Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Refer ignora poderes regionais

Jorge Botelho, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, é claro “a AMAL não foi até ao momento contactada pela Refer sobre quaisquer projectos de obras na linha do Algarve, nem foi contactada para acompanhar o presidente da Refer na visita que terá feito à linha do Algarve recentemente”. A resposta dada ao POSTAL vem […]

07:00 8 Agosto, 2014 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rui Loureiro, presidente da Refer esteve no Algarve

Jorge Botelho, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, é claro “a AMAL não foi até ao momento contactada pela Refer sobre quaisquer projectos de obras na linha do Algarve, nem foi contactada para acompanhar o presidente da Refer na visita que terá feito à linha do Algarve recentemente”.

A resposta dada ao POSTAL vem no seguimento da visita que o presidente da empresa responsável pela infra-estrutura ferroviária nacional fez à região, na passada semana, onde anunciou investimentos de 120 milhões de euros na ferrovia regional (VER).

Para Jorge Botelho, “tratou-se de uma visita para anunciar obras na linha do Algarve para o horizonte 2016 – 2021, que são positivos mas que até ao momento não têm qualquer contributo da estrutura representativa das autarquias da região”, a AMAL.

O também autarca de Tavira afirma “desconhecer qualquer estudo ou projecto que a Refer esteja a utilizar para definir as intervenções a realizar na linha do Algarve” e não compreende que uma intervenção desta importância possa ser feita à revelia de uma consulta prévia aos municípios que são, afinal, quem mais de perto conhece as necessidades das populações da região.

CCDR também não tem informação

Por outro lado, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve confirmou ao POSTAL que até à passada segunda-feira “não tinha conhecimento directo de nenhuma das intenções da Refer em termos concretos”.

Muito embora o presidente da Refer afirme que vai ouvir as autarquias da região no processo de requalificação da linha do Algarve, certo é que até ao momento as decisões da Refer ignoram por completo os poderes regionais e parecem remeter a respectiva intervenção para um momento em que a empresa já terá ideias concretas do que quer fazer.

Esta é uma realidade que pode pôr em causa a eficiência das decisões a tomar face às necessidades das populações e uma intervenção deste relevo na ferrovia não é compaginável com outra situação que não a da integração plena e permanente de todos os decisores políticos algarvios no planeamento dos projectos e obras.

Refer já tem decisões

A falta de sinergias entre a Refer e os poderes locais e regionais é já notória, com o presidente da Refer a afirmar à Agência Lusa que não estão equacionadas nenhumas variantes ao actual traçado da linha do Algarve.

A existirem alterações estruturais não serão desvios para aproximar ou afastar a linha dos seus percursos actuais, mas sim “a eventual relocalização de algumas estações no Algarve, o que passa por criar novas e abandonar outras mais antigas”, acrescentou Rui Loureiro, lembrando que a linha do Algarve foi criada há mais de 100 anos”, refere o responsável.

Numa primeira fase avança a electrificação da linha, diz o titular da Refer, esclarecendo que “os trabalhos devem iniciar-se em 2016, estando a sua conclusão prevista para 2019”. A mesma bitola será seguida para a intervenção ao nível da sinalética e sistemas de gestão de tráfego.

A electrificação atingirá a totalidade dos troços ainda não electrificados que ligam Tunes a Lagos e Faro a Vila Real de Santo António.

A electrificação da linha na totalidade é prioritária para a Refer

Aeroporto terá comboio em 2012

Para 2021 está prevista a conclusão do ramal de ligação ao Aeroporto de Faro, que permitirá a circulação de mercadorias e passageiros desde e para a principal porta internacional de comunicação do Algarve, uma obra que se entronca com a plataforma logística de Loulé.

O início das obras para a concepção do ramal para o aeroporto só está previsto para 2017, e só esta obra está orçada em mais de 60 milhões de euros.

A electrificação da linha do Algarve vai permitir que os comboios utilizados passem todos a ser eléctricos, possibilitando que atinjam maior velocidade e que sejam mais frequentes, em termos de horários, o que resultará numa melhoria do serviço, perspectivou o presidente da Refer, que percorreu a linha regional numa viagem de reconhecimento da realidade no terreno.

Assumindo que a linha necessita de algumas correcções, Rui Loureiro observou, contudo, que a plataforma “está bastante razoável” e a colocação de sinalização é prioritária para garantir a segurança dos comboios e maior pontualidade.

Entretanto, resta esperar que as autoridades regionais e locais não sejam tardiamente confrontadas com projectos fechados e convidadas a pronunciarem-se formalmente sobre uma matéria fundamental, deixando-lhes apenas o espaço de manobra necessário para contestarem decisões já tomadas nos corredores de outros poderes.

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal e parte do dinheiro fica pelo caminho: Estado vai ao ‘bolso’ e este é o valor do imposto

12:50 22 Abril, 2026 12:39 22 Abril, 2026 | João Luís

Saiu um grande prémio do Euromilhões em Portugal, mas o valor não chega inteiro ao vencedor. Saiba quanto fica pelo caminho e porquê

Algarve

PSP detém jovem em Tavira por posse de armas proibidas após ameaças a familiares

15:10 22 Abril, 2026 15:00 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 23 anos detido em Tavira após ameaças a familiares e posse de armas proibidas, numa intervenção policial durante a madrugada

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria aproxima-se em força: a depressão chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

06:30 22 Abril, 2026 14:07 22 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma grande depressão ganha força no Atlântico, mas algo altera o desfecho esperado. O que vai realmente mudar no estado do tempo está mais perto do que parece

Trovoada.
Tempo

Vêm aí relâmpagos e trovões a caminho de Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

08:40 22 Abril, 2026 07:29 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Sexta-feira será marcada por trovoadas intensas em várias regiões do país e deve evitar resguardar-se perto de árvores

Preparar mochila de emergência. Crédito: Foto AI
Europa

Apagão, catástrofe ou evacuação? Autoridades belgas pedem aos cidadãos que tenham este kit ‘à mão’

17:30 22 Abril, 2026 17:15 22 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Num cenário internacional mais tenso, cresce o apelo a um kit de emergência com bens essenciais para aguentar 72 horas

Algarve

Homem condenado a 16 anos no Brasil foi detido em Albufeira

11:20 22 Abril, 2026 11:25 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

PJ deteve em Albufeira homem procurado no Brasil por homicídio, condenado a 16 anos de prisão e a residir em Portugal há cinco anos

Cão dentro de um carro.
Animais Auto Europa Nacional

Vai de carro a Espanha e leva o cão? UE ‘aperta’ regras já nesta data e o ‘fiel amigo’ pode ficar retido na fronteira

16:20 22 Abril, 2026 16:04 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

UE atualiza regras para animais de estimação e há exigências que podem surpreender quem viaja com cães ou gatos

Algarve Economia

Crédito Agrícola promove debate sobre investimento no Algarve

18:31 22 Abril, 2026 18:31 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Investimento e financiamento em debate no sul do país, com evento em Albufeira a reunir especialistas e empresários para analisar desafios económicos

Algarve

São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica

18:50 22 Abril, 2026 18:51 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Notário e fundador de jornal deixa legado em São Brás de Alportel, onde se destacou pela intervenção cívica e contributo para a comunidade

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Nova ponte internacional vai ser construída entre Portugal e Espanha: poupará 85 km de caminho e esta é a sua localização

17:50 19 Abril, 2026 15:41 19 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha vai permitir poupar muito tempo em desvios e os locais esperam melhorias na economia local

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:30 19 Abril, 2026 01:29 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Algarve Gastronomia

Francisca Dias vence etapa regional do Chefe do Ano em Portimão

17:50 22 Abril, 2026 17:50 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens chefs brilham em competição nacional realizada em Portimão, com talento, criatividade e técnica a marcarem a etapa regional do Chefe do Ano

Algarve Cultura Política

Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve

17:40 22 Abril, 2026 17:37 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações do 25 de Abril juntam cultura e cidadania em Faro, com cerimónias oficiais, música e concerto no Teatro das Figuras

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve Economia

“Faz meio turno e ganha o verão inteiro”: ALDI está a contratar em várias cidades e salários são acima da média

10:00 18 Abril, 2026 20:21 19 Abril, 2026 | Luís Santos

O ALDI está a contratar em várias localidades, com oportunidades para quem procura trabalho sazonal durante os meses de verão

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal e parte do dinheiro fica pelo caminho: Estado vai ao ‘bolso’ e este é o valor do imposto

12:50 22 Abril, 2026 12:39 22 Abril, 2026 | João Luís

Saiu um grande prémio do Euromilhões em Portugal, mas o valor não chega inteiro ao vencedor. Saiba quanto fica pelo caminho e porquê

Algarve

PSP detém jovem em Tavira por posse de armas proibidas após ameaças a familiares

15:10 22 Abril, 2026 15:00 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 23 anos detido em Tavira após ameaças a familiares e posse de armas proibidas, numa intervenção policial durante a madrugada

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria aproxima-se em força: a depressão chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

06:30 22 Abril, 2026 14:07 22 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma grande depressão ganha força no Atlântico, mas algo altera o desfecho esperado. O que vai realmente mudar no estado do tempo está mais perto do que parece

Trovoada.
Tempo

Vêm aí relâmpagos e trovões a caminho de Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

08:40 22 Abril, 2026 07:29 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Sexta-feira será marcada por trovoadas intensas em várias regiões do país e deve evitar resguardar-se perto de árvores

Preparar mochila de emergência. Crédito: Foto AI
Europa

Apagão, catástrofe ou evacuação? Autoridades belgas pedem aos cidadãos que tenham este kit ‘à mão’

17:30 22 Abril, 2026 17:15 22 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Num cenário internacional mais tenso, cresce o apelo a um kit de emergência com bens essenciais para aguentar 72 horas

Algarve

Homem condenado a 16 anos no Brasil foi detido em Albufeira

11:20 22 Abril, 2026 11:25 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

PJ deteve em Albufeira homem procurado no Brasil por homicídio, condenado a 16 anos de prisão e a residir em Portugal há cinco anos

Cão dentro de um carro.
Animais, Auto, Europa, Nacional

Vai de carro a Espanha e leva o cão? UE ‘aperta’ regras já nesta data e o ‘fiel amigo’ pode ficar retido na fronteira

16:20 22 Abril, 2026 16:04 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

UE atualiza regras para animais de estimação e há exigências que podem surpreender quem viaja com cães ou gatos

Algarve, Economia

Crédito Agrícola promove debate sobre investimento no Algarve

18:31 22 Abril, 2026 18:31 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Investimento e financiamento em debate no sul do país, com evento em Albufeira a reunir especialistas e empresários para analisar desafios económicos

Algarve

São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica

18:50 22 Abril, 2026 18:51 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Notário e fundador de jornal deixa legado em São Brás de Alportel, onde se destacou pela intervenção cívica e contributo para a comunidade

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Nova ponte internacional vai ser construída entre Portugal e Espanha: poupará 85 km de caminho e esta é a sua localização

17:50 19 Abril, 2026 15:41 19 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha vai permitir poupar muito tempo em desvios e os locais esperam melhorias na economia local

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:30 19 Abril, 2026 01:29 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Algarve, Gastronomia

Francisca Dias vence etapa regional do Chefe do Ano em Portimão

17:50 22 Abril, 2026 17:50 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens chefs brilham em competição nacional realizada em Portimão, com talento, criatividade e técnica a marcarem a etapa regional do Chefe do Ano

Algarve, Cultura, Política

Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve

17:40 22 Abril, 2026 17:37 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações do 25 de Abril juntam cultura e cidadania em Faro, com cerimónias oficiais, música e concerto no Teatro das Figuras

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve, Economia

“Faz meio turno e ganha o verão inteiro”: ALDI está a contratar em várias cidades e salários são acima da média

10:00 18 Abril, 2026 20:21 19 Abril, 2026 | Luís Santos

O ALDI está a contratar em várias localidades, com oportunidades para quem procura trabalho sazonal durante os meses de verão

Últimas Notícias

  • São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica
    São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica
  • Crédito Agrícola promove debate sobre investimento no Algarve
    Crédito Agrícola promove debate sobre investimento no Algarve
  • Francisca Dias vence etapa regional do Chefe do Ano em Portimão
    Francisca Dias vence etapa regional do Chefe do Ano em Portimão
  • Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve
    Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve
  • Apagão, catástrofe ou evacuação? Autoridades belgas pedem aos cidadãos que tenham este kit ‘à mão’
    Apagão, catástrofe ou evacuação? Autoridades belgas pedem aos cidadãos que tenham este kit ‘à mão’
  • Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve
    Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

Opinião

  • União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
    União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
  • Sustentabilidade do turismo no Algarve: desafios e oportunidades para o futuro | Por Nélia Alfarrobinha
    Sustentabilidade do turismo no Algarve: desafios e oportunidades para o futuro | Por Nélia Alfarrobinha
  • Bilhete Postal: Emigrar? Não sei… | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Emigrar? Não sei… | Por Eduardo Costa
  • Politicamente (in)correto: Entre o pó das obras e o silêncio das gavetas, o Algarve espera | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Entre o pó das obras e o silêncio das gavetas, o Algarve espera | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
    União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
  • Ganha mais, paga mais? Há uma proposta na UE que pode mudar as multas de trânsito
    Ganha mais, paga mais? Há uma proposta na UE que pode mudar as multas de trânsito
  • “Surda” conquista público europeu e vence prémio de cinema LUX 2026
    “Surda” conquista público europeu e vence prémio de cinema LUX 2026
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal