora revelou que o Algarve continua a ocupar um lugar especial nos planos da família e que quer agora transmitir às filhas as memórias que guarda desde criança

António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura, Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve, Cultura

Algarve escolhe os seus finalistas para as Novas 7 Maravilhas de Portugal

11:50 22 Julho, 2026 12:01 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Catorze patrimónios algarvios disputam a final regional das Novas 7 Maravilhas, este sábado, no Palácio de Estoi

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Rui Veloso.
Cultura, Nacional

Rui Veloso declarado inocente num processo em que o músico Jorge Vadio o acusava de ter “sabotado intencionalmente” a sua carreira

12:00 22 Julho, 2026 10:44 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Propriedade Intelectual considerou improcedente a ação em que Jorge Vadio reclamava uma indemnização superior a 900.000 euros

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira. Crédito: Instagram
Algarve, Vida & Lazer

“Faz parte das minhas memórias de infância”: Andreia Rodrigues e Daniel Oliveira voltam a escolher o Algarve para as férias

21:50 20 Julho, 2026 17:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A apresentadora revelou que o Algarve continua a ocupar um lugar especial nos planos da família e que quer agora transmitir às filhas as memórias que guarda desde criança

Últimas Notícias

  • Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia
    Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia
  • Rui Veloso declarado inocente num processo em que o músico Jorge Vadio o acusava de ter “sabotado intencionalmente” a sua carreira
    Rui Veloso declarado inocente num processo em que o músico Jorge Vadio o acusava de ter “sabotado intencionalmente” a sua carreira
  • Algarve escolhe os seus finalistas para as Novas 7 Maravilhas de Portugal
    Algarve escolhe os seus finalistas para as Novas 7 Maravilhas de Portugal
  • Atleta paralímpico tira 9,3 a Português, mas não pode pedir revisão porque ninguém sabe onde está a prova
    Atleta paralímpico tira 9,3 a Português, mas não pode pedir revisão porque ninguém sabe onde está a prova
  • Nuno Markl recorda Luís Represas: “Era uma voz lendária e um gajo porreiro”
    Nuno Markl recorda Luís Represas: “Era uma voz lendária e um gajo porreiro”

Opinião

  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento