Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dossier Autárquicas 2017, Política

PSD aposta nos planos de drenagem e mobilidade para mudar Albufeira

Chama-se Carlos Silva e Sousa e recandidata-se à presidência da Câmara albufeirense pelas cores do PSD que concorre isolado. O actual autarca diz-se a meio de um ciclo que traçou há quatro anos e quer dar um novo impulso ao concelho. O candidato afirma que ‘Albufeira XXl – Visão Estratégica’ é um programa com respostas […]

07:08 27 Setembro, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PSD repete formula vencedora com Carlos Silva e Sousa ao leme da candidatura a Albufeira

Chama-se Carlos Silva e Sousa e recandidata-se à presidência da Câmara albufeirense pelas cores do PSD que concorre isolado.

O actual autarca diz-se a meio de um ciclo que traçou há quatro anos e quer dar um novo impulso ao concelho.

O candidato afirma que ‘Albufeira XXl – Visão Estratégica’ é um programa com respostas para o concelho que podem fazer a diferença.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL

POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate à Presidência da Câmara?
Carlos Silva e Sousa (CSS): Estamos a meio de um ciclo que traçámos há quatro anos e que pretende dar um novo impulso a Albufeira. Iniciámos o mandato com a intenção firme de estabilizarmos as finanças da autarquia, após a crise vivida. Cumprimos esse objetivo, antecipámos o pagamento do PAEL e essa medida permitiu-nos colocar os impostos municipais nos mínimos legais. Tivemos depois as cheias que nos obrigaram a canalizar recursos financeiros e humanos. Neste período fomos preparando procedimentos e concursos para voltarmos a investir na qualificação urbana, ao mesmo tempo que fomos iniciando e desenvolvendo projetos para implementarmos equipamentos que julgamos serem fundamentais para o futuro do concelho. Estamos, como referi, a meio desse processo e teremos um próximo mandato com um investimento público capaz de responder a muitas preocupações da nossa comunidade. Sentindo que temos o projeto a meio, com certeza que não poderia deixar de manifestar a minha disponibilidade para ma candidatar a Presidente de Câmara.

P: Na sua opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?
CSS O nosso projeto identifica várias questões de índole social, mas também ligada à gestão e qualificação da cidade, ao funcionamento dos serviços e à economia e competitividade.

Na componente social, estamos com necessidades ao nível do apoio à população sénior e em termos de habitação. O nosso programa prevê por isso, a construção de três lares e centros de dia, bem como a criação de residências assistidas e unidades de cuidados continuados.

Por outro lado, a questão da habitação vai exigir de nós uma estratégia específica com recurso a múltiplos instrumentos, que estão também plasmados no nosso programa. Na qualificação urbana, a requalificação da zona da Oura, Montechoro e Santa Eulália, são fundamentais para a valorização daquela importante zona turística, bem como um conjunto de arranjos que iremos implementar no centro da cidade. Ainda neste âmbito, um olhar muito atento ao património, onde iremos investir na recuperação e valorização do nosso centro histórico, com várias iniciativas já programadas.

Vamos com certeza melhorar o serviço de higiene urbana e recolha de resíduos, assim como reforçar a nossa política de mobilidade. No campo económico, estamos a trabalhar na instalação no concelho de vário equipamentos que julgamos serem estruturantes para o concelho.

Em Paderne, uma Escola Internacional ligada à formação náutica, em Ferreiras um Pólo Regional do IEFP e um novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Albufeira que irá complementar o existente, e em Albufeira uma Escola Superior de Musica e Artes. Nos serviços, pugnar pela sua melhoria e eficiência, para podermos estar mais perto dos municípios.

Carlos Silva e Sousa diz que o seu partido quer Albufeira preparada para o século XXI com visão estratégica

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê?
CSS Estou convicto de que temos a melhor equipa e o melhor projeto. Em termos de equipa, acompanha-me um núcleo duro que está perfeitamente ciente da realidade do concelho e que está preparada para, logo após a tomada de posse, colocar em prática aquilo que são as ideias e projetos que estamos a desenhar. E isso faz toda a diferença.

Mas temos ainda um conjunto de listas constituídas por gente que está disponível para trabalhar em rede, com todos a remarem para o mesmo lado, colocando o concelho e as suas freguesias acima dos seus interesses pessoais e partidários. Em termos de Programa, sinceramente, acho que não existe comparação em relação ao que é proposto, tal é a diferença no conhecimento dos processos.

Temos propostas objetivas e devidamente justificadas ao invés de propostas genéricas que são apresentadas por outras forças políticas, muitas com total desconhecimento da realidade do concelho.

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face às dos restantes candidatos?
CSS Temos uma visão estratégica para Albufeira, plasmada no nosso documento “Albufeira XXl – Visão Estratégica” no qual apresentamos um olhar de conjunto para o concelho. Não apresentamos medidas avulsas, nem tão pouco ideias vazias de “mais” e “melhor”.

Somos muito objetivos naquilo que propomos e essa objetividade decorre da nossa experiência das necessidades do concelho e do conhecimento em relação ao andamento dos diversos dossiers. A aposta no património e na formação são, julgo, altamente diferenciadoras, assim como aquilo que iremos fazer na cultura e nos espaços verdes e lazer.

PA: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?

O Plano de Drenagem de Albufeira será com certeza uma obra de grande impacto na cidade, e que irá prevenir situações futuras que possam ocorrer. Considero que se trata de um investimento estruturante para Albufeira.

Também o Plano de Mobilidade que tem a ver com gestão de trânsito, estacionamento, transportes, acessibilidades, será um importante sinal de modernidade, onde incluímos muitas medidas ligadas à proteção ambiente. Uma palavra ainda para os equipamentos que referi atrás, que julgo serem fundamentais para darmos um novo impulso ao concelho.

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 18:50 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia Europa Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Praia de Olhos d' Água, Albufeira.
Algarve

“Um fenómeno único”: nesta localidade no Algarve nasce água doce no meio da praia e qualquer um pode ver

09:50 20 Setembro, 2026 14:44 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na maré baixa, o areal de Olhos de Água revela nascentes de água doce conhecidas como “olheiros”, uma particularidade da costa de Albufeira

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€

22:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes

21:30 20 Setembro, 2026 20:51 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções no abastecimento de água estão previstas entre 21 e 25 de setembro em várias localidades portuguesas, com alguns cortes a prolongarem-se durante várias horas

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Nacional

Viúva perde pensão de reforma de 872€ por pedir pensão de viuvez e caso chega à Justiça europeia: “97,88% dos afetados são mulheres”

21:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A viúva espanhola ficou sem a pensão de reforma de 872,37 euros após pedir a pensão de viuvez

Crédito: Magnific
Algarve Ensino Nacional

Algarve entre as zonas com falta de professores e ministro anuncia colocações diárias

16:10 18 Setembro, 2026 16:10 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Cerca de mil horários completos estão por preencher no país. Colocação diária de professores começa a 19 de setembro, anunciou Fernando Alexandre

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve, Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 18:50 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia, Europa, Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Praia de Olhos d' Água, Albufeira.
Algarve

“Um fenómeno único”: nesta localidade no Algarve nasce água doce no meio da praia e qualquer um pode ver

09:50 20 Setembro, 2026 14:44 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na maré baixa, o areal de Olhos de Água revela nascentes de água doce conhecidas como “olheiros”, uma particularidade da costa de Albufeira

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€

22:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes

21:30 20 Setembro, 2026 20:51 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções no abastecimento de água estão previstas entre 21 e 25 de setembro em várias localidades portuguesas, com alguns cortes a prolongarem-se durante várias horas

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Nacional

Viúva perde pensão de reforma de 872€ por pedir pensão de viuvez e caso chega à Justiça europeia: “97,88% dos afetados são mulheres”

21:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A viúva espanhola ficou sem a pensão de reforma de 872,37 euros após pedir a pensão de viuvez

Crédito: Magnific
Algarve, Ensino, Nacional

Algarve entre as zonas com falta de professores e ministro anuncia colocações diárias

16:10 18 Setembro, 2026 16:10 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Cerca de mil horários completos estão por preencher no país. Colocação diária de professores começa a 19 de setembro, anunciou Fernando Alexandre

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Últimas Notícias

  • Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data
    Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data
  • Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€
    Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€
  • Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes
    Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes
  • Viúva perde pensão de reforma de 872€ por pedir pensão de viuvez e caso chega à Justiça europeia: “97,88% dos afetados são mulheres”
    Viúva perde pensão de reforma de 872€ por pedir pensão de viuvez e caso chega à Justiça europeia: “97,88% dos afetados são mulheres”
  • Tem carta de condução? Esta multa não tira pontos e não o impede de ganhar mais 3
    Tem carta de condução? Esta multa não tira pontos e não o impede de ganhar mais 3

Opinião

  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
  • Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
    Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento