Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Presidenciais: O dia em que a dramatização contra extrema-direita entrou na campanha

Dois candidatos, a socialista Ana Gomes e o comunista João Ferreira, fizeram os seus avisos e dramatização num dia em que todos, à exceção de Vitorino Silva tiveram ações de rua

21:03 16 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A primeira a dramatizar foi a ex-eurodeputada do PS, em Coimbra, ao ser questionada sobre a subida do candidato de André Ventura, candidato do Chega

A campanha das presidenciais entrou hoje na segunda metade com uma dramatização no voto à esquerda, contra a extrema-direita, e a “entrada” do ex-primeiro-ministro José Sócrates no debate eleitoral.

Dois candidatos, a socialista Ana Gomes e o comunista João Ferreira, fizeram os seus avisos e dramatização num dia em que todos, à exceção de Vitorino Silva, ou Tino de Rans, tiveram ações de rua.

A primeira a dramatizar foi a ex-eurodeputada do PS, em Coimbra, ao ser questionada sobre a subida do candidato de André Ventura, candidato do Chega, da extrema direita: quando a esquerda se desuniu “abriu caminho a forças prejudiciais à democracia”, avisou, apesar de dizer que confia que os portugueses, no dia das eleições, vão mostrar que os que querem regressar à ditadura “não passarão”.

Era o comentário da candidata apoiada pelo PAN, Livre e dirigentes do PS sobre a divisão à esquerda e o cenário de o país “ter a extrema-direita em segundo lugar”, risco levantando pelo seu apoiante Rui Tavares, dirigente do Livre.

“Temos de ter memória, importa ter memória, a democracia não pode ser tolerante com os intolerantes”, afirmou.

Separados por 200 quilómetros, e menos dramático do que Ana Gomes, João Ferreira, apoiado pelo PCP e Verdes, também foi questionado sobre o tema e disse que “derivas antidemocráticas” como as que estão a surgir em Portugal se combatem “indo à raiz” do problema, com políticas que ajudem a resolver a insatisfação dos cidadãos.

Questionado sobre a possibilidade de Ventura ultrapassar o número total de votos à esquerda, o eurodeputado rejeitou que tal “profecia”: “Por muito que alguns procurem, a partir de protagonismo que dão a determinadas forças, fazer das profecias que anunciam profecias que se cumprem, isso não vai acontecer.”

Marisa Matias, a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, também entrou no debate sobre a “extrema-direita”, mas centrou-se no caso dos insultos de que foi alvo pelo candidato presidencial do Chega.

A “primeira grande lição aos insultos da extrema-direita” já foi dada e a “segunda grande lição” será no dia das eleições, disse, apelando ao voto com coragem, dignidade e solidariedade, num comício virtual transmitido desde Viseu, mas também na “confiança pela igualdade, pelo Serviço Nacional de Saúde, pela gente que sofre e pela gente que luta”.

O alvo destas críticas, André Ventura, só fez campanha ao fim da tarde em Bragança, mas, na véspera, num comício de Viseu, elegeu Ana Gomes e Marcelo Rebelo de Sousa como os seus principais adversários na corrida a Belém e atacou o Governo de António Costa de ser “corrupto”.

E no dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, voltou à rua em campanha, no Barreiro (Setúbal), Ana Gomes acusou o Presidente e recandidato de ter ajudado a “minar” uma requisição civil dos privados na saúde, responsabilizando-o por nem todos os meios humanos e físicos estarem a ser aproveitados para conter a epidemia de covid-19.

E por ter dado “palco e força aos privados contra a decisão e intenções da ministra da Saúde”, disse a candidata, preocupada com os números de mortos e infetados pelo novo coronavírus que hoje atingiu recordes diários: 166 mortes e 10.947 novos casos.

Marcelo é que não respondeu a nenhuma destas críticas, optou por falar apenas sobre a pandemia e fez um apelo aos portugueses para que levem o confinamento a sério e não o encarem como leve ou facultativo, evitando sobrecarregar ainda mais os serviços de saúde.

Em campanha pelo Algarve, o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), Tiago Mayan Gonçalves, defendeu que o Governo deve recorrer a toda a capacidade de saúde, incluindo a oferta privada e social, impressionado com as filas de ambulâncias com doentes covid à porta de hospitais.

“É infelizmente o cenário que vi pré-anunciado na reunião do Infarmed e que se está a verificar. Nós estamos a entrar num cenário de guerra, efetivamente, e é lamentável que tenhamos chegado a este ponto. Os motivos para isso são, acima de tudo, de má gestão e de responsabilidade e de falta de previsão e de impreparação deste Governo”, disse.

Também foi de Ana Gomes a referência a José Sócrates, o ex-primeiro-ministro envolvido no processo Marquês.

A ex-eurodeputada considerou “elucidativo” que o antigo chefe do Governo a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa, recusando falar mais sobre quem “organizou desvio de recursos do Estado”, ao ser questionada sobre o artigo de Sócrates divulgado na sexta-feira, em que alerta para a “brutalidade” da extrema-direita e critica a “maledicência” para “agradar a pasquins” da candidata Ana Gomes.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Opinião Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Opinião, Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Homem foi parcialmente sugado para fora de avião da Ryanair: investigação preliminar aponta causa inesperada

19:30 20 Julho, 2026 19:23 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novos detalhes sobre o caso da Ryanair que chocou passageiros em toda a Europa

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Últimas Notícias

  • Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
    Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
  • Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
    Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
    Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
  • Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304
    Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento