Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Política

PS vai eleger entre esta sexta-feira e sábado os seus líderes federativos até 2024

No Algarve, o atual presidente e deputado Luís Graça terá como adversário Vítor Aleixo

09:01 4 Novembro, 2022 09:02 4 Novembro, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Os militantes socialistas vão eleger entre hoje e sábado as lideranças das 19 federações distritais do PS, com mandato até 2024, registando-se disputas em apenas seis e um predomínio das recandidaturas dos atuais presidentes.

“Há claramente no PS um ambiente de grande relevância democrática, mas não de grande disputa interna, resultado do momento que vivemos. Estas eleições federativas ocorrem a meio de um ciclo político”, declarou à agência Lusa o secretário nacional para a Organização, Pedro do Carmo.

Pedro do Carmo, também deputado do PS, assinalou que os mandatos que se vão iniciar após estas eleições federativas terminam em novembro de 2024, não apanhando nem as próximas eleições autárquicas nem, teoricamente, as próximas legislativas.

“Verifica-se por isso a prevalência de uma continuidade política”, acrescentou.

As eleições federativas do PS serão disputadas por mais do que uma lista nas federações do Algarve, Bragança, Coimbra, Oeste, Setúbal e Porto – esta última a maior federação socialista do país em que o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, terá a oposição de João Pedro Pereira, conotado com a tendência minoritária de Daniel Adrião.

No Algarve, o atual presidente e deputado Luís Graça terá como adversário Vítor Aleixo; a deputada e ex-secretária de Estado Berta Nunes enfrenta Bruno Veloso em Bragança; e em Coimbra o autarca Nuno Mota tem o seu lugar disputado pelo antigo deputado Vítor Baptista.

Em Setúbal, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendes, recandidata-se, mas enfrenta a oposição de Helena Domingues, também conotada com a tendência de Daniel Adrião; e na Federação do Oeste a disputa é entre Brian Silva e Pedro Folgado.

De todos os atuais presidentes de federação que se podiam agora recandidatar, apenas dois não o fazem: O ex-secretário de Estado Jorge Gomes, em Bragança, que decidiu afastar-se da primeira linha da atividade política; e Manuel Pizarro, que não se recandidata no Porto para não acumular estas funções com o exercício do lugar de ministro da Saúde.

Há 14 presidentes de federação que se vão recandidatar nestas eleições: Luís Graça (Algarve), Duarte Cordeiro (FAUL), Jorge Sequeira (Aveiro), Nélson Brito (Baixo Alentejo), Vítor Pereira (Castelo Branco), Nuno Moita (Coimbra), Luís Dias (Évora), Alexandre Lote (Guarda), Walter Chicharro (Leiria), Pedro Folgado (Oste), Hugo Costa (Santarém), António Mendes (Setúbal), Miguel Alves (Viana do Castelo) e José Rui Cruz (Viseu).

São novos candidatos sem oposição Frederico Castro em Braga, Luís Testa em Portalegre e Luís Machado em Vila Real.

Luís Graça e Vítor Aleixo disputam eleições para a Federação do PS do Algarve
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Habitação: Há 33.800 contratos de arrendamento com desconto no IRS – valor médio mensal é de €576
    Habitação: Há 33.800 contratos de arrendamento com desconto no IRS – valor médio mensal é de €576
  • Portugal deteria Putin e espera o mesmo dos outros 122 países signatários do TPI
    Portugal deteria Putin e espera o mesmo dos outros 122 países signatários do TPI
  • Portimão: Estação Elevatória de Águas Residuais do Vau já entrou em funcionamento
    Portimão: Estação Elevatória de Águas Residuais do Vau já entrou em funcionamento
  • Slide & Splash abre portas a 3 de abril e conta com novidades
    Slide & Splash abre portas a 3 de abril e conta com novidades
  • Piloto Miguel Oliveira agradado com novas cores da mota para a temporada de 2023. Na nova mota predominam azul, laranja e negro
    Piloto Miguel Oliveira agradado com novas cores da mota para a temporada de 2023. Na nova mota predominam azul, laranja e negro
  • Direitos Humanos: Rússia, China e Irão entre os piores países numa lista de 198
    Direitos Humanos: Rússia, China e Irão entre os piores países numa lista de 198
  • McDonald’s está a recrutar e tem 500 vagas para o Algarve
    McDonald’s está a recrutar e tem 500 vagas para o Algarve

Opinião

  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
  • Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
    Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota
  • A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas
    A Civilização do Lazer: “O lazer é uma criação da civilização industrial” | Por Elidérico Viegas
  • Teatro Lethes: “Uma peça mal contada” | Por Emílio C. Coroa
    Teatro Lethes: “Uma peça mal contada” | Por Emílio C. Coroa
  • A habitação constrói-se com todos | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
    A habitação constrói-se com todos | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
  • Um Governo próximo e comprometido com o Algarve  | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
    Um Governo próximo e comprometido com o Algarve | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
  • O Alojamento Local, a habitação e a destruição do turismo | Por Carlos Baía
    O Alojamento Local, a habitação e a destruição do turismo | Por Carlos Baía

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
  • Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
    Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve