Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Legislativas 2022, Política

O que pensa José Pedro Caçorino, cabeça de lista do CDS-PP ao círculo eleitoral do distrito de Faro

Conheça as respostas de José Pedro Caçorino, candidato a deputado à Assembleia da República pelo CDS-PP.

20:33 16 Janeiro, 2022 20:42 16 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ao todo, concorrem 16 forças políticas pelo círculo eleitoral do distrito de Faro e a quem o POSTAL pediu para responderem a quatro perguntas de forma sintética.

1 – Que balanço das realizações positivas e/ou negativas faz desta legislatura?

Ao longo da última legislatura, que durou apenas dois anos e que foi marcada pela pandemia da Covid-19, fomos

Antes de mais, há que dizer que esta legislatura não durou quatro anos, mas sim pouco mais de dois, uma vez que as últimas eleições legislativas se realizaram em 6 de Outubro de 2019.

Considero que estes pouco mais de dois anos ficam indelevelmente marcados pela pandemia do SARS-CoV-2 e pelos seus efeitos extremamente nefastos em todas as áreas da nossa vida em sociedade. Analisando este tempo de quase dois anos (cerca de 22 meses) de pandemia, penso que poderemos dividir o que se passou em Portugal em dois períodos distintos: a primeira fase, desde o início da pandemia até ao Outono de 2020; e a segunda, daí até à presente data.

Em relação à primeira fase, diria que o Governo e a Assembleia da República fizeram os possíveis, no início, para lidar com uma pandemia que ninguém esperava. Ainda assim, penso que as medidas de apoio e de relançamento da atividade económica, nomeadamente, a partir do início do Verão de 2020, foram insuficientes, tendo existido algumas opções do Governo que dificultaram ainda mais a vida de muitos empresários.

Relativamente à segunda fase – ou seja, a partir do Outono de 2020 – diria que houve uma evidente incapacidade de planeamento e de previsão por parte do Governo, nomeadamente, para o período do Inverno de 2020, em que o SARS-CoV-2 iria coincidir com a prevalência do vírus da gripe sazonal. Essa mesma incapacidade redundou depois no novo confinamento e em todas as medidas restritivas que foram aplicadas a partir de meados de Janeiro de 2021, com todas as consequências daí decorrentes. Ainda assim, desde essa altura, parece-me que o processo de vacinação correu relativamente bem, mas apenas a partir do momento em que o Vice-Almirante Gouveia e Melo assumiu a coordenação da Task-Force.

Acrescentaria ainda que as grandes falhas durante todo este tempo, do meu ponto de vista, consistiram na deficiente resposta na área da saúde pública, para doentes/utentes não-Covid, no relançamento da atividade económica e na incapacidade por parte do Governo ainda em funções em perspetivar o que será a nossa vida no período pós – pandemia. Relativamente à primeira questão, diria que para quem se apresenta como grandes defensores do Serviço Nacional de Saúde, ficou claro que durante quatro anos de Governo da geringonça na pré – pandemia (2015-2019) não houve o cuidado e a atenção para reforçar o SNS que se esperaria. Todos sabemos que muitos doentes não-Covid ficaram para trás durante os últimos dois anos, estando ainda por fazer uma real avaliação das verdadeiras consequências desta falta de resposta; no que diz respeito ao segundo ponto, diria que o Governo continua, em muitos domínios, a não olhar devidamente para as empresas e para os empresários, particularmente para aqueles sectores que mais sofreram com a pandemia. Além de não ter criado respostas específicas para apoiar áreas de atividade que foram muito penalizadas durante estes dois anos (cito, a título de exemplos, o turismo, a restauração ou o pequeno comércio), continuamos com uma carga fiscal altíssima sobre as empresas e com níveis de burocracia e de incerteza que não ajudam ao investimento, ao relançamento da atividade económica e à criação de emprego. Finalmente, penso que o Governo deveria promovido um debate muito alargado sobre o que queremos para o nosso futuro enquanto país no pós-pandemia.

2 – Quais os problemas e necessidades com que se defronta o Algarve que deveriam ter tido uma resposta adequada e não tiveram?

Além da questão da falta de resposta nos cuidados de saúde na nossa região e das falhas no apoio às empresas, como referi na resposta anterior, a pandemia fez sobressair uma questão já antiga e que assumiu agora uma importância reforçada, que tem que ver com a excessiva dependência económica da região em relação ao turismo e atividades conexas. Além disso, parece-me que falhou claramente o apoio às empresas e aos empresários da região, subsistindo ainda dois problemas crónicos que já existiam antes da pandemia: a questão da mobilidade e dos transportes na região e a falta de água.

3 – Indique sucintamente cinco das principais propostas do seu partido/coligação para o Algarve nos próximos quatro anos.

  1. Melhoria da mobilidade na região, com a abolição das portagens na A22, a conclusão da requalificação da EN 125 e a criação de uma verdadeira rede regional de transportes públicos, com carácter intermodal, a preços que os Algarvios possam pagar; descida carga fiscal sobre as empresas e as famílias;
  2. Reformulação do Serviço Nacional de Saúde na região, com a construção do Hospital Central do Algarve, reforço da rede de cuidados primários e criação de incentivos que permitam a fixação de médicos, enfermeiros e restantes profissionais de saúde;
  3. Criação de um programa regional para habitação, nas suas várias tipologias, incluindo o arrendamento de longa duração; Revitalização da economia regional;
  4. Construção de um modelo de desenvolvimento económico alternativo para a região, que promova a diversificação económica e a diminuição da dependência do turismo;
  5. Criação de um modelo ambientalmente sustentável que permita solucionar o problema da falta de água na região.

4 – Quais são as suas expectativas para estas eleições e quantos deputados pensa o seu partido eleger no Algarve?

Acreditamos e estamos a trabalhar para eleger um deputado liberal pelo Algarve, porque fará toda a diferença para

Do ponto de vista partidário, embora admitindo que as próximas eleições suscitam algumas dificuldades acrescidas para a afirmação do CDS-PP enquanto partido incontornável no espaço político do Centro-Direita (face ao aparente peso de alguns partidos concorrentes), penso que temos condições políticas para reafirmarmos quer as nossas causas de sempre, mas sobretudo, a imprescindibilidade do nosso contributo e dos nossos eleitos para a construção de uma alternativa de Governo para o país, que materialize uma mudança de ciclo político e que permita pôr fim ao governo do PS, apoiado pela extrema esquerda parlamentar.

A nível pessoal e regional, o nosso grande objetivo passa por voltar a eleger um deputado do CDS-PP pelo círculo eleitoral de Faro. Consideramos que os problemas da nossa região e os enormes desafios que o Algarve enfrenta no futuro mais próximo exigem necessariamente uma voz ativa da nossa terra, comprometida com as nossas gentes e com os seus problemas, que conheça a realidade do Algarve e que assuma o exercício do mandato parlamentar como um permanente serviço prestado aos Algarvios, em detrimento de ser apenas mais um deputado nacional, que ao ser eleito “emigra” para S. Bento, como infelizmente sucede muitas vezes com os eleitos dos principais partidos.

SAIBA MAIS: O que pensam os candidatos que vão representar os algarvios na Assembleia da República

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Algarve Ciência Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Nacional

Vai conduzir durante o eclipse solar? PSP deixa alerta a todos os condutores em Portugal

16:40 11 Agosto, 2026 16:23 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Eclipse solar de 12 de agosto leva a PSP a deixar um alerta aos condutores em Portugal

Economia Europe Direct Algarve Nacional

União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como

21:30 11 Agosto, 2026 20:34 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para embalagens entram em vigor esta quarta-feira na União Europeia, abrangendo produtos tão comuns como caixas de pizza e recipientes de comida

AIR W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Algarve Cultura Gastronomia

Festival da Sardinha bate recorde com mais de 145 mil entradas em Portimão

09:44 11 Agosto, 2026 09:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A noite dos Xutos & Pontapés registou a maior afluência ao festival, com 36.331 entradas e um pico de 20.095 pessoas no recinto

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Europe Direct Algarve Nacional

Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução

20:30 11 Agosto, 2026 19:35 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova regra da UE 'muda o jogo' para muitos condutores e pode ter efeitos também na carta de condução em Portugal

Algarve

“Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa

21:00 11 Agosto, 2026 17:19 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Imprensa britânica ficou rendida a uma zona tranquila do Algarve, junto à Ria Formosa, destacando as paisagens, a natureza e as vistas para o mar

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Algarve, Ciência, Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Nacional

Vai conduzir durante o eclipse solar? PSP deixa alerta a todos os condutores em Portugal

16:40 11 Agosto, 2026 16:23 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Eclipse solar de 12 de agosto leva a PSP a deixar um alerta aos condutores em Portugal

Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como

21:30 11 Agosto, 2026 20:34 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para embalagens entram em vigor esta quarta-feira na União Europeia, abrangendo produtos tão comuns como caixas de pizza e recipientes de comida

AIR W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festival da Sardinha bate recorde com mais de 145 mil entradas em Portimão

09:44 11 Agosto, 2026 09:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A noite dos Xutos & Pontapés registou a maior afluência ao festival, com 36.331 entradas e um pico de 20.095 pessoas no recinto

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução

20:30 11 Agosto, 2026 19:35 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova regra da UE 'muda o jogo' para muitos condutores e pode ter efeitos também na carta de condução em Portugal

Algarve

“Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa

21:00 11 Agosto, 2026 17:19 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Imprensa britânica ficou rendida a uma zona tranquila do Algarve, junto à Ria Formosa, destacando as paisagens, a natureza e as vistas para o mar

Últimas Notícias

  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
  • “Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa
    “Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa
  • Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
    Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
  • União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
    União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
  • Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região
    Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

Opinião

  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
  • Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
    Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento