Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Refer ignora poderes regionais

Jorge Botelho, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, é claro “a AMAL não foi até ao momento contactada pela Refer sobre quaisquer projectos de obras na linha do Algarve, nem foi contactada para acompanhar o presidente da Refer na visita que terá feito à linha do Algarve recentemente”. A resposta dada ao POSTAL vem […]

07:00 8 Agosto, 2014
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rui Loureiro, presidente da Refer esteve no Algarve

Jorge Botelho, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, é claro “a AMAL não foi até ao momento contactada pela Refer sobre quaisquer projectos de obras na linha do Algarve, nem foi contactada para acompanhar o presidente da Refer na visita que terá feito à linha do Algarve recentemente”.

A resposta dada ao POSTAL vem no seguimento da visita que o presidente da empresa responsável pela infra-estrutura ferroviária nacional fez à região, na passada semana, onde anunciou investimentos de 120 milhões de euros na ferrovia regional (VER).

Para Jorge Botelho, “tratou-se de uma visita para anunciar obras na linha do Algarve para o horizonte 2016 – 2021, que são positivos mas que até ao momento não têm qualquer contributo da estrutura representativa das autarquias da região”, a AMAL.

O também autarca de Tavira afirma “desconhecer qualquer estudo ou projecto que a Refer esteja a utilizar para definir as intervenções a realizar na linha do Algarve” e não compreende que uma intervenção desta importância possa ser feita à revelia de uma consulta prévia aos municípios que são, afinal, quem mais de perto conhece as necessidades das populações da região.

CCDR também não tem informação

Por outro lado, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve confirmou ao POSTAL que até à passada segunda-feira “não tinha conhecimento directo de nenhuma das intenções da Refer em termos concretos”.

Muito embora o presidente da Refer afirme que vai ouvir as autarquias da região no processo de requalificação da linha do Algarve, certo é que até ao momento as decisões da Refer ignoram por completo os poderes regionais e parecem remeter a respectiva intervenção para um momento em que a empresa já terá ideias concretas do que quer fazer.

Esta é uma realidade que pode pôr em causa a eficiência das decisões a tomar face às necessidades das populações e uma intervenção deste relevo na ferrovia não é compaginável com outra situação que não a da integração plena e permanente de todos os decisores políticos algarvios no planeamento dos projectos e obras.

Refer já tem decisões

A falta de sinergias entre a Refer e os poderes locais e regionais é já notória, com o presidente da Refer a afirmar à Agência Lusa que não estão equacionadas nenhumas variantes ao actual traçado da linha do Algarve.

A existirem alterações estruturais não serão desvios para aproximar ou afastar a linha dos seus percursos actuais, mas sim “a eventual relocalização de algumas estações no Algarve, o que passa por criar novas e abandonar outras mais antigas”, acrescentou Rui Loureiro, lembrando que a linha do Algarve foi criada há mais de 100 anos”, refere o responsável.

Numa primeira fase avança a electrificação da linha, diz o titular da Refer, esclarecendo que “os trabalhos devem iniciar-se em 2016, estando a sua conclusão prevista para 2019”. A mesma bitola será seguida para a intervenção ao nível da sinalética e sistemas de gestão de tráfego.

A electrificação atingirá a totalidade dos troços ainda não electrificados que ligam Tunes a Lagos e Faro a Vila Real de Santo António.

A electrificação da linha na totalidade é prioritária para a Refer

Aeroporto terá comboio em 2012

Para 2021 está prevista a conclusão do ramal de ligação ao Aeroporto de Faro, que permitirá a circulação de mercadorias e passageiros desde e para a principal porta internacional de comunicação do Algarve, uma obra que se entronca com a plataforma logística de Loulé.

O início das obras para a concepção do ramal para o aeroporto só está previsto para 2017, e só esta obra está orçada em mais de 60 milhões de euros.

A electrificação da linha do Algarve vai permitir que os comboios utilizados passem todos a ser eléctricos, possibilitando que atinjam maior velocidade e que sejam mais frequentes, em termos de horários, o que resultará numa melhoria do serviço, perspectivou o presidente da Refer, que percorreu a linha regional numa viagem de reconhecimento da realidade no terreno.

Assumindo que a linha necessita de algumas correcções, Rui Loureiro observou, contudo, que a plataforma “está bastante razoável” e a colocação de sinalização é prioritária para garantir a segurança dos comboios e maior pontualidade.

Entretanto, resta esperar que as autoridades regionais e locais não sejam tardiamente confrontadas com projectos fechados e convidadas a pronunciarem-se formalmente sobre uma matéria fundamental, deixando-lhes apenas o espaço de manobra necessário para contestarem decisões já tomadas nos corredores de outros poderes.

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Praia dos Arrifes.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que esconde uma ‘livraria’ feita de rochas com milhões de anos

12:40 18 Outubro, 2026 09:49 13 Outubro, 2026

Entre os Arrifes e a Ponta da Baleeira, camadas de rocha quase verticais fazem lembrar livros arrumados numa estante

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução

19:20 18 Outubro, 2026 15:24 12 Outubro, 2026

Débito direto já processado pode ser contestado junto do banco, existindo ainda um prazo superior quando a cobrança não foi autorizada

Algarve Edição Papel

AIPAR de Faro chega às 20 famílias de acolhimento e quer alargar rede

15:00 18 Outubro, 2026 11:09 15 Outubro, 2026

Vinte famílias já integram a rede de acolhimento da AIPAR, que procura reforçar esta resposta temporária para crianças e jovens

Algarve Desporto Mundo Nacional Vídeo

Miguel Trindade sagra-se campeão mundial de kickboxing e já treinou no Algarve [vídeo]

13:41 18 Outubro, 2026 13:56 18 Outubro, 2026

Português conquistou o título mundial de kickboxing do Glory na Bélgica. Miguel Pires revela ao POSTAL a ligação do atleta aos treinos no Algarve

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Economia Nacional

Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas

16:59 18 Outubro, 2026 16:59 18 Outubro, 2026

Concurso da CP prevê 12 comboios, com opção de mais oito, e tem preço base de 504 milhões de euros. Primeira entrega está prevista para o início de 2031

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Economia Opinião

Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel

17:13 18 Outubro, 2026 17:14 18 Outubro, 2026

“Mas o princípio é claro: os incentivos públicos devem premiar quem constrói, recupera e disponibiliza habitação. O investimento deve ajudar a criar mais casas”

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Praia dos Arrifes.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que esconde uma ‘livraria’ feita de rochas com milhões de anos

12:40 18 Outubro, 2026 09:49 13 Outubro, 2026

Entre os Arrifes e a Ponta da Baleeira, camadas de rocha quase verticais fazem lembrar livros arrumados numa estante

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução

19:20 18 Outubro, 2026 15:24 12 Outubro, 2026

Débito direto já processado pode ser contestado junto do banco, existindo ainda um prazo superior quando a cobrança não foi autorizada

Algarve, Edição Papel

AIPAR de Faro chega às 20 famílias de acolhimento e quer alargar rede

15:00 18 Outubro, 2026 11:09 15 Outubro, 2026

Vinte famílias já integram a rede de acolhimento da AIPAR, que procura reforçar esta resposta temporária para crianças e jovens

Algarve, Desporto, Mundo, Nacional, Vídeo

Miguel Trindade sagra-se campeão mundial de kickboxing e já treinou no Algarve [vídeo]

13:41 18 Outubro, 2026 13:56 18 Outubro, 2026

Português conquistou o título mundial de kickboxing do Glory na Bélgica. Miguel Pires revela ao POSTAL a ligação do atleta aos treinos no Algarve

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Economia, Nacional

Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas

16:59 18 Outubro, 2026 16:59 18 Outubro, 2026

Concurso da CP prevê 12 comboios, com opção de mais oito, e tem preço base de 504 milhões de euros. Primeira entrega está prevista para o início de 2031

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Economia, Opinião

Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel

17:13 18 Outubro, 2026 17:14 18 Outubro, 2026

“Mas o princípio é claro: os incentivos públicos devem premiar quem constrói, recupera e disponibiliza habitação. O investimento deve ajudar a criar mais casas”

Últimas Notícias

  • Algarve é eleito melhor destino de praia da Europa pela 11.ª vez
    Algarve é eleito melhor destino de praia da Europa pela 11.ª vez
  • Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração
    Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração
  • Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução
    Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução
  • Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve
    Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve
  • Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira
    Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

Opinião

  • Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel
    Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel
  • Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos
    Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos
  • Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
    Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal