Cristóvão Norte, presidente do PSD Algarve, participou no Parlamento Europeu, em Bruxelas, numa conferência sobre fundos comunitários, em que o caso de Portugal e, em particular, o do Algarve, foram o tema em destaque.
Organizado pela eurodeputada Maria da Graça Carvalho, a iniciativa contou com elementos da Comissão Europeia, os quais estão responsáveis pelo acompanhamento do programa nacional e regional, 2021-2027.
Na sua intervenção, Cristóvão Norte referiu que”o algoritmo que distribui os fundos foi alterado e as regiões de transição – como é o caso do Algarve – têm mais verbas. Esse dinheiro tem que ser aplicado na diversificação da economia e na resolução de problemas estruturais como a saúde, a água e a habitação”.
Depois, Norte lançou o repto “Portugal e o Algarve têm uma janela de esperança e oportunidade na área do mar, é preciso que a União Europeia deixe de subfinanciar esta área, como se ela fosse menor só porque muitos países são continentais”.
Este debate contou com a participação de um grupo de 45 militantes do PSD Algarve no Parlamento Europeu, que também reivindicou o novo Hospital Central do Algarve.