Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dossier Autárquicas 2017, Política

Luís Barroso é o independente que quer conquistar novo mandato em Lagos

Luís Barroso é o homem do leme na candidatura independente do Grupo de Cidadão Eleitores, Lagos com Futuro, que se apresenta pela segunda vez consecutiva às autárquicas no concelho actualmente liderado pelo PS. Em 2013, sob a designação Grupo de Cidadãos XVIII, Luís Barroso conseguiu um mandato na vereação lacobrigense com 13,46% dos votos e provou que […]

16:19 27 Setembro, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Luís Barroso é o único candidato independente em Lagos

Luís Barroso é o homem do leme na candidatura independente do Grupo de Cidadão Eleitores, Lagos com Futuro, que se apresenta pela segunda vez consecutiva às autárquicas no concelho actualmente liderado pelo PS.

Em 2013, sob a designação Grupo de Cidadãos XVIII, Luís Barroso conseguiu um mandato na vereação lacobrigense com 13,46% dos votos e provou que os grupos de cidadãos eleitores conseguem penetrar a apertada malha partidária no acesso aos mandatos autárquicos.

Agora é este mesmo homem que no domingo espera receber a confiança dos eleitores locais pelo trabalho realizado no mandato anterior e ver reforçada a posição do movimento no concelho.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL

POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate à Presidência da Câmara?
Luís Barroso (LB): Lagos necessita de uma orientação estratégica, com um adequado programa de ação, para o desenvolvimento do Município. Necessitamos de um novo paradigma político, adaptado às mutações dos mercados nacionais e mundiais, que nos obrigue a direcionar no sentido de integrar o ambiente, a economia, o desporto, a cultura, o emprego, o urbanismo, o turismo, o social e demais setores, numa estratégia de cidade. Possuir uma comunicação adequada da nossa imagem de cidade, recetora de turistas, de forma a potenciar o Município para patamares de excelência…, é fundamental. Não desejamos, que nos identifiquem, como uma cidade terceiro-mundo, onde impera a falta de higiene, lixo e sujidade. Queremos ter uma cidade inovadora, moderna, com resposta adequadas aos problemas, que apoia os empresários e as famílias e que se esforça para ser uma excelente anfitriã e que trate os seus cidadãos de braços abertos, com transparência e igualdade.

A equipa proposta pelo movimento Lagos com Futuro

P: Na sua opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?

LB: O maior problema é o alto endividamento da Autarquia, que ronda (capital e juros) os 100 milhões de euros, que terá um efeito paralisante de dimensão incalculável sobre as futuras administrações camarárias e sobre todos os Lacobrigenses.

Assistimos a decisões políticas, que não concretizaram as reformas estruturais e a reorganização que se impunham. Agravou-se o problema, que exige sacrifícios incomportáveis para as empresas e pessoas, onerando todos os Lacobrigenses, sobretudo as gerações futuras.

Temos uma Câmara Municipal em agonia (por culpa dos seus gestores políticos), sem resiliência, que aceita como fatalidade este destino, que não faz esforços para lutar e vencer as dificuldades presentes e para acreditar num futuro melhor. Não existe uma visão estratégica que permita alterar o rumo da cidade, que a torne proactiva, capaz de potenciar a promoção, a captação, a valorização e a diversificação de investimentos estruturantes, para criarmos riqueza para o Município.

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê?
LB: Porque seremos capazes de desenhar e executar uma estratégia de desenvolvimento para o Concelho que tenha em linha conta as dificuldades financeiras, a desmotivação e a falta de objetivos que se verificam na Câmara de Lagos (por culpa dos gestores políticos) que se adapte ao nosso tempo de globalização, que levando em conta a economia nacional, regional e local, que seja fonte de orientação e de mobilização das populações e das empresas para a criação de riqueza de modo sustentado.

Daremos a conhecer a realidade e falaremos com verdade às populações sobre a real situação do Município. Efetuaremos uma mudança de paradigma de serviço público autárquico necessário para vencer estes tempos de crise.

Realizaremos uma gestão autárquica independente, aberta, participativa, transparente, que valoriza a ética e a responsabilidade, que terá como prioridade implantar, com criatividade e rigor, uma gestão da Câmara Municipal de Lagos de modo a otimizar os recursos humanos e financeiros.

O candidato junto a um dos cartazes de campanha

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face  às dos restantes candidatos?
LB: 1 – Atrair novos investimentos, com a criação do Gabinete Municipal do Investidor, que seja gerador de mais emprego estrutural, e que dinamize a nossa economia reduzindo o peso da sazonalidade;
2- Afirmar Lagos como um centro de modernidade e referência cultural do Algarve;
3 – Dotar as escolas do Concelho de equipamentos informáticos;
4 – Elaborar planos de valorização das praias, de recolha adequada dos lixos, de limpezas urbanas eficientes e de implementação de um programa de prevenção ambiental à população.
5 – Requalificar: a Estrada da Meia Praia; a estrada das quatro estradas até à Luz; os parques de estacionamento junto às praias;
6 – Melhorar os espaços públicos do Concelho e aumentar as zonas verdes;
7 -Defender a causa animal difundindo uma nova visão ética sobre esta temática;
8 – Resolver definitivamente a requalificação da Ponte D. Maria I, que continua a apresentar problemas estruturais nos arcos 1 e 2, e que não permite o atravessamento de veículos com mais de 3,5 toneladas.

P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
LB: A nível interno e na função Recursos Humanos (as pessoas), realizaremos uma mudança de paradigma, ou seja, a implementação de uma gestão mais próxima de cada funcionário. Para o efeito iremos adotar estratégias adequadas ao nível da formação, satisfação e motivação dos funcionários da Câmara, promovendo o mérito e o sentido da responsabilidade e premiando a competência e a dedicação ao serviço. Realizaremos igualmente uma gestão na Câmara Municipal de Lagos de modo a otimizar os recursos financeiros.

A criação do Gabinete do Investimento irá permitir a criação de emprego estrutural através de novos investimentos. Iremos adotar uma estratégia proactiva, com a participação dos empresários locais, para que o nosso destino turístico, seja ainda mais valorizado e atrativo, melhor preparado para competir e vencer nos diferentes mercados turísticos, conquistando mais visitantes, diminuindo os efeitos da sazonalidade e captando um maior volume de receitas.

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Idoso à frente de uma casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender

14:40 30 Agosto, 2026 14:24 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Após o falecimento do senhorio, o contrato de arrendamento continua ou termina imediatamente? Saiba o que diz a lei portuguesa

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Algarve Economia Nacional

Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica

11:54 30 Agosto, 2026 11:54 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Produção abaixo do previsto, preços baixos, incêndios e uma reclamação de 143 milhões agravaram a crise da sociedade que controla em Alcoutim a Solara4

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Algarve Cultura Nacional

Faro recebe Arte com Nuno Lopes, Cristovão Campos e Rui Melo em outubro

08:01 30 Agosto, 2026 11:58 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Peça Arte, encenada por António Pires e protagonizada por Cristovão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo, sobe ao palco em Faro a 22 e 23 de outubro

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Idoso à frente de uma casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender

14:40 30 Agosto, 2026 14:24 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Após o falecimento do senhorio, o contrato de arrendamento continua ou termina imediatamente? Saiba o que diz a lei portuguesa

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Algarve, Economia, Nacional

Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica

11:54 30 Agosto, 2026 11:54 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Produção abaixo do previsto, preços baixos, incêndios e uma reclamação de 143 milhões agravaram a crise da sociedade que controla em Alcoutim a Solara4

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Algarve, Cultura, Nacional

Faro recebe Arte com Nuno Lopes, Cristovão Campos e Rui Melo em outubro

08:01 30 Agosto, 2026 11:58 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Peça Arte, encenada por António Pires e protagonizada por Cristovão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo, sobe ao palco em Faro a 22 e 23 de outubro

Últimas Notícias

  • Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender
    Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender
  • Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica
    Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica
  • Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia
    Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia
  • Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino
    Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino
  • Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros
    Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

Opinião

  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
  • A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende
    A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
  • Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
    Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento