A freguesia de Porches recebeu primeira presidência aberta da Câmara de Lagoa, uma iniciativa que se enquadra no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Gabinete de Apoio às Freguesias, desde o último mandato, e que, de acordo com a autarquia, “já possibilitou a resolução das mais variadas situações a nível social, urbanístico ou cultural, tendo sobretudo sido uma forma do executivo municipal se munir de levantamentos reais, que permitiram planificar e desenvolver sustentadamente o concelho nos últimos quatros anos e apresentar projectos e acções para os próximos anos”.
Entre 22 e 24 de Janeiro, a visita contou com a participação do presidente da Câmara e vereadores, do presidente da Assembleia Municipal, do respectivo pessoal de apoio e também do executivo da Junta de Freguesia de Porches, com o objectivo de todos os órgãos autárquicos eleitos, poderem possuir uma visão in loco das realidades locais.
Visita teve início na Rua Direita
A visita começou pela Rua Direita, onde foram abordados os problemas da sua requalificação. Segundo a autarquia, “os responsáveis tiveram ainda no casco urbano a possibilidade de conhecer as possíveis soluções para a disponibilização de zona para construção a custos controlados de forma a fixar mais pessoas na freguesia, a reabilitação de edifícios e espaços degradados com vista à criação de novas valências na Freguesia, bem como a necessidade da implantação do projecto de mobilidade urbana promovido pela autarquia”.
A qualidade de acessos, esgotos e pluviais, bem como o fornecimento de água a zonas dispersas, foram os problemas mais abordados na manhã do segundo dia que se focou nas zonais rurais, em lugares como o Carrascal, Charnequinha, Cascalheira e Sobral, sempre em contacto e ouvindo as populações residentes. Seguiu-se uma visita à extensão do centro de saúde e à escola do ensino básico e jardim de infância onde foram verificadas necessidades de requalificação de espaços, bem como, constatadas as ultimas intervenções efectuadas pelos serviços do município.
Neste mesmo dia abordaram-se problemas de requalificação de áreas públicas na Senhora da Rocha, Crastos e Alporchinhos, incluindo a necessidade de melhorar os equipamentos do núcleo de pescadores da Senhora da Rocha com a requalificação de algumas das casas de apoio.
Presidência aberta terminou na Junta de Freguesia
Nas instalações da Junta de Freguesia, o último dia da visita foi dedicado à realização de uma retrospectiva e síntese das matérias abordadas, bem como dos assuntos em plano municipal como a requalificação da zona junto ao Bairro Municipal e do seu espaço de feiras, que, de acordo com a autarquia, “tão cedo quanto possível irá continuar a sua requalificação com a construção do armazém de apoio à actividade da Junta de Freguesia de Porches”.