Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Algarve, Política

Mercado de Faro junta IL, PSD, Chega, PS e Livre na caça ao voto

“Isto na campanha já é normal. Já vi uns na fruta e outros na peixaria”, disse Dora, uma cliente habitual do Mercado de Faro

14:25 4 Outubro, 2025 14:25 4 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mercado de Faro foi o palco apertado da campanha autárquica de uma líder partidária, um presidente de Câmara vizinha e de um líder parlamentar, todos de partidos diferentes, a disputar o voto de vendedores e clientes.

“Bem-vinda à minha terra”. “Epá, mas eu vejo-te pouco por aqui”. Quem falou primeiro foi o líder parlamentar do Chega, o lisboeta Pedro Pinto, e quem respondeu foi a presidente da IL, Mariana Leitão.

Mariana Leitão foi este sábado dar o apoio a Cristóvão Norte, à frente de uma coligação que junta PSD, IL, CDS-PP, PAN e MPT, mas quando chegou já por lá andavam as caravanas do PS e do Chega.

Pedro Pinto foi quem se aproximou de Mariana Leitão para a cumprimentar e recebeu dois beijos e um cumprimento, com gritos dos seus apoiantes a tentar sobrepor-se à caravana maior de Cristóvão Norte.

“O Pedro Pinto veio-nos cumprimentar. É normal, espírito democrático, como é óbvio”, porque “as pessoas estão a fazer a sua campanha”, mas “o que interessa é saberem que a solução para Faro é o voto na coligação PSD/IL com outros partidos, uma coligação nunca antes vista no nosso país”, que “consegue ultrapassar barreiras”, explicou a líder liberal.

“Isto na campanha já é normal. Já vi uns na fruta e outros na peixaria”, disse Dora, uma cliente habitual do mercado, que ainda não sabe em quem votar.

E quem vence a 12 de outubro? “Será entre o de Olhão (António Miguel Pina, que é atual autarca em Olhão e concorre pelo PS) e o Cristóvão. São boa gente”, responde, carregada com alguns sacos.

Visivelmente entusiasmado e sorridente, ao lado de Mariana Leitão – “ela é simpática, não é?” -, Cristóvão Norte cumprimentava muitos dos presentes e tentava apresentá-los à líder liberal.

“O José Amaro é uma das pessoas mais importantes” da capital algarvia e ajudou a “dar dimensão a Faro”, com a concentração de motos na cidade, disse Cristóvão a Mariana, quando se encontrou com o dirigente do Moto-Clube.

“Nunca, em momento algum, tinha assumido qualquer posição política no passado e desta feita transmitiu-me que me apoia”, acrescentou.

Mariana Leitão aceitou figos recheados com amêndoa, “uma pérola do Algarve, para a senhora deputada, presidente da IL”, disse Cristóvão Norte.

“Ainda não tinha provado, mas isto é maravilhoso. Isto é o quê? Amêndoa? É a senhora que faz isto à mão? Espetacular”, comentou a liberal, que declinou o desafio para beber medronho ou comer algo mais pesado, logo pela manhã.

“Bifanas ainda não”, mas “cheira bem”, disse.

No corredor ao lado, seguia ainda uma caravana do Livre, que apresenta a professora universitária Adriana Marques Silva, mas muito mais discretos que PSD/IL, Chega ou PS, que distribuíam folhetos e canetas numa luta que parece ser uma incógnita.

A coligação do PSD, IL, CDS, PPM e MPT tem seis vereadores e o PS tem só três, mas tudo indica que não existirá uma maioria de nenhum partido (PSD, Chega e PS ficaram separados por menos de cinco pontos percentuais nas legislativas).

Pedro Pinto, do Chega, foi eleito deputado como cabeça-de-lista pelo distrito e tenta agora obter um bom resultado, aproveitando o crescimento nacional do partido.

Eduarda, 83 anos, abordou-o, ainda antes de Mariana Leitão entrar no mercado, para pedir um folheto, quando já tinha nas mãos os folhetos do PS e da coligação de Cristóvão Norte.

“Gosto sempre de ler o que todos propõem, mas já decidi o meu voto. Será noutro lado”, disse a comunista de sempre. “Desde antes do 25 de Abril”.

Paulo Agostinho (texto) e João Matos (fotos), da agência Lusa

Leia também: Pensionistas nascidos entre estas datas terão direito à reforma sem penalizações se cumprirem estes requisitos

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cristiano Ronaldo.
Desporto Nacional Vídeo

Adeus CR7? Recorde os maiores momentos de Cristiano Ronaldo pela Seleção Nacional

09:00 1 Outubro, 2026 05:48 2 Outubro, 2026 | João Luís

Cristiano Ronaldo deixou o estágio da Seleção Nacional. Aos 41 anos, soma mais de duas décadas de história por Portugal

Vilalara Grand Hotel Algarve.
Algarve Economia

Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

17:50 1 Outubro, 2026 14:51 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Vilalara Grand Hotel Algarve, em Porches, estreia-se em 2026 entre os hotéis portugueses distinguidos com uma Chave Michelin

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

GNR detém 10 homens em Tavira e na Fuzeta em operação contra o narcotráfico

17:40 30 Setembro, 2026 17:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação contra o narcotráfico mobilizou meios terrestres, marítimos e aéreos e terminou com 10 detenções e a apreensão de duas embarcações e uma viatura

Casal de idosos no médico de família.
Economia Nacional Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve Animais Ciência

Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves

18:32 1 Outubro, 2026 18:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante quatro dias, o festival leva a Sagres observação de aves, caminhadas, oficinas, ciência e atividades para todas as idades

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Nacional, Vídeo

Adeus CR7? Recorde os maiores momentos de Cristiano Ronaldo pela Seleção Nacional

09:00 1 Outubro, 2026 05:48 2 Outubro, 2026 | João Luís

Cristiano Ronaldo deixou o estágio da Seleção Nacional. Aos 41 anos, soma mais de duas décadas de história por Portugal

Vilalara Grand Hotel Algarve.
Algarve, Economia

Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

17:50 1 Outubro, 2026 14:51 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Vilalara Grand Hotel Algarve, em Porches, estreia-se em 2026 entre os hotéis portugueses distinguidos com uma Chave Michelin

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

GNR detém 10 homens em Tavira e na Fuzeta em operação contra o narcotráfico

17:40 30 Setembro, 2026 17:45 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação contra o narcotráfico mobilizou meios terrestres, marítimos e aéreos e terminou com 10 detenções e a apreensão de duas embarcações e uma viatura

Casal de idosos no médico de família.
Economia, Nacional, Saúde

Tem ADSE e vai fazer um tratamento fora da rede? Há uma ferramenta que mostra quanto pode receber antes de gastar o dinheiro

16:50 1 Outubro, 2026 13:37 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

O simulador da ADSE permite estimar o reembolso de cuidados de saúde realizados fora da rede convencionada, sujeito às regras aplicáveis

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve, Animais, Ciência

Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves

18:32 1 Outubro, 2026 18:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante quatro dias, o festival leva a Sagres observação de aves, caminhadas, oficinas, ciência e atividades para todas as idades

Vida & Lazer

Quase ninguém repara: o detergente da roupa tem validade e perde eficácia depois deste tempo

20:10 30 Setembro, 2026 14:46 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode estar há meses no armário e parecer perfeitamente normal, mas o detergente da roupa não mantém a mesma eficácia para sempre

Últimas Notícias

  • Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva
    Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva
  • Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
    Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
  • Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
    Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
  • Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
    Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
  • Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
    Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento