Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dossier Autárquicas 2017, Política

Portimão: José Pedro Caçorino aposta em coligação

É com uma coligação que o líder regional do CDS-PP, José Pedro Caçorino, pretende conquistar pela primeira vez para a direita a Câmara da cidade do Arade. Para tanto uniu PPD/PSD, CDS-PP, MPT e PPM sob o lema Servir + Portimão e avança para as urnas na tentativa de por fim ao bastião socialista do […]

13:00 22 Setembro, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Líder regional do CDS-PP assume o combate na cidade do Arade

É com uma coligação que o líder regional do CDS-PP, José Pedro Caçorino, pretende conquistar pela primeira vez para a direita a Câmara da cidade do Arade. Para tanto uniu PPD/PSD, CDS-PP, MPT e PPM sob o lema Servir + Portimão e avança para as urnas na tentativa de por fim ao bastião socialista do Algarve.

O director de seguros de 56 anos tem pela frente até ao final da campanha o desafio de fazer o eleitorado virar à direita, com Isilda Gomes aos comandos da nau do PS a navegar em águas que lhe são tradicionalmente favoráveis.

Nas respostas dadas às cinco questões formuladas pelo POSTAL o cabeça-de-lista traça a ideia política que tem para o concelho que pretendo governar a partir de 1 de Outubro.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL
José Pedro Caçorino – Servir + Portimão

POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate à Presidência da Câmara?
José Pedro Caçorino (JPC): Candidato-me, antes de mais, por um imperativo de consciência! Porque considero que a minha terra está numa situação muito difícil e porque constato, com um número cada vez maior de cidadãos de Portimão, que o caminho seguido nos últimos quatro anos piorou consideravelmente a realidade do nosso concelho.

Depois, assumo esta candidatura em conjunto com toda a minha equipa, porque sabemos que é possível fazer mais e muito melhor pela nossa terra e pela nossa gente. Os nossos concidadãos estão cada vez mais divorciados da vida da sua comunidade, da resolução quotidiana dos desafios e problemas que o concelho enfrenta. Para nós é fundamental não só dar voz aos cidadãos, mas sobretudo envolvê-los na tomada de decisão sobre as questões, problemas e anseios que respeitam a todos nós! O futuro de Portimão passa pelo contributo e pela participação de todos!

Candidato-me, em suma, porque quero em conjunto com a minha equipa, devolver Portimão aos seus Cidadãos! Queremos muito mais para Portimão!

P: Na sua opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?
JPC: O principal problema do concelho continua a ser a dívida esmagadora que impede o investimento público, afasta o investimento privado e obriga, devido ao empréstimo do FAM, a uma pesada carga fiscal sobre as famílias e as empresas. Estes serão os problemas mais prementes! Mas temos outros problemas que afectam de forma negativa a qualidade de vida dos nossos concidadãos. A degradação e falta de manutenção do espaço público, a ausência de espaços verdes, o abandono e desertificação do centro histórico de Portimão, o definhamento do comércio tradicional, a excessiva dependência do turismo, com os problemas resultantes da sazonalidade na actividade económica, as questões associadas à mobilidade, transportes e trânsito, sem esquecer o enorme problema do estacionamento tarifado no centro da cidade e na Praia da Rocha, a ausência de participação cívica dos Portimonenses, são problemas gravíssimos que afectam o nosso concelho.

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê?
JPC: A composição das nossas listas, formadas por pessoas de diferentes idades, origens e experiências profissionais, é a que melhor garante aos Portimonenses uma mudança segura nos destinos do nosso concelho.

Por um lado, temos candidatos com a experiência política e o conhecimento dos problemas e realidades do concelho, que são os mais bem preparados para devolver a esperança aos nossos concidadãos. Por outro lado, temos pessoas com a visão e a formação técnica indispensáveis à construção de um concelho moderno, virada para as pessoas, em que a garantia da qualidade vida dos munícipes, a criação de condições para que os Portimonenses voltem a ter orgulho na sua terra serão as nossas preocupações permanentes.

Propomo-nos mobilizar todos os recursos e pessoas, sem discriminar ninguém! E fazer com o Município seja um parceiro activo dos privados na criação de riqueza, de emprego e no desenvolvimento do concelho. Tenho a experiência e as capacidades para colocar o Município verdadeiramente ao serviço dos cidadãos e das empresas.

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face às dos restantes candidatos?
JPC: De uma forma resumida, o que nos distingue das outras candidaturas são as seguintes propostas:
– Valorizar os recursos humanos do Município, enquanto principal activo de que este dispõe para proporcionar um melhor serviço à população e às empresas;
– Pagar antecipadamente os empréstimos contraídos no âmbito do FAM, através da rentabilização do património imobiliário do Município e da redução da sua despesa primária;
– Implementar uma política activa de captação de investimento privado, designadamente, através da criação de incentivos e benefícios fiscais para a fixação de empresas e lojas âncora no cento histórico de Portimão;
– Executar uma política permanente de qualificação e manutenção do espaço público e das infra-estruturas, delegando num responsável municipal a tarefa de acompanhar, de forma permanente, as necessidades, problemas e reclamações sobre a manutenção de estradas, jardins e outros espaços públicos;
– Apostar numa política de mobilidade urbana, que privilegie a ligação intermodal entre os vários meios de transporte e um verdadeiro ordenamento de trânsito na cidade.

P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
JPC: Em primeiro lugar, lançar um debate alargado a todos os agentes económicos, população e demais actores locais, propondo que cheguemos a um consenso sobre o desígnio de desenvolvimento estratégico que queremos para Portimão nos próximos 15 anos.

Paralelamente, iremos pôr em prática desde logo uma política de criação de incentivos e de atracção de investimento, especialmente vocacionada para a reabilitação e dinamização do centro histórico de Portimão. E tomaremos em mãos as medidas indispensáveis a rentabilização do património imobiliário, tentando aumentar as receitas extraordinárias, de forma a termos condições de propor o quanto antes à Comissão Executiva do FAM o pagamento antecipado do empréstimo contraído e o alívio da carga fiscal sobre os munícipes (descida do IMI, aplicação do IMI familiar, eliminação da participação variável no IRS e da Derrama e diminuição das taxas e tarifas).

Tomaremos medidas enérgicas e permanentes de manutenção do espaço público e lançaremos um concurso para a requalificação do Parque da Juventude.

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem carta de condução? Esta data pode não ser a que pensa e conduzir com o documento caducado dá multa

08:50 9 Agosto, 2026 20:23 8 Agosto, 2026 | João Luís

Ano em que tirou a carta de condução pode fazer diferença e deixar passar a data de renovação pode trazer consequências que vão além da coima

Algarve Economia Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Cardiologista. Crédito: DR
Saúde

Aviso de cardiologista: este ingrediente “destrói silenciosamente o coração” e está presente em muitos alimentos

08:20 9 Agosto, 2026 15:43 7 Agosto, 2026 | João Luís

Este ingrediente mau para o coração está presente em vários produtos consumidos diariamente, muitas vezes sem que se repare na quantidade

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idoso a olhar para uma folha.
Nacional

Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão

18:00 9 Agosto, 2026 17:51 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por exercer funções no setor público enquanto recebia pensão, este notário reformado foi condenado a devolver mais de 59.000€ à Segurança Social espanhola

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem carta de condução? Esta data pode não ser a que pensa e conduzir com o documento caducado dá multa

08:50 9 Agosto, 2026 20:23 8 Agosto, 2026 | João Luís

Ano em que tirou a carta de condução pode fazer diferença e deixar passar a data de renovação pode trazer consequências que vão além da coima

Algarve, Economia, Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Cardiologista. Crédito: DR
Saúde

Aviso de cardiologista: este ingrediente “destrói silenciosamente o coração” e está presente em muitos alimentos

08:20 9 Agosto, 2026 15:43 7 Agosto, 2026 | João Luís

Este ingrediente mau para o coração está presente em vários produtos consumidos diariamente, muitas vezes sem que se repare na quantidade

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto, Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idoso a olhar para uma folha.
Nacional

Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão

18:00 9 Agosto, 2026 17:51 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por exercer funções no setor público enquanto recebia pensão, este notário reformado foi condenado a devolver mais de 59.000€ à Segurança Social espanhola

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Últimas Notícias

  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
  • Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa
    Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa
  • Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão
    Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão
  • “Trabalhei desde os 14 anos e com 48 anos de descontos tiraram‑me 28% da pensão”: homem despedido foi obrigado a reformar-se aos 61 anos
    “Trabalhei desde os 14 anos e com 48 anos de descontos tiraram‑me 28% da pensão”: homem despedido foi obrigado a reformar-se aos 61 anos
  • Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas
    Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
  • Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
    Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento