O Partido Social Democrata de Vila Real de Santo António e toda a sua estrutura de candidatura às eleições autárquicas de 2021 repudiaram “veementemente a atitude homofóbica de que foi alvo o seu candidato e cabeça de lista, Luís Gomes, num vil comentário na rede social Facebook feito por um candidato das listas do PS à Camara Municipal desta cidade”.
“As ofensas atentam contra o bom nome do candidato Luís Gomes e põem em causa os valores democráticos da igualdade e da tolerância que o PSD defende e sempre defendeu”, refere o PSD de VRSA em comunicado, acrescentando que “a homofobia é um crime grave e deve ser denunciado às autoridades competentes de forma a responsabilizar os autores e defender as liberdades e garantias de um estado de direito democrático”.
Toda a estrutura de candidatura encabeçada pelo Luís Gomes exige, assim, “à candidatura do Partido Socialista liderada por Álvaro Araújo uma tomada de posição pública sobre esta atitude e a retirada imediata do autor deste crime das suas listas às próximas eleições autárquicas”.
Paulo Karussa, que integra a lista do PS liderada por Álvaro Araújo, terá chamado a Luís Gomes “panasca”, num comentário escrito no Facebook, dizendo ainda que “este gajo nem merece o pão que come”.
O autor do comentário afirma na sua página de Facebook: “quem me conhece de perto sabe desde há muito os problemas que tenho com um candidato a presidente da câmara pelas perseguições a que fui sujeito há alguns anos, mas reconheço que desta vez excedi-me num comentário que fiz pelo que lamento o sucedido e assumo sozinho a responsabilidade do mesmo”.
“Em nada este comentário representa a conduta democrática da candidatura que defendo e que continuarei a defender. É um ato praticado por mim e pelo qual eu respondo sozinho”, assume.