Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Macário prepara-se para pagar 14.500 facturas atrasadas

Autarca de Faro diz que a aprovação do Programa de Apoio à Economia Local está para breve e que a Câmara de Faro vai saldar muitas das suas dívidas. Quanto ao processo de perda de mandato Macário nada diz e reserva-se com a promessa de que no fim “terá algo a dizer” e que o fará “sem dificuldades por estar de boa consciência”.

12:14 31 Maio, 2013 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

Macário Correia promete ter “algo a dizer” sobre o processo de perda de mandato, quando este terminar

Macário Correia afirma que o Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), instrumento do Governo destinado a emprestar às autarquias dinheiro para saldarem as suas dívidas, está “em fase final de análise no tribunal de contas e, muito em breve, cerca de 14.500 facturas que estão pendentes, referentes a dívidas a fornecedores e trabalhos, vão ser pagas”.

O ainda autarca farense revelou a eminência da aprovação do PAEL em entrevista ao Postal, sublinhando que se trata de “um trabalho complexo, com pessoas a trabalham dia e noite para levar a bom termo o processo”.

O Presidente da Câmara de Faro refere que a actual dívida da autarquia “ronda os 80 milhões de euros” e que “já cortou nas ‘gorduras’ do município mais de quatro milhões de euros”.

Até final do mandato Macário Correia contabiliza em “mais de dez milhões de euros o valor estimado da redução da dívida da autarquia”.

“Este mandato tem sido difícil face à recessão da economia, com uma quebra de receitas muito considerável. De qualquer maneira nós – o executivo liderado por Macário Correia -, desde o início do mandado, temos reduzido a dívida”, refere o autarca.

“Entre 2009 e 2012, conseguimos resolver alguns problemas, reorganizando o funcionamento da autarquia e, apesar das dificuldades, procedemos a reparações e à criação de novas estruturas base na rede de esgotos e água e criamos condições para novos investidores apostarem em Faro, com investimentos turísticos e industriais”, sublinha.

As grandes superficíes
Quanto às grandes superfícies, um tema sempre polémico, foi desdramatizado pelo presidente da Câmara, que não vê nestas estruturas inconvenientes, mas sim mais receita e postos de trabalho para Faro.

Macário Correia adiantou ao Postal que nesta altura não há nenhum projecto do género em fase de licenciamento, embora existam ainda vários espaços para tal. Contudo, Macário Correia manifesta a disponibilidade e interesse em ver instalado na freguesia de Estoi um outlet . “Existe terreno para isso e está em análise prévia um projecto de um investidor”, revela.

O Vale da Amoreira e no Sítio das Figuras, são outros locais que o autarca aponta como disponíveis para erguer projectos que possam dinamizar o emprego e a economia de Faro.

Pavilhão Desportivo Municipal vai abrir portas
Na área das estruturas desportivas Macário Correia anuncia para “dentro de um mês a inauguração do Pavilhão Municipal de Faro”, junto ás piscinas, um projecto com mais de oito anos que tem sofrido vários reveses na obra, incluindo a falência do construtor.

“As obras de acabamento do pavilhão estiveram paradas durante anos, o que levou á degradação de zonas do edifício, vandalizado por várias vezes, aumentando o valor da obra em centenas de milhares de euros”, refere o autarca. “A inauguração prevista no início do verão será feita na medida das verbas atuais da autarquia, mas com a dignidade devida”, remata.

Estádio Algarve, um encargo pesado
Uma das preocupações manifestada pelo actual Presidente da Câmara de Faro é a verba que a autarquia tem de disponibilizar para o Estádio Algarve, em parceria com a Câmara de Loulé, “mais de um milhão de euros”.

“Precisamos de encontrar soluções e actividade para o espaço, nomeadamente na área para que foi criado, o futebol”, diz Macário Correia, que admite que o Farense possa vir a utilizar o recinto, em particular para os treinos, aproveitando o São Luís para os jogos oficiais na próxima época.

O Presidente da Câmara de Faro revela que existe um protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol e que a selecção portuguesa irá jogar em Agosto no recinto do Parque das Cidades.

A perda de mandato
No que respeita à polémica da perda de mandato, processo ainda nas mesas dos tribunais, Macário Correia manifesta-se “tranquilo e pronto para aceitar o que vier”.

Quanto às notícias vindas a lume através da imprensa nacional, dando conta de dúvidas dos juízes sobre o processo e recursos Macário foi peremptório, “já aprendi o suficiente para compreender a diferença entre os factos e as notícias e já tenho uma grande dose de resistência e capacidade de análise do que se diz e não farei comentários sobre o assunto”.

Contudo, logo que o processo fique concluído, o autarca promete que “terá algo a dizer e que o fará sem dificuldades por estar de boa consciência”.

Agora “Faço o meu trabalho do dia-a-dia e faço-o com muito gosto num horário muito dilatado. É nisso que aposto desde a madrugada até noite dentro, o resto não faz parte das minhas preocupações,” finalizou o autarca que não quis avançar nada sobre polémicas partidárias relativamente a candidaturas nas próximas eleições e não ventilou qualquer possibilidade de uma recandidatura independente.

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Algarve Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade com estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

15:40 3 Agosto, 2026 15:12 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores que tenham 60 anos ou mais podem optar pela reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

“Agosto, chuva no rosto”: mudança no tempo traz chuva e temperaturas mais frescas a Portugal até esta data

13:00 3 Agosto, 2026 12:26 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A chuva regressa a várias regiões e as temperaturas descem de forma significativa em grande parte do país

Algarve Cultura

Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]

12:15 3 Agosto, 2026 12:29 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ratos de Porão, Simbiose, Re-Censurados, Armnatt e Choque Frontal animaram o regresso do Rock D’Aranha à aldeia

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve

Tribunal mantém indemnização de 30 mil euros a enfermeira condenada no caso Diogo Gonçalves

11:40 3 Agosto, 2026 12:03 3 Agosto, 2026 | JN

Recurso da ULS do Algarve não travou a indemnização a Mariana Fonseca, condenada a 23 anos pelo homicídio e desmembramento do jovem

Proposta de novas notas de euro. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve

Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data

18:30 3 Agosto, 2026 19:16 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Christina Lagarde, presidente do BCE, apresentou no passado dia 23 de julho uma proposta para as novas notas de euro, que devem chegar ao mercado na década de 2030

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Gastronomia Nacional

Nem Belcanto nem Bairro do Avillez: José Avillez revela os 5 restaurantes de Lisboa onde vale mesmo a pena comer

18:30 2 Agosto, 2026 16:10 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

O chef José Avillez revelou os restaurantes de Lisboa onde recomenda provar marisco, bacalhau, cozinha alentejana e outros sabores tradicionais portugueses

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Algarve, Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade com estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

15:40 3 Agosto, 2026 15:12 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores que tenham 60 anos ou mais podem optar pela reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

“Agosto, chuva no rosto”: mudança no tempo traz chuva e temperaturas mais frescas a Portugal até esta data

13:00 3 Agosto, 2026 12:26 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A chuva regressa a várias regiões e as temperaturas descem de forma significativa em grande parte do país

Algarve, Cultura

Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]

12:15 3 Agosto, 2026 12:29 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ratos de Porão, Simbiose, Re-Censurados, Armnatt e Choque Frontal animaram o regresso do Rock D’Aranha à aldeia

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve

Tribunal mantém indemnização de 30 mil euros a enfermeira condenada no caso Diogo Gonçalves

11:40 3 Agosto, 2026 12:03 3 Agosto, 2026 | JN

Recurso da ULS do Algarve não travou a indemnização a Mariana Fonseca, condenada a 23 anos pelo homicídio e desmembramento do jovem

Proposta de novas notas de euro. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve

Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data

18:30 3 Agosto, 2026 19:16 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Christina Lagarde, presidente do BCE, apresentou no passado dia 23 de julho uma proposta para as novas notas de euro, que devem chegar ao mercado na década de 2030

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Gastronomia, Nacional

Nem Belcanto nem Bairro do Avillez: José Avillez revela os 5 restaurantes de Lisboa onde vale mesmo a pena comer

18:30 2 Agosto, 2026 16:10 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O chef José Avillez revelou os restaurantes de Lisboa onde recomenda provar marisco, bacalhau, cozinha alentejana e outros sabores tradicionais portugueses

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Últimas Notícias

  • Atenção utilizadores de Inteligência Artificial: estas informações nunca devem ser partilhadas e podem colocar a privacidade em risco
    Atenção utilizadores de Inteligência Artificial: estas informações nunca devem ser partilhadas e podem colocar a privacidade em risco
  • Adeus pontos: este sinal é ‘ignorado’ por muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
    Adeus pontos: este sinal é ‘ignorado’ por muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
  • Praias da Manta Rota, Albufeira e Alvor recebem rastreios gratuitos do cancro da pele
    Praias da Manta Rota, Albufeira e Alvor recebem rastreios gratuitos do cancro da pele
  • Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data
    Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data
  • Milhares celebraram gastronomia e cultura local na Festa do Frango da Guia
    Milhares celebraram gastronomia e cultura local na Festa do Frango da Guia

Opinião

  • Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
    Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
  • Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte
    Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte
  • Filhos da pauta | Por José Figueiredo Santos
    Filhos da pauta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
    Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
  • Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data
    Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento