Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Política

Pontal/Quarteira: Montenegro anuncia “programa de emergência social” e avisa: “este governo tem de ser muito escrutinado”

Líder do PSD critica os últimos casos que têm marcado membros do Governo e anuncia programa de emergência social para ser debatido em Setembro no Parlamento

22:58 14 Agosto, 2022 10:20 15 Agosto, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Vamos fazer o que compete aos partidos da oposição: escrutinar o partido do governo. E este governo tem de ser muito escrutinado”, anunciou Luís Montenegro no discurso que fez na Festa do Pontal, em Quarteira, onde anunciou um programa de emergência social. Desse programa fazem parte reduções em três escalões do IRS e subsídios diretos a pensionistas, a crianças e a jovens e a instituições sociais e empresas, num total de mil milhões de euros que devem ser financiados pelo excedente de impostos que tem vindo a ser arrecadado este ano devido à inflação.

“O Governo está a ganhar dinheiro com a inflação e aquilo que é moral é pelo menos devolver à sociedade, às pessoas, às famílias e às empresas e instituições uma parte do que está em excesso”, justificou Luís Montenegro. O líder do PSD considera que deveria ser o Governo a propor isso, mas, como o Executivo não o fez, o PSD já enviou uma carta ao presidente da Assembleia da República a pedir a marcação de um debate no início de setembro sobre o seu “programa de emergência social”. É o PSD a antecipar-se ao Governo que tem remetido para setembro uma resposta mais vasta ao aumento da inflação.

O programa do PSD tem cinco medidas, que Montenegro elencou. Primeiro, atrubuir de setembro a dezembro um vale alimetnar de 40 euros/mês a todos os pensionistas com reforma até 1097 euros. Em segundo, um vale alimentar para todos os que estão na vida ativa e têm rendimento inferior a 1100 euros.

Em terceiro lugar, o PSD propõe redução do IRS nos terceiro, quarto e quinto escalões. Os escalões abaixo são abrangidos pelas medidas anteriores.

Em matéria de apoios diretos, o PSD também propõe a atribuição, entre setembro e dezembro, de mais 10 euros a todas as crianças e jovens que recebem abono de família. Por fim, e remetendo pormenores para outro momento, o líder do PSD anunciou que a proposta inclui a criação de linhas de apoio às instituições particulares de solidariedade social e às pequenas e médias empresas que mais estejam a ser afetadas pelo aumento dos custos da energia.

“GOVERNO DE CASOS”

O líder do PSD percorreu os vários casos que envolvem membros do Governo – desde o aeroporto à contratação de Sérgio Figueiredo pelo ministro das Finanças – para justificar a sua convição de que este é um “governo de casos”, que tem de ser “despachado”.

O primeiro caso de que falou foi o do aeroporto, lembrando como o ministro Pedro Nuno Santos fez publicar um despacho com uma solução política que deveria ter sido, primeiro, consensualizada no Governo e dada a conhecer ao Presidente da República e à oposição. “O primeiro-ministro veio dizer que não sabia de nada”, lembrou o líder do PSD,

“Não é um caso isolado”, prosseguiu Montenegro. E lembrou o caso do despacho relativo à Endesa: “O próprio primeiro-ministro fez um despacho para responder à afirmação de um administrador de uma empresa. Um despacho que é um vergonha do ponto de vista institucional e do ponto de vista democrático.”

“Neste Governo dos despachos, quem está a mercer ser despachado é o governo, é o primeiro-ministro e os outros membros do governo”, defendeu o líder do PSD, que acusou o Executivo de nunca assumir responsabilidades. “Tudo o que acontece em Portugal menos bem nunca é culpa do Governo”, disse Montenegro, aproveitando para mais uma fazer referência a Pedro Passos Coelho (a quem já tinha agradecido a presença), lembrando que o antigo primeiro-ministro “fazia sempre questão de ser ele a assumir a responsabilidade”.

E foi, segundo Montenegro, o Governo de Passos que deixou pronto um programa integralmente financiado pela União Europeia para a compra de dois aviões Canadair para combate aos fogos, no valor de 50 milhões de euros. O Governo de Costa, contudo, “entendeu que esse negócio não era bom, era melhor alugar” por 8 milhões por ano. “Querem agora comprar aquilo que estava decidido com financiamento integral em 2015”, lamentou o líder do PSD, que atribui responsabilidades ao Governo na falta de meios e de coordenação no combate a incêndios.

No discurso do líder do maior partido da oposição não podiam falta os dois casos mais recentes que envolvem ministros. Primeiro, a contratação de Sérgio Figueiredo pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, que considera ainda não estar explicada, nem justificada. “Está evidenciada uma redundância, está evidenciada uma desproporcção”, afirmou Montenegro, que também salientou como António Costa se desresponsabilizou deste caso.

“Estamos há uma semana à espera de saber o que o Governo pensa disto. E o único membro do Governo a falar foi o primeiro-ministro para dizer que não é nada com ele“, salientou Montenegro, que espera ainda por respostas de Medina. Já no que diz respeito ao caso entre a ministra da Agricultura e a CAP, o presidente do PSD quer explicações de António Costa.

“O PS confunde o partido com o Estado”, acusou Luís Montenegro, que também aproveitou a ocasião para criticar o que se tem passado na Saúde. Por um lado, acusou o PS de gerir este setor com base ideológica, mas por outro também acusou os socialistas de serem os “grandes amigalhaços dos serviços privados de saúde” por terem deixado o Serviço Nacional de Saúde chegar a um estado de falta de pessoal e de equipamentos que tem feito os portugueses escolherem cada vez mais o recurso a privados, aumentando o número de clientes de seguros de saúde.

“O tempo é de nos prepararmos para cumprir esta nossa tarefa” de ser uma alternativa, continuou Montenegro, deixando propostas concretas sobre saúde para outra ocasião e passando, então, à apresentação do seu programa de emergência social, com que ocupou os últimos minutos de um discurso que não entusiasmou o Calçadão de Quarteira.

E foi já com a voz a falhar-me um pouco que concluiu: “Viemos mesmo para ir às eleições, para ganhar as eleições e para sermos Governo em Portugal.”

Pontal do PSD em Quarteira: Passos Coelho diz que Montenegro tem competência para preparar alternativa ao atual Governo
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
É a surpresa mais esperada em Quarteira: Passos Coelho no Pontal para apoiar Montenegro
Cristóvão Norte antecipa Festa do Pontal: “O partido está pacificado e com vontade de abrir um ciclo novo”

Alunos a estudar.
Ensino Nacional

Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano

10:10 5 Novembro, 2026 09:24 5 Novembro, 2026

Ministério da Educação prepara alterações ao ensino secundário que poderão tornar a Matemática obrigatória para todos os alunos

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Alunos a estudar.
Ensino, Nacional

Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano

10:10 5 Novembro, 2026 09:24 5 Novembro, 2026

Ministério da Educação prepara alterações ao ensino secundário que poderão tornar a Matemática obrigatória para todos os alunos

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve, Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 08:56 5 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Últimas Notícias

  • Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano
    Mudanças nas escolas? Há uma disciplina que pode passar a ser obrigatória para todos os alunos até ao 12.º ano
  • Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário
    Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário
  • Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”
    Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”
  • Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões
    Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões
  • Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos
    Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos

Opinião

  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal