Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

PSD reúne pela primeira vez Conselho Nacional saído do Congresso de fevereiro na 6.ª feira

PSD vai reunir pela primeira vez o Conselho Nacional eleito no Congresso de fevereiro, já esta sexta-feira na cidade de Olhão, no Real Marina Hotel

10:37 24 Setembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Existirão alterações a regulamentos internos

O PSD vai reunir pela primeira vez na sexta-feira o Conselho Nacional eleito no Congresso de fevereiro, com alterações a regulamentos internos e “análise da situação política” na agenda, e alguns conselheiros a pedirem que se debatam as autárquicas.

A primeira reunião do novo Conselho Nacional deveria ter acontecido logo em março, mas a pandemia de covid-19 levou os sociais-democratas a suspenderem todas os encontros presenciais até ao verão.

Se a direção do PSD definiu que só a partir de janeiro (e provavelmente após as presidenciais) devem começar a ser discutidos e apresentados candidatos às autárquicas do outono do próximo ano, alguns conselheiros defendem que o tema deve já estar em cima da mesa.

“É importante que o partido comece a debater a questão autárquica e a estimular os seus melhores quadros para protagonizarem candidaturas”, defendeu Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão e que encabeçou a segunda lista mais votada no último Conselho Nacional, depois da da direção.

O autarca, que foi um dos principais apoiantes de Luís Montenegro na última disputa interna, não irá a Olhão na sexta-feira por ser dia de Assembleia Municipal, mas apelou a que todos os conselheiros nacionais deem os seus contributos para que “o presidente do partido seja bem-sucedido nas suas escolhas”.

“O partido sempre teve, e felizmente tem, pessoas que foram governantes, que são e foram deputados, que estão e foram autarcas, pessoas da sociedade civil”, disse, apelando a que se escolham “os melhores”.

Para as duas maiores câmaras do país, Lisboa e Porto, Paulo Cunha diz que gostaria de ver “figuras que se identifiquem com o PSD e tenham um percurso ligado ao PSD”.

“Confesso que acho que o PSD deve ter uma candidatura própria a Lisboa, e não apoiar uma candidatura liderada pelo CDS”, disse, questionado sobre a sugestão do ex-ministro Poiares Maduro de uma candidatura conjunta encabeçada por Paulo Portas.

Já o líder da JSD, Alexandre Poço, confirmou à Lusa que irá ao Conselho Nacional defender o apelo que lançou numa carta aberta na quarta-feira aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de âmbito nacional do centro-direita nas eleições autárquicas de 2021.

O conselheiro nacional e ex-líder da concelhia do Porto Hugo Neto também irá a Olhão para defender que a reunião sirva como ponto de partida do debate interno para o “enorme desafio” que o partido vai ter em 2021, recordando que foi Rui Rio que disse que as autárquicas seriam as eleições mais importantes para o PSD.

Hugo Neto escreveu à direção no final de julho a pedir a convocação urgente de um Conselho Nacional, reiterando o pedido no início de setembro, e avisou que o órgão máximo entre congressos não pode estar dez meses sem se reunir.

“A falta de debate interno leva ao adormecimento do partido e isso não é nada positivo (…) Estamos a cerca de um ano desse enorme desafio que exige a unidade do partido, muito mais do que outras eleições”, alertou, considerando que “é muito importante que as estruturas locais não se sintam ultrapassadas” no processo.

Na mesma lógica de promover o debate interno, Hugo Neto – que apoiou Miguel Pinto Luz na disputa interna e Montenegro na segunda volta – pede a realização de um congresso extraordinário de revisão estatutária “logo depois das presidenciais” e uma convenção autárquica para o verão.

Antes da análise da situação política – o último ponto da ordem de trabalhos -, o Conselho Nacional tem na agenda a aprovação de contas do ano passado e do orçamento para este ano, bem como duas alterações a regulamentos internos que o secretário-geral do PSD, José Silvano, classifica como de pormenor.

Uma delas visa fazer coincidir os prazos dos processos eleitorais internos com os horários de funcionamento da sede (evitando que se fixem prazos para a meia-noite, por exemplo) e outra para acrescentar, no regulamento de disciplina, que constitui infração grave propor, requerer ou integrar comissões de honra de listas de outros partidos (até aqui só se aplicava a quem integrasse as listas efetivamente entregues em tribunal).

Antes do Conselho Nacional, decorrerá, como habitualmente, uma reunião da Comissão Política Nacional, e o presidente do partido, Rui Rio, já disse querer abordar o tema das presidenciais do início de 2021.

Rui Rio tem remetido a decisão sobre o apoio do PSD a Marcelo Rebelo de Sousa para uma deliberação do Conselho Nacional a tomar depois de o atual chefe de Estado esclarecer se se recandidata a Belém, mas considerando essa “a opção natural” do partido.

“Parece-me evidente que, estando na Presidência da República alguém da fundação do PSD, que foi líder do PSD, que é Presidente num momento em que precisamos de estabilidade e quando olhamos aos outros candidatos que já se perfilaram – designadamente André Ventura e Ana Gomes, que são candidatos de muita rutura – penso que é aconselhável o país ponderar e ter calma”, reiterou na segunda-feira, em entrevista à SIC-Notícias.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve Cultura Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

Algarve Política

PS aprova moção de José Nascimento para diversificar a economia do Algarve

11:42 29 Junho, 2026 11:52 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Proposta recebeu 74% dos votos da CN e defende uma estratégia de desenvolvimento que complemente o turismo com novos setores económicos

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 11:36 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área de ensino

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Cultura Desporto

Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria

11:09 29 Junho, 2026 11:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festas decorrem de 3 a 5 de julho, em Altura, com Festival da Juventude, Agir, desporto, artesanato e procissão

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Algarve, Cultura, Vídeo

Ricky B lança “Rainha” com videoclipe gravado na Ilha da Culatra [vídeo]

09:00 29 Junho, 2026 09:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Videoclipe foi gravado na Ilha da Culatra, local onde Ricky B cresceu e começou a sonhar com a música

Algarve, Política

PS aprova moção de José Nascimento para diversificar a economia do Algarve

11:42 29 Junho, 2026 11:52 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Proposta recebeu 74% dos votos da CN e defende uma estratégia de desenvolvimento que complemente o turismo com novos setores económicos

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”

10:28 29 Junho, 2026 11:36 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Exames nacionais 'debaixo de olho': há atrasos e relatos de professores convocados para corrigir disciplinas fora da sua área de ensino

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Cultura, Desporto

Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria

11:09 29 Junho, 2026 11:12 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festas decorrem de 3 a 5 de julho, em Altura, com Festival da Juventude, Agir, desporto, artesanato e procissão

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Últimas Notícias

  • PS aprova moção de José Nascimento para diversificar a economia do Algarve
    PS aprova moção de José Nascimento para diversificar a economia do Algarve
  • Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria
    Altura celebra Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria
  • Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos
    Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos
  • Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”
    Polémica nos exames nacionais: “Professores de Geografia foram convocados para classificar provas de Francês”
  • Cinema ao ar livre regressa com programação itinerante em Tavira e São Brás
    Cinema ao ar livre regressa com programação itinerante em Tavira e São Brás

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Vamos ficar de Olhos Abertos para a violência?
    Vamos ficar de Olhos Abertos para a violência?
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal