Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Presidenciais: Vitorino Silva quer fechar políticos e Mayan diz que país não aguenta novo confinamento

O candidato liberal questionou ainda se o facto do Governo ter determinado os confinamentos de meios fins de semana, concentrando as pessoas às compras nas manhãs, “não contribuiu” para os atuais números

10:10 9 Janeiro, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Tiago Mayan Gonçalves disse que tem sido contrário “a este estado de emergência” porque “tem continuamente adotado medidas de caráter geral”

O candidato presidencial Vitorino Silva defendeu, em debate, na sexta-feira, que se o país fechar os políticos também têm de fechar, enquanto Tiago Mayan Gonçalves insistiu que Portugal não aguenta mais um confinamento geral.

Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, e Tiago Mayan Gonçalves, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), foram os protagonistas de um frente a frente transmitido na sexta-feira à noite, na RTP3, que decorreu com tranquilidade e foi dominado pelos assuntos ligados à pandemia e à saúde.

No dia em que Portugal registou 118 mortos relacionados com a covid-19 e 10.176 novos casos de infeção com o novo coronavírus, os valores diários mais elevados desde o início da pandemia, o moderador Carlos Daniel introduziu o tema do estado de emergência e do novo confinamento que está a ser ponderado pelo Governo.

Tiago Mayan Gonçalves disse que tem sido contrário “a este estado de emergência” porque “tem continuamente adotado medidas de caráter geral” e reiterou que o “país não aguenta um novo confinamento generalizado”.

O candidato liberal questionou ainda se o facto do Governo ter determinado os confinamentos de meios fins de semana, concentrando as pessoas às compras nas manhãs, “não contribuiu” para os atuais números.

Considerou que foi este tipo de medidas “aplicadas de forma totalmente cega e generalizada” que trouxeram “destruição económica e social” que vai “trazer pobreza e a pobreza vai trazer morte”.

Para Vitorino Silva, “se o país fechar, também têm que fechar os políticos”. “Se o povo for para casa eu também vou para casa. Temos que tratar os partidos políticos como o povo e às vezes os partidos e os políticos têm mordomias”, afirmou.

O candidato e fundador do partido Reagir, Incluir, Reciclar (RIR), que já tinha falado há dois dias no adiamento das eleições presidenciais, lembrou uma audiência no Palácio de Belém, em outubro, durante a qual disse ter manifestado a Marcelo Rebelo de Sousa “preocupações com a data das eleições presidenciais em janeiro”, altura em já esperava “acréscimo bastante elevado de cidadãos impossibilitados de sair de casa por força da covid-19”.

“O nosso povo não pode morrer, há quem acredite em milagres, eu vi políticos com responsabilidade a dizer o milagre português, não há milagres, pelo menos nunca vi nenhum político a fazer milagres, agora se estivermos a morrer nós temos que proteger o nosso povo, a nossa gente”, referiu.

Tiago Mayan Gonçalves insistiu na ideia de que se continua a “não usar toda a capacidade instalada de saúde do país” e que “há responsabilidades por isto”.

Confrontado pelo moderador sobre se não terá um “preconceito inverso” às acusações que atribui ao Governo, por não recorrer aos privados, o candidato liberal afirmou: “eu não tenho preconceito nenhum, a existência de hospitais públicos é essencial no panorama do país”.

“Como posso recusar uma realidade evidente. É evidente que a oferta de saúde do SNS, oferta exclusivamente pública, é estruturante no país que temos, mas isso não significa que tenhamos de eliminar toda uma oferta que podia e devia estar a dar uma resposta desde março, tinha que estar e não esteve, não por preconceitos ideológicos meus, é por preconceitos ideológicos deste governo”, apontou.

E referiu que, na generalidade dos países europeus, não ocorreu “o excesso de mortes não covid-19, na dimensão” que Portugal teve.

O candidato liberal salientou ainda que o sistema que propõe “é totalmente constitucional”, que o “sistema atual está a garantir que as pessoas que tenham acesso a listas de espera” e fez questão de salientar que a sua proposta é de “acesso universal aos cuidados de saúde”.

Vitorino Silva disse que vai sempre ao hospital público, mas que defende o privado e referiu que “há muita gente que não tem dez euros para pagar a taxa moderadora”.

Relativamente ao financiamento para a Saúde, Vitorino interveio defendendo que, neste momento, se “está mesmo a precisar que se tire de outro lado” e introduziu no debate a questão da TAP.

O moderador pegou no mote da TAP e questionou Vitorino Silva sobre o apoio à companhia área nacional que pode ultrapassar os três mil milhões de euros.

“Eu não quero é que haja a TAP boa e a TAP má, eu não quero que façam na TAP o que fizeram no Novo Banco”, frisou.

Considerou que a companhia aérea não tem levado muito a sério o Porto e defendeu uma “TAP pública, mas com bons gestores”.

Tiago Mayan Gonçalves apontou a divergência com Vitorino Silva nesta matéria, afirmou que “não pode entrar nem mais um euro de dinheiro público na TAP” e repetiu a ideia de que não quer ser acionista da companhia.

“Vamos ser sérios, a TAP nunca demonstrou ser viável, abandonou todo o país há muitos anos, antes da pandemia. Abandonou o Norte, Faro, as ilhas”, afirmou.

Já no final do debate, questionado sobre as eleições autárquicas e o apoio a Rui Moreira, eleito pelo movimento “Porto, o Nosso Partido”, para a Assembleia da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Mayan Gonçalves referiu que a IL ainda não tomou “decisão nenhuma”.

Vitorino Silva, confrontado pelas sondagens que o colocam ainda longe dos 3,28% de votos conquistados há cinco anos, disse que quando nunca sentiu “Lisboa tão perto de Rans” quando anda no seu gabinete “que é a rua”.

Já no final do debate, tirou um agrafador do bolso e disse que ele e Tiago Mayan Gonçalves são os que merecem mais ser Presidentes da República porque sabem “muito bem” o “quanto foi duro” agrafar as assinaturas que foram entregues ao Tribunal Constitucional.

Além de Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva, são também candidatos à Presidência da República Marcelo Rebelo de Sousa, João Ferreira, Ana Gomes, André Ventura e Marisa Matias.

As eleições presidenciais estão marcadas para 24 de janeiro.

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 19:15 4 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Economia Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve, Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 19:15 4 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Economia, Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Últimas Notícias

  • Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões
    Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões
  • Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística
    Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística
  • Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
    Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua

Opinião

  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal