Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Reprodução Facebook Rui Cristina.
Legislativas 2022, Política

FARO: Rio acusa PS de “ir à boleia” de tabus ou reivindicações da esquerda

A construção do Hospital Central do Algarve, um projeto com 20 anos, foi outro dos temas em debate, com Rui Rio a dizer que, apesar das promessas do PS nesse sentido, até agora nada se fez.

09:44 26 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente do PSD acusou hoje o PS de ir “à boleia” das circunstâncias, de “tabus ideológicos” ou “reivindicações” da esquerda, nomeadamente no caso TAP, afirmando que a convicção de Costa “não é muita”.

“Dizem umas coisas, fazem umas coisas, mas parece – parece, não -, a convicção não é muita, vão é à boleia de uma qualquer circunstância, ou de um qualquer tabu ideológico, ou de uma qualquer reivindicação de um Bloco de Esquerda, de um PCP ou de um PAN”, referiu Rui Rio, no encerramento de uma sessão sobre saúde, em Faro.

Segundo Rui Rio, também aqui, no caso da TAP, o PS “anda aos ziguezagues”, depois de António Costa ter nacionalizado metade da companhia quando chegou ao poder e, mais recentemente, ter adquirido a outra metade, para depois, há poucos dias, ter dito “estar na disposição de vender mais metade da TAP”.

“Eu estou de acordo. Mas a pergunta que eu faço é: então para que é que foi tudo isto?”, rematou o líder do PSD, depois de ter ouvido a intervenção do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, para quem a TAP, no Algarve, “não serve para nada”, servindo, sim, para “todos os anos se meter lá dinheiro”.

Rui Rio aproveitou para contar um episódio em que quis ir do Porto para Faro na TAP, mas que, devido a atrasos nos voos, teve de ficar sete horas à espera no aeroporto de Lisboa, uma vez que não há voos diretos da TAP entre o Porto e a capital algarvia, pelo que quase “mais valia ir de bicicleta”.

E prosseguiu: “Que raio de empresa é esta, para a qual nós pagamos milhões e milhões e milhões de euros para ela ser pública e depois não presta serviço público nenhum, quem ainda faz as ligações são os privados”, questionou.

A saúde era o tema da edição de Faro das Conversas Centrais, formato que a campanha de Rui Rio tem promovido nas localidades por onde passa e cujo convidado foi hoje o cabeça de lista do PSD por Lisboa Ricardo Batista, mas durante a sessão falou-se também sobre a falta de água e de transportes púbicos na região.

Francisco Amaral, médico e presidente da Câmara de Castro Marim, no Algarve, falou dos problemas com que se confronta “diariamente” que levam a uma consequente “desumanidade” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), situação que, por ser crónica, faz com que os doentes já pensem “que é o destino e que não há nada a fazer”.

Segundo o autarca, pesar dos esforços “desumanos” dos técnicos de saúde, que são em número “manifestamente insuficiente” para fazer face às necessidades -, ao contrário dos “propagandeados números de reforço” anunciados por António Costa -, não se conseguem resolver as longas listas de espera para consultas e cirurgias nos hospitais da região.

A construção do Hospital Central do Algarve, um projeto com 20 anos, foi outro dos temas em debate, com Rui Rio a dizer que, apesar das promessas do PS nesse sentido, até agora nada se fez.

O projeto do novo hospital remonta a 2002, tendo em 2003 sido aprovado o terreno para a sua construção, em 2007 aprovado o perfil assistencial e o dimensionamento.

Em 2008, o então primeiro-ministro, José Sócrates, chegou mesmo a lançar a primeira pedra do hospital, que estaria pronto, segundo foi anunciado na altura, em 2013.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve Cultura Gastronomia

Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação

07:15 22 Julho, 2026 07:11 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Produtos da terra e do mar servem de ponto de partida para conhecer a evolução da gastronomia e da economia de Quarteira

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Fachada de edifício da Vodafone.
Nacional

Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

08:50 22 Julho, 2026 20:51 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vodafone foi multada em 160 mil euros por alterações contratuais feitas a milhares de clientes sem o aviso prévio exigido

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura, Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve, Cultura, Gastronomia

Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação

07:15 22 Julho, 2026 07:11 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Produtos da terra e do mar servem de ponto de partida para conhecer a evolução da gastronomia e da economia de Quarteira

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Fachada de edifício da Vodafone.
Nacional

Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

08:50 22 Julho, 2026 20:51 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vodafone foi multada em 160 mil euros por alterações contratuais feitas a milhares de clientes sem o aviso prévio exigido

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Últimas Notícias

  • Nuno Markl recorda Luís Represas: “Era uma voz lendária e um gajo porreiro”
    Nuno Markl recorda Luís Represas: “Era uma voz lendária e um gajo porreiro”
  • Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados
    Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados
  • António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”
    António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”
  • Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento
    Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento
  • Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
    Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira

Opinião

  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento