Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Legislativas 2022, Política

Eleições: abstenção tem vindo a subir, mas especialistas pedem revisão da forma de apresentar os valores

As legislativas decorrem de novo em cenário pandémico, um fator que aumenta a sua imprevisibilidade, incluindo em relação à abstenção. Os portugueses abstêm-se cada vez mais e em 2019 os valores atingiram mesmo a maioria (51,43%).

13:52 15 Janeiro, 2022 13:52 15 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A forma como são apresentados os valores da participação nas eleições devia ser revista para que fosse tida em consideração a abstenção técnica, defendem os politólogos, que apontam “alguma inércia” nas alterações legislativas necessárias para combater este problema crescente.

As legislativas de 30 de janeiro decorrem de novo em cenário pandémico, um fator que de acordo com os politólogos ouvidos pela agência Lusa aumenta a sua imprevisibilidade, incluindo em relação à abstenção, um fenómeno que tem aumentado em Portugal, e por isso, de acordo com João Cancela, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, “não poderá ser considerado surpreendente se estas forem as eleições legislativas menos participadas de sempre”.

De acordo com este especialista, o conceito de “abstenção real” (referente à ausência de participação de eleitores que poderiam efetivamente ter votado) – opõe-se ao da “abstenção técnica” (que são “inscrições espúrias” nos cadernos eleitorais), explicando que a parte mais significativa desta última é atualmente relativa a eleitores portugueses residentes no estrangeiro e não à manutenção nos cadernos eleitorais de pessoas já falecidas, “que se tem tornado mais residual desde as reformas no recenseamento em 2005”.

Não sendo possível quantificar com exatidão a abstenção técnica, João Cancela adianta que se pode “procurar uma aproximação através de indicadores alternativos como as Estimativas Anuais da População Residente ou os próprios Censos do INE”.

“Se tomarmos estas duas medidas alternativas como referência a partir das quais medimos o desvio entre os cadernos eleitorais e o número de referência, podemos estimar que a proporção de inscrições espúrias se situará algures entre os 5% (face aos Censos) e os 11% (face às estimativas da população residente)”, aponta.

Por isso mesmo, para o politólogo “é altura de rever o modo como são apresentados os valores da abstenção, ou pelo menos de complementar as metodologias clássicas com outras que permitam tomar em consideração a abstenção técnica”, propondo, por exemplo, apurar a taxa de participação entre os recenseados no território nacional e não a apresentar como um todo.

Também António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, considera ser preciso cuidado com a forma como se analisa e apresentam os dados comparativos da abstenção precisamente por causa da abstenção técnica, resultante do recenseamento automático e dos eleitores fantasma.

Apontando a falta de consenso político para encontrar soluções para ultrapassar o problema da abstenção – e para lá das discussões sobre voto obrigatório ou voto eletrónico -, o politólogo defende que poderia ser aumentado o período de votação para que os eleitores pudessem ir às urnas “durante dois ou três dias, com grande generalização do voto antecipado”.

“Existe alguma tendência para a inércia sobre o ponto de vista da alteração à legislação eleitoral”, aponta, subestimando o efeito pandemia nestas eleições.

Sobre os três fatores habitualmente associados à abstenção em Portugal, Costa Pinto elenca-os: menor participação junto dos setores da sociedade menos qualificados, a sensação que existe “o abstencionista millennial” e o facto de um sentimento “anti-partido” maior gerar mais propensão para a abstenção.

Já André Azevedo Alves, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, afirma que estas poderão ser “as eleições mais imprevisíveis desde que Portugal entrou na União Europeia”.

Com a pandemia a marcar ainda muito o contexto em que decorrem as legislativas, o politólogo refere que tradicionalmente são os setores mais velhos os que mais votam e de forma mais estável, sendo precisamente estes onde pode haver maior desmobilização devido à covid-19.

“Isso torna as eleições ainda mais imprevisíveis não só em termos de mobilização para o voto e para a abstenção, mas depois de quais podem ser os próprios padrões de voto de quem ainda assim for votar”, antecipa.

Escusando-se a dramatizar a questão da abstenção – relativamente alta em “democracias consolidadas em que não há uma polarização política extrema nem questões de regime em cima da mesa” -, André Azevedo Alves também defende que importa corrigir os aspetos da abstenção técnica “para se poder ter dados mais fiáveis”, propondo também soluções para que se tenha mais do que um dia para exercer o direito de voto e com horários mais alargados.

Abstenção galopante atingiu a maioria em 2019

Os portugueses abstêm-se cada vez mais desde as eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975, excetuando em três do total de 16 sufrágios para o parlamento, tendo sido mais os não votantes do que os votantes nas últimas legislativas.

A abstenção em legislativas tem vindo sempre a subir desde 25 de abril de 1975 (o menor valor, de 8,34%) até à mais recente votação do género, em 6 de outubro de 2019 (o mais alto registo, de 51,43%).

Só em 1980, em 2002 e em 2005 houve quebras na galopante taxa de eleitores ausentes das mesas de voto, à medida que o entusiasmo com o regime democrático, após 48 anos de ditadura do Estado Novo, foi esmorecendo.

A última vez em que houve uma quebra na tendência abstencionista crescente foi em 20 de fevereiro de 2005, quando se verificou uma baixa de cerca de três pontos percentuais face à eleição anterior.

Após oito meses do governo do primeiro-ministro da coligação pós-eleitoral PSD/CDS-PP, Santana Lopes, o então Presidente da República, Jorge Sampaio, dissolvera o parlamento por “irregular funcionamento das instituições” e convocara novas eleições.

Então, os portugueses foram às urnas em maior percentagem do que três anos antes e votaram maciçamente no PS, que obteve assim a sua primeira e até agora única maioria absoluta (45%), com José Sócrates na liderança.

No sufrágio imediatamente anterior, em 17 de março de 2002, também já tinha havido um recuo da abstenção face às eleições anteriores, desta feita ligeiríssima (menos de uma décima percentual). Foi quando os eleitores lusos foram chamados a pronunciar-se depois de o então primeiro-ministro de um segundo Governo minoritário socialista, António Guterres, pedir a demissão para evitar o “pântano” político, após perder as eleições autárquicas de dezembro de 2001.

Na altura, a vitória sorriu ao PSD de Durão Barroso, com 40,2%, seguido do PS (37,8%) e do CDS-PP (08,7%). O então líder social-democrata viria a deixar o executivo conjunto com o democrata-cristão Paulo Portas para seguir para a Comissão Europeia, ficando então Santana Lopes no posto de primeiro-ministro, apenas por escassos oito meses até Sampaio recorrer à “bomba atómica” devido à sucessão de remodelações e demissões em vários gabinetes e magistraturas da administração pública protagonizados pelo entretanto fundador e presidente do Aliança.

Antes, é preciso recuar 42 anos para encontrar nova quebra da taxa de abstenção: dois meses antes de morrer na queda de um avião em Camarate, o social-democrata Francisco Sá Carneiro conseguiu o seu segundo triunfo seguido com a Aliança Democrática (PPD/CDS/PPM), em 5 de outubro de 1980.

A AD teve 44,91% por cento dos votos, à frente da Frente Republicana e Socialista (PS, União da Esquerda Socialista e Democrática e Acção Social Democrata Independente), que obteve 26,65%, e da Aliança Povo Unido (PCP, Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral), com 16,75%.

A abstenção diminuiu na altura um ponto percentual face às legislativas anteriores, com os portugueses a voltarem a confiar no líder do PPD (PSD) depois de um período com três breves e instáveis Governos da iniciativa presidencial de Ramalho Eanes, liderados, à vez, por Alfredo Nobre da Costa, Carlos Mota Pinto e Maria de Lourdes Pintasilgo.

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Algarve Ciência Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Nacional

Vai conduzir durante o eclipse solar? PSP deixa alerta a todos os condutores em Portugal

16:40 11 Agosto, 2026 16:23 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Eclipse solar de 12 de agosto leva a PSP a deixar um alerta aos condutores em Portugal

Economia Europe Direct Algarve Nacional

União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como

21:30 11 Agosto, 2026 20:34 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para embalagens entram em vigor esta quarta-feira na União Europeia, abrangendo produtos tão comuns como caixas de pizza e recipientes de comida

AIR W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Algarve Cultura Gastronomia

Festival da Sardinha bate recorde com mais de 145 mil entradas em Portimão

09:44 11 Agosto, 2026 09:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A noite dos Xutos & Pontapés registou a maior afluência ao festival, com 36.331 entradas e um pico de 20.095 pessoas no recinto

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Europe Direct Algarve Nacional

Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução

20:30 11 Agosto, 2026 19:35 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova regra da UE 'muda o jogo' para muitos condutores e pode ter efeitos também na carta de condução em Portugal

Algarve

“Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa

21:00 11 Agosto, 2026 17:19 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Imprensa britânica ficou rendida a uma zona tranquila do Algarve, junto à Ria Formosa, destacando as paisagens, a natureza e as vistas para o mar

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Algarve, Ciência, Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Nacional

Vai conduzir durante o eclipse solar? PSP deixa alerta a todos os condutores em Portugal

16:40 11 Agosto, 2026 16:23 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Eclipse solar de 12 de agosto leva a PSP a deixar um alerta aos condutores em Portugal

Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como

21:30 11 Agosto, 2026 20:34 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para embalagens entram em vigor esta quarta-feira na União Europeia, abrangendo produtos tão comuns como caixas de pizza e recipientes de comida

AIR W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festival da Sardinha bate recorde com mais de 145 mil entradas em Portimão

09:44 11 Agosto, 2026 09:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A noite dos Xutos & Pontapés registou a maior afluência ao festival, com 36.331 entradas e um pico de 20.095 pessoas no recinto

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução

20:30 11 Agosto, 2026 19:35 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova regra da UE 'muda o jogo' para muitos condutores e pode ter efeitos também na carta de condução em Portugal

Algarve

“Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa

21:00 11 Agosto, 2026 17:19 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Imprensa britânica ficou rendida a uma zona tranquila do Algarve, junto à Ria Formosa, destacando as paisagens, a natureza e as vistas para o mar

Últimas Notícias

  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
  • “Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa
    “Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa
  • Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
    Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
  • União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
    União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
  • Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região
    Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

Opinião

  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
  • Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
    Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores desconhecem a nova regra da UE e podem perder a carta de condução
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento