Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Legislativas 2022

Legislativas: Municípios seguem recomendações mas alertam que não podem controlar votos de confinados

Autarquia de Faro relembra que “não estão previstas medidas excecionais” na forma de tratamento dos votos ou para acolher no próximo dia 30 as pessoas em isolamento devido à covid-19.

17:26 26 Janeiro, 2022 17:26 26 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Municípios contactados pela Lusa asseguraram hoje que seguirão “ao máximo” as recomendações do Governo para o voto de cidadãos com covid-19 nas legislativas de domingo, salientando, contudo, que não podem impedir ninguém de votar no horário que quiser.

Ouvidos pela Lusa, autarcas de várias zonas do país salientam que, para as eleições de domingo, só podem divulgar as recomendações do Governo para que as pessoas em isolamento votem no domingo entre as 18:00 e as 19:00, além da adoção dos cuidados que passam por disponibilizar aos elementos das mesas meios de proteção individual e exigir aos eleitores o uso de máscara (máscaras comunitárias não são permitidas), além de incentivar a desinfeção das mãos e o uso de canetas próprias.

No distrito de Portalegre, José Pio, presidente da Câmara de Gavião, disse à Lusa que o município vai tentar “seguir ao máximo” as recomendações do Governo, mas alerta que essa situação “não passa de uma recomendação”, não podendo a autarquia “fazer nada” que evite a ida às urnas a outras horas.

O autarca considerou ainda que “não seria viável” a colocação de uma mesa de voto para quem está infetado, alertado que “à luz do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados” essa situação até possa ser inviável.

“Nós nem podemos divulgar o nome de quem está infetado, quanto mais criar uma zona onde só os infetados possam votar”, alertou.

Fonte da Câmara de Faro disse à agência Lusa que o município vai seguir todas as recomendações que o Governo estabeleceu para a realização do escrutínio, mas salientou que os cadernos eleitorais não fazem distinção entre infetados e não infetados.

À semelhança do que já aconteceu no passado domingo, para o voto antecipado, Faro vai testar os elementos das mesas antes da abertura das urnas, mas a autarquia indicou que “não estão previstas medidas excecionais” na forma de tratamento dos votos ou para acolher no próximo dia 30 as pessoas em isolamento devido à covid-19.

O município de Valença (no distrito de Viana do Castelo) afirmou à Lusa que irá reforçar as normas de segurança e na Mealhada (no distrito de Aveiro) está prevista a distribuição de fatos de proteção individual, bem como luvas, a quem estiver numa das 18 mesas de voto na hora recomendada para votação de pessoas infetadas ou em isolamento, além da instalação de contentores para a colocação do material descartável utilizado.

No concelho de Ribeira Grande, um dos que tem mais casos de covid-19 nos Açores, também “não foi criado nenhum” espaço distinto para o voto dos confinados nas legislativas de domingo, disse fonte daquela autarquia da ilha de São Miguel à agência Lusa.

No município madeirense de Câmara de Lobos, que tem tido um dos maiores níveis de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 do país, “está tudo a ser preparado” para que o ato eleitoral decorra “dentro da maior normalidade”, destacou fonte desta autarquia, com 32.536 eleitores inscritos.

“Vão ser seguidas as normas da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Também divulgamos a recomendação para as pessoas em isolamento votarem entre as 18:00 e as 19:00, mas não vamos controlar, porque é uma decisão que depende de cada eleitor”, adiantou.

Em Sintra (Lisboa), um dos concelhos do país com maior número de votantes, já votaram antecipadamente no passado domingo 9.187 eleitores dos 10.182 inscritos. No dia 30 de janeiro podem ainda votar cerca de 320 mil eleitores, distribuídos por 375 mesas de voto, para as quais foram mobilizados 1.875 membros eleitorais, além dos 200 cidadãos que darão apoio ao ato eleitoral.

Tal como aconteceu em todo o país, os elementos das mesas de voto de Sintra tiveram a possibilidade de ter o reforço da vacina contra a covid-19. A Câmara assegura-lhes equipamentos de proteção individual e álcool gel em todas as mesas, e procederá à desinfeção de todos os locais de voto no final do ato eleitoral, salientou fonte da autarquia.

Para estas legislativas estão inscritos 10.821.244 eleitores nos cadernos eleitorais.

Um total de 285.848 eleitores votaram domingo para as eleições legislativas amtecipadas, correspondendo a 90,51% dos 315.785 que se inscreveram na modalidade de voto antecipado em mobilidade, informou hoje o Ministério da Administração Interna.​​​

Os votos de mais de 13.000 utentes de lares e em confinamento devido à covid-19 são recolhidos nos domicílios dos eleitores até hoje pelos municípios.

A legislatura atual, que terminaria apenas em 2023, foi interrompida depois do ‘chumbo’ do Orçamento do Estado para 2022 ter gerado uma crise política que levou à dissolução do parlamento e à convocação de eleições antecipadas.

São 21 as forças políticas a ir a votos no domingo, o mesmo número do que em 2019.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Algarve Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data

15:30 5 Junho, 2026 15:22 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para o ensino da condução foram publicadas em Diário da República e entram em vigor em julho

Praia do Ninho de Andorinha. Crédito: DR
Algarve Vida & Lazer

Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”

21:00 5 Junho, 2026 15:50 5 Junho, 2026 | João Luís

Há uma pequena praia no Algarve escondida entre arribas, com acesso por trilho ou pelo mar. O cenário atrai caminhantes, canoístas e curiosos

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve Política

Falta de efetivos da PSP preocupa social-democratas de Olhão

18:40 5 Junho, 2026 18:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas alertam para aumento da insegurança no concelho e exigem reforço urgente de meios da PSP

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Algarve, Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data

15:30 5 Junho, 2026 15:22 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para o ensino da condução foram publicadas em Diário da República e entram em vigor em julho

Praia do Ninho de Andorinha. Crédito: DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”

21:00 5 Junho, 2026 15:50 5 Junho, 2026 | João Luís

Há uma pequena praia no Algarve escondida entre arribas, com acesso por trilho ou pelo mar. O cenário atrai caminhantes, canoístas e curiosos

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve, Política

Falta de efetivos da PSP preocupa social-democratas de Olhão

18:40 5 Junho, 2026 18:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas alertam para aumento da insegurança no concelho e exigem reforço urgente de meios da PSP

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura, Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Vários Mercedes. Crédito: Foto DR
Auto, Mundo

Adeus Mercedes? Nova lei pode impedir marca de vender veículos neste país

15:50 5 Junho, 2026 15:15 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma proposta de lei nos Estados Unidos, criada para reduzir a influência chinesa no setor automóvel, pode ter impacto inesperado na Mercedes-Benz

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Últimas Notícias

  • Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”
    Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”
  • Adeus mês da matrícula: Governo vai ‘mexer’ no IUC e é isto que vai mudar
    Adeus mês da matrícula: Governo vai ‘mexer’ no IUC e é isto que vai mudar
  • Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro
    Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha
    Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha
  • Falta de efetivos da PSP preocupa social-democratas de Olhão
    Falta de efetivos da PSP preocupa social-democratas de Olhão

Opinião

  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal