Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Loulé aprova orçamento para apoio destacado às famílias e empresas

Loulé apresenta um pacote fiscal que, à semelhança do que tem vindo a acontecer desde o ano de 2015, aposta no desagravamento dos impostos, como forma de apoio às famílias e empresas do concelho

20:51 30 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Também a educação continua a merecer um olhar atento da parte da autarquia

A Assembleia Municipal de Loulé aprovou por maioria, esta terça-feira, a proposta de Orçamento e das Grandes Opções do Plano do Município de Loulé para 2021.

“Com os olhos postos num ano em que a vacina para a covid-19 constitui uma esperança e em que novos e grandes desafios se colocam, a autarquia vai contar com um orçamento que ascende a 190 milhões de euros para fazer face à crise pandémica, alavancar o investimento público em áreas consideradas estruturantes e responder às novas competências que recebeu da administração central”, explica a autarquia em comunicado.

A Câmara Municipal de Loulé apresenta um pacote fiscal que, à semelhança do que tem vindo a acontecer desde o ano de 2015, aposta no desagravamento dos impostos, como forma de apoio às famílias e empresas do concelho.

Esta medida é mais relevante na atual conjuntura socioeconómica e que prevê a não aplicação dos 5% da participação de variável de Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), a fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) na taxa mínima de 0,3%, a eliminação da derrama nas empresas, a reduções de 20, 40 e 70 euros (montante fixo) na taxa de IMI, de acordo com o agregado familiar, bem como a minoração de 30% adicional para as habitações das freguesias do interior.

No que toca à competitividade das empresas, a Câmara Municipal de Loulé continuará a não aplicar a Derrama às empresas e simultaneamente irá investir 3,3 milhões de euros nas áreas empresariais de Loulé e de Vilamoura e no espaço para incubação de empresas no Ameixial, numa clara aposta na fixação de novos negócios e na promoção de internacionalização das empresas já existentes no território. Também as medidas adotadas em 2020 de isenção de pagamento de diversas taxas municipais, nomeadamente relacionadas com a ocupação da via pública, terão continuidade até ao final do ano de 2021, com o objetivo de apoiar a economia local, particularmente os setores do comércio e restauração, fortemente afetados pela pandemia.

No que respeita às Grandes Opções do Plano, que definem a orientação estratégica do Município para o período de 2021 – 2025, assentam no conceito de “um concelho mais inclusivo, mais coeso, mais competitivo e mais sustentável”.

Em matéria de Apoio às Pessoas e Famílias, um vetor da política municipal levada a cabo por este executivo, serão investidos mais de 108 milhões de euros em áreas como a habitação, a educação, a saúde e a intervenção social. Destaca-se neste âmbito a operacionalização da Estratégia Local de Habitação cujos primeiros passos foram dados com a assinatura do protocolo com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Também a educação continua a merecer um olhar atento da parte da Autarquia, prevendo-se um reforço do parque escolar do concelho com a construção de duas escolas do 1º Ciclo, em Loulé e Quarteira, e uma nova creche na zona do Forte Novo, em Quarteira.

Em relação à saúde, área em que a Câmara Municipal de Loulé terá competências acrescidas a partir do dia 1 de janeiro de 2021, irão arrancar as obras de ampliação e melhoramentos ao nível das instalações das extensões de Saúde de Almancil e de Quarteira (720 000,00 euros), para além da construção do novo edifício de saúde em Loulé (5 200 000,00 euros) e das instalações do INEM no Algarve (1 958 000,00 euros).

No apoio à população carenciada, será reforçado o Regulamento Loulé Solidário em articulação com o Programa de Ação para a Gestão da Crise Social e Económica (2 780 000,00 euros). A chegada de 2021 anuncia também um alargamento na ação municipal já que a Autarquia passa a ter também competências em matéria de saúde. O processo de transferência de competências do Governo central para o município implica a integração de 15 assistentes operacionais, a gestão e manutenção de 12 centros e extensões de saúde e uma transferência anual de 572.509,00 euros para enfrentar este novo desafio.

No que se refere à Mobilidade e Qualidade de Vida, o Município de Loulé tem previsto um investimento de cerca de 51 milhões de euros, os quais incidem na construção de novos acessos fundamentais, nas requalificações e beneficiações de diversas vias de comunicação.

Realça-se também o investimento relevante do novo Mercado Municipal de Quarteira, uma obra muito aguardada pela população e que irá responder às necessidades da cidade.

Já no interior, na mesma lógica de dinamização da atividade económica, será implementado o Programa Digital para o Interior com uma dotação de 3,6 milhões de euros, como fator de equilíbrio social e territorial. Nesta rubrica merece destaque ainda um importante projeto que irá dinamizar o coração do Algarve: a Candidatura – Geoparque Mundial – UNESCO Loulé/Silves/Albufeira.

Com vista a aumentar a qualidade de vida da população, a Câmara de Loulé continuará a reforçar as redes de água e saneamento básico, num investimento, em 2021, de 25,2 milhões de euros. De entre as obras que irão estar no terreno encontra-se os trabalhos ao longo da EN 125 entre a Maritenda e Quatro Estradas (4 900 000,00 euros).

“O Município de Loulé quer continuar na primeira linha na Adaptação às Alterações Climáticas e na Eficiência Energética e, nesse sentido, irá cabimentar 3,8 milhões de euros para ações incorporadas na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) como o Laboratório Vivo para a Descarbonização, a Aquisição de equipamento de eficiência energética ou a aquisição de viaturas elétricas/híbridas”, refere ainda o comunicado.

Finalmente, na Cultura e Desporto, incluindo o apoio ao associativismo local, o investimento nas infraestruturas destas duas áreas continua a ser fundamental, sendo de salientar o início da construção do Pavilhão Multiusos de Almancil, no valor de investimento de cerca de 13 milhões de euros, como exemplo no acesso ao desporto, mas igualmente à cultura, naquele que será um equipamento marcante para o desenvolvimento desta freguesia.

De igual forma, continuam a ser finalizados os acordos referentes às transferências de competências para as 9 freguesias do concelho de Loulé, de forma faseada. Quarteira é a primeira freguesia que terá agora a seu cargo áreas como a manutenção e limpeza do espaço público, a recolha de resíduos ou a publicidade, num passo que pretende promover a proximidade ao cidadão.

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Algarve Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Operação de trânsito.
Auto Economia

Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina

09:50 1 Maio, 2026 08:07 1 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem arrisque esquemas para evitar coimas rodoviárias. Mas quando o plano falha, as consequências podem ir muito além da carteira

Algarve Nacional Política

Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água

06:30 1 Maio, 2026 23:23 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O Governo nomeou Macário Correia para liderar a Aqua SA, focando na estratégia Água que Une para o setor hídrico

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro

07:30 1 Maio, 2026 09:27 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade marroquina de Tétuão inicia Capital Mediterrânea da Cultura 2026 e reforça papel da cultura na cooperação e inclusão no espaço euro-mediterrânico

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Algarve, Animais

Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar

10:00 1 Maio, 2026 11:20 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa promove oficina noturna sobre aves no Parque do Sítio das Fontes para dar a conhecer biodiversidade e incentivar preservação

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina

09:50 1 Maio, 2026 08:07 1 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem arrisque esquemas para evitar coimas rodoviárias. Mas quando o plano falha, as consequências podem ir muito além da carteira

Algarve, Nacional, Política

Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água

06:30 1 Maio, 2026 23:23 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O Governo nomeou Macário Correia para liderar a Aqua SA, focando na estratégia Água que Une para o setor hídrico

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro

07:30 1 Maio, 2026 09:27 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade marroquina de Tétuão inicia Capital Mediterrânea da Cultura 2026 e reforça papel da cultura na cooperação e inclusão no espaço euro-mediterrânico

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Últimas Notícias

  • Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar
    Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar
  • Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar
    Oficina noturna dá a conhecer aves e sons da natureza em Estômbar
  • Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
    Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
  • Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
    Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
  • Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica
    Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica
  • Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer
    Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

Opinião

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal