Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Lula regressa com discurso de união e muita atenção à fome e à pobreza [vídeo]

No discurso de vitória, o Presidente eleito fez questão de unir as águas, mas não deixou de verbalizar críticas aos que tentaram dividir o país, instrumentalizar o Estado e roubar as cores da bandeira

09:28 31 Outubro, 2022 09:31 31 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Lula da Silva recebeu do povo brasileiro o maior número de votos de sempre numa segunda volta de eleições presidenciais, mas, ao mesmo tempo, esta é a eleição mais renhida de sempre, com uma diferença inferior a dois pontos percentuais face a Bolsonaro. 

Antes de tudo mais, Lula agradeceu a Deus, quase como se quisesse lembrar os apoiantes de Bolsonaro, que fez da religião e de um alegado ataque à fé uma das principais bandeiras da campanha, que este novo Presidente é católico. “Em primeiro lugar eu quero agradecer a Deus. Ele foi muito generoso comigo, para permitir que eu saísse de onde saí e chegasse aonde cheguei”. E até falou de ressurreição: “Eu me considero um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira porque tentaram enterrar-me vivo, e eu estou aqui”.

Apoiadores de Lula na frente do hotel em que ele está agora. 👇🏽 pic.twitter.com/HzWerTzJQD

— Carol Pires (@pirescarol) October 30, 2022

Lula da Silva, eleito este domingo pela terceira vez para a presidência do Brasil, fez um discurso de união, com poucas críticas diretas ao seu oponente, mais focado naquilo que quer fazer do que naquilo que Bolsonaro fez, ainda que isso também tenha aparecido aqui e ali, de forma metafórica ou por meio de avisos.

A crítica mais direta apareceu logo no início. “Nós não enfrentámos um candidato, enfrentámos a máquina do Estado brasileiro colocada ao serviço de um candidato”, disse, numa referência ao que muitos na oposição a Bolsonaro consideram ser a marca mais prejudicial do seu Governo para a democracia no Brasil: a instrumentalização dos organismos do Estado.

“A ninguém interessa viver num país dividido, em permanente estado de guerra. Este país precisa de paz e união. Este povo está cansado de enxergar no outro o inimigo. É hora de baixar as armas que jamais deveriam ter sido empunhadas. As armas matam, e nós escolhemos a vida”. E reforçou: “Esta não é uma vitória minha nem do PT nem dos partidos que me apoiaram, é a vitória de um enorme movimento democrático que se formou acima dos partidos políticos e dos interesses pessoais, das ideologias, para que a democracia saísse vencedora”.

👉🏻👉🏻👉🏻 Lula chega para seu discurso de vitória. Acompanhado de Dilma, Simone Tebet, Alckmin, e dezenas de aliados, em um hotel em SP pic.twitter.com/iphxmX179o

— Marina Dias (@falamarina) October 30, 2022

Apesar de ter dito que vai governar para todas as brasileiras e brasileiros e não apenas para aqueles que votaram no seu projeto, esta vitória de Lula não se pode classificar como esmagadora. Na realidade, é a mais estreita de sempre: com Com 99,99% das secções de voto apuradas, Lula soma 60.345.825 votos (50,90%), contra 58.206.322 de Bolsonaro (49,10%).

Antes desta eleição, tinha sido a de 2014, entre Dilma Rousseff, também do PT, e Aécio Neves (Partido da Social-Democracia Brasileira) a mais aproximada. A “petista” ganhou a segunda volta com 51,64% dos votos, contra 48,36% de Neves, uma diferença de 3,28 pontos percentuais.

A diferença entre Lula e Bolsonaro, de 1,8 pontos percentuais, não vai conseguir anular, só por si, a polarização que tem caracterizado a política brasileira nos últimos anos. E o candidato da esquerda garantiu neste discurso que tem noção das dificuldades: “Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que, com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmoniosamente. E para que a gente possa restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e reconstruir o Brasil”, afirmou Lula no seu primeiro discurso como Presidente eleito.

'Não existem dois Brasis', diz Lula em discurso pacificador após a vitória. Petista destacou a importância de combater a violência e enfrentar a discriminação e afirmou que o país 'precisa de paz e união'. Assista.#JornalOGlobo #Eleicoes2022 pic.twitter.com/kvevKuo6UH

— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) October 31, 2022

Uma das partes que mais aplausos mereceram da plateia foi aquela em que Lula elencou, e a lista foi extensa, as coisas que o povo brasileiro escolheu, ao escolhê-lo a ele como Presidente: “O povo brasileiro deixou claro que deseja mais e não menos democracia; o povo brasileiro deseja mais do que o direito sagrado de escolher quem vai governar a sua vida, quer participar das decisões do Governo; o povo brasileiro deseja mais liberdade, igualdade, fraternidade no nosso país; deseja mais do que protestar que está com fome, quer ter saúde, educação, boas políticas públicas; quer ir ao teatro, ver cinema, ter acesso aos bens culturais, quer ter de volta a esperança, é assim que eu entendo a democracia, não apenas como uma palavra bonita inscrita na lei, mas como algo palpável que sentimos na pele e podemos construir a cada dia”.

A questão da pobreza e da fome, dois flagelos que muito provavelmente contribuíram para esta eleição de Lula como nos outros anos tinham contribuído para a sua eleição, também ocuparam um capítulo de destaque no discurso. Lula disse que o primeiro desafio é combater a pobreza, porque “milhões não podem não ter o que comer”. Toda a gente deve poder “tomar o café da manhã, o almoço e o jantar” e ter onde dormir. Por isso mesmo, Lula promete recomeçar o programa “Minha casa, minha vida”.

Lula destaca importância de 'retomar o diálogo com o Legislativo e o Judiciário'. Presidente eleito defendeu valores democráticos no primeiro discurso. Assista. #JornalOGlobo #Eleicoes2022 pic.twitter.com/fxgst03vOx

— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) October 31, 2022

A última parte do discurso ficou reservada para a política externa. Lula diz que quer ajudar a combater a fome no mundo, a desigualdade e as alterações climáticas. Pediu também que as pessoas se lembrem de quando o Brasil era aberto ao mundo “O mundo sente saudade do Brasil soberano, que falava de igual para igual com os países ricos e apoiava o desenvolvimento dos países mais pobres”, disse Lula. “Hoje estamos dizendo ao mundo que o Brasil está de volta e é grande demais para ser relegado a este triste papel de pária do mundo”, disse ainda. “Vamos reconquistar a credibilidade, previsibilidade e estabilidade para que os investidores retomem a confiança no Brasil — que deixem de ver o país como fonte de lucro imediato e predatório”.

No fim, Lula prometeu “enfrentar sem trégua” o racismo e a discriminação para que “brancos, pretos e indígenas tenham as mesmas oportunidades”. Sobre a proteção do ambiente e sobre a Amazónia, Lula reservou algumas das frases fortes do discurso. “Um rio de águas límpidas vale mais que todo ouro extraído”. E quando uma criança indígena morre, “parte da Humanidade morre com ela”.

Também o diálogo “entre povo e Governo” deve ser retomado. E prometeu que as grandes decisões políticas “não serão tomadas em sigilo, na calada da noite”, mas depois de um “amplo diálogo em sociedade”.

É a primeira vez que o Brasil elege um mesmo Presidente pela terceira vez.

Lula da Silva regressa à Presidência do Brasil
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
Um em cada nove brasileiros registados para votar fê-lo nas primeiras duas horas de votação

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

A idade da reforma sobe outra vez em 2027: saiba quando poderá pedir a pensão sem cortes

14:30 28 Maio, 2026 14:27 28 Maio, 2026 | João Luís

Idade normal de acesso à pensão volta a subir em 2027: saiba como os anos de descontos podem mudar a data da reforma sem cortes

Algarve Saúde

ERS ordena ao hospital de Faro que garanta resposta na urgência após morte de utente

14:40 28 Maio, 2026 14:40 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Utente entrou nas urgências após acidente rodoviário e acabou por morrer depois de esperar quatro horas no hospital

Algarve

Acidente entre mota elétrica e carro provoca a morte de grávida de Castro Marim

08:14 28 Maio, 2026 12:21 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rosa Alexandra, de 27 anos, tinha já um filho com cerca de 10 anos, encontrando-se agora grávida do segundo filho

Ponte 25 de Abril. Crédito: Freepik
Auto

Ponte 25 de Abril vai estar fechada durante estas horas: corte será total num dos sentidos

17:40 28 Maio, 2026 16:32 28 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Corte na Ponte 25 de Abril neste domingo com circulação condicionada e impacto previsto na travessia entre margens do Tejo

Algarve

Detido em Santarém suspeito de abuso sexual da filha menor em Albufeira

11:30 28 Maio, 2026 11:22 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Detenção resultou de uma investigação relacionada com factos ocorridos em agosto de 2024, no concelho de Albufeira

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Perdeu o voo por causa das filas na fronteira? Saiba se há direito a indemnização

17:30 28 Maio, 2026 15:51 28 Maio, 2026 | João Luís

Filas no controlo de fronteira podem fazer passageiros perder voos, e a ANAC esclarece as regras da indemnização

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Tem a casa cheia de moscas? A explicação pode ser mais simples do que pensa e a solução também

11:40 28 Maio, 2026 11:31 28 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem surgir do nada e invadem a casa em poucas horas. Há uma explicação simples para este fenómeno e começa com um hábito comum no calor

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Economia Opinião

Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa

17:15 28 Maio, 2026 17:21 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Venham os turistas, porque aqui não achamos que estão ‘a mais’…”

Homem a preparar-se para abastecer o carro. Crédito: Freepik AI
Auto Economia

Combustível cada vez mais caro e o carro a consumir mais do que devia? Estes cinco erros podem estar a ‘pesar’ na carteira

16:30 28 Maio, 2026 17:07 28 Maio, 2026 | João Luís

O combustível está caro e o carro parece gastar muito? Há cinco erros comuns que podem aumentar o consumo e pesar na carteira dos condutores

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Nacional Vida & Lazer

Leva guarda-sol para a praia? Estes são os sítios onde o podem mandar retirar (e só estas pessoas têm autoridade para o fazer)

18:30 26 Maio, 2026 16:19 26 Maio, 2026 | João Luís

Levar guarda-sol para a praia é permitido na generalidade dos casos, mas há zonas onde pode ser obrigado a retirá-lo. Saiba que limites deve conhecer antes de ocupar o areal

Algarve

Barragem do Arade vai ser alvo de avaliação técnica

16:16 26 Maio, 2026 17:53 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão vai realizar, a 27 de maio, uma avaliação técnica às comportas de fundo da barragem do Arade

Azeite. Crédito: Freepik
Economia Europa

Adeus azeite? Principais produtores a nível mundial preocupados com descida do preço do ‘ouro líquido’ e forte impacto deste fator nas próximas colheitas

20:20 26 Maio, 2026 19:11 26 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis demonstraram preocupação com a descida do preço do azeite e com o facto do calor poder afetar as próximas colheitas

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Despedido por conduzir uma mota estando de baixa médica: tribunal ‘obriga’ Mercadona a readmitir trabalhador ou pagar esta quantia

17:30 27 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O trabalhador da Mercadona foi despedido depois de ser visto a conduzir uma mota durante uma baixa médica. A justiça espanhola considerou o despedimento improcedente

Mecânico a arranjar um carro.
Auto

Tem carro? Estes sensores escondidos podem transformar uma pequena avaria numa despesa inesperada

13:20 27 Maio, 2026 15:03 27 Maio, 2026 | João Luís

Os carros têm cada vez mais sensores, câmaras e radares. Uma reparação simples pode exigir calibração e acabar por sair cara

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

A idade da reforma sobe outra vez em 2027: saiba quando poderá pedir a pensão sem cortes

14:30 28 Maio, 2026 14:27 28 Maio, 2026 | João Luís

Idade normal de acesso à pensão volta a subir em 2027: saiba como os anos de descontos podem mudar a data da reforma sem cortes

Algarve, Saúde

ERS ordena ao hospital de Faro que garanta resposta na urgência após morte de utente

14:40 28 Maio, 2026 14:40 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Utente entrou nas urgências após acidente rodoviário e acabou por morrer depois de esperar quatro horas no hospital

Algarve

Acidente entre mota elétrica e carro provoca a morte de grávida de Castro Marim

08:14 28 Maio, 2026 12:21 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rosa Alexandra, de 27 anos, tinha já um filho com cerca de 10 anos, encontrando-se agora grávida do segundo filho

Ponte 25 de Abril. Crédito: Freepik
Auto

Ponte 25 de Abril vai estar fechada durante estas horas: corte será total num dos sentidos

17:40 28 Maio, 2026 16:32 28 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Corte na Ponte 25 de Abril neste domingo com circulação condicionada e impacto previsto na travessia entre margens do Tejo

Algarve

Detido em Santarém suspeito de abuso sexual da filha menor em Albufeira

11:30 28 Maio, 2026 11:22 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Detenção resultou de uma investigação relacionada com factos ocorridos em agosto de 2024, no concelho de Albufeira

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Perdeu o voo por causa das filas na fronteira? Saiba se há direito a indemnização

17:30 28 Maio, 2026 15:51 28 Maio, 2026 | João Luís

Filas no controlo de fronteira podem fazer passageiros perder voos, e a ANAC esclarece as regras da indemnização

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Tem a casa cheia de moscas? A explicação pode ser mais simples do que pensa e a solução também

11:40 28 Maio, 2026 11:31 28 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem surgir do nada e invadem a casa em poucas horas. Há uma explicação simples para este fenómeno e começa com um hábito comum no calor

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Economia, Opinião

Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa

17:15 28 Maio, 2026 17:21 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Venham os turistas, porque aqui não achamos que estão ‘a mais’…”

Homem a preparar-se para abastecer o carro. Crédito: Freepik AI
Auto, Economia

Combustível cada vez mais caro e o carro a consumir mais do que devia? Estes cinco erros podem estar a ‘pesar’ na carteira

16:30 28 Maio, 2026 17:07 28 Maio, 2026 | João Luís

O combustível está caro e o carro parece gastar muito? Há cinco erros comuns que podem aumentar o consumo e pesar na carteira dos condutores

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Nacional, Vida & Lazer

Leva guarda-sol para a praia? Estes são os sítios onde o podem mandar retirar (e só estas pessoas têm autoridade para o fazer)

18:30 26 Maio, 2026 16:19 26 Maio, 2026 | João Luís

Levar guarda-sol para a praia é permitido na generalidade dos casos, mas há zonas onde pode ser obrigado a retirá-lo. Saiba que limites deve conhecer antes de ocupar o areal

Algarve

Barragem do Arade vai ser alvo de avaliação técnica

16:16 26 Maio, 2026 17:53 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão vai realizar, a 27 de maio, uma avaliação técnica às comportas de fundo da barragem do Arade

Azeite. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Adeus azeite? Principais produtores a nível mundial preocupados com descida do preço do ‘ouro líquido’ e forte impacto deste fator nas próximas colheitas

20:20 26 Maio, 2026 19:11 26 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis demonstraram preocupação com a descida do preço do azeite e com o facto do calor poder afetar as próximas colheitas

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Despedido por conduzir uma mota estando de baixa médica: tribunal ‘obriga’ Mercadona a readmitir trabalhador ou pagar esta quantia

17:30 27 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O trabalhador da Mercadona foi despedido depois de ser visto a conduzir uma mota durante uma baixa médica. A justiça espanhola considerou o despedimento improcedente

Mecânico a arranjar um carro.
Auto

Tem carro? Estes sensores escondidos podem transformar uma pequena avaria numa despesa inesperada

13:20 27 Maio, 2026 15:03 27 Maio, 2026 | João Luís

Os carros têm cada vez mais sensores, câmaras e radares. Uma reparação simples pode exigir calibração e acabar por sair cara

Últimas Notícias

  • Associação esclarece sobre acolhimento familiar no Algarve
    Associação esclarece sobre acolhimento familiar no Algarve
  • Está a chegar um feriado que muda de data todos os anos e pode passá-lo nesta pousada de luxo no Algarve por 60€
    Está a chegar um feriado que muda de data todos os anos e pode passá-lo nesta pousada de luxo no Algarve por 60€
  • Ponte 25 de Abril vai estar fechada durante estas horas: corte será total num dos sentidos
    Ponte 25 de Abril vai estar fechada durante estas horas: corte será total num dos sentidos
  • Perdeu o voo por causa das filas na fronteira? Saiba se há direito a indemnização
    Perdeu o voo por causa das filas na fronteira? Saiba se há direito a indemnização
  • Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
    Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
  • AlgarveShopping promove dia dedicado aos animais de estimação
    AlgarveShopping promove dia dedicado aos animais de estimação

Opinião

  • Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
  • Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
    Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
  • A voz do povo, desde que o povo fale baixinho | Por Luís Ganhão
    A voz do povo, desde que o povo fale baixinho | Por Luís Ganhão
  • Dia Mundial da Energia: 45 anos de transformação e resiliência | Por Cláudio Casimiro
    Dia Mundial da Energia: 45 anos de transformação e resiliência | Por Cláudio Casimiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
  • Supertaça do Guadiana reúne centenas de jovens atletas em Ayamonte e VRSA
    Supertaça do Guadiana reúne centenas de jovens atletas em Ayamonte e VRSA
  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal