Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Legislativas 2022, Política

Eleições: abstenção tem vindo a subir, mas especialistas pedem revisão da forma de apresentar os valores

As legislativas decorrem de novo em cenário pandémico, um fator que aumenta a sua imprevisibilidade, incluindo em relação à abstenção. Os portugueses abstêm-se cada vez mais e em 2019 os valores atingiram mesmo a maioria (51,43%).

13:52 15 Janeiro, 2022 13:52 15 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A forma como são apresentados os valores da participação nas eleições devia ser revista para que fosse tida em consideração a abstenção técnica, defendem os politólogos, que apontam “alguma inércia” nas alterações legislativas necessárias para combater este problema crescente.

As legislativas de 30 de janeiro decorrem de novo em cenário pandémico, um fator que de acordo com os politólogos ouvidos pela agência Lusa aumenta a sua imprevisibilidade, incluindo em relação à abstenção, um fenómeno que tem aumentado em Portugal, e por isso, de acordo com João Cancela, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, “não poderá ser considerado surpreendente se estas forem as eleições legislativas menos participadas de sempre”.

De acordo com este especialista, o conceito de “abstenção real” (referente à ausência de participação de eleitores que poderiam efetivamente ter votado) – opõe-se ao da “abstenção técnica” (que são “inscrições espúrias” nos cadernos eleitorais), explicando que a parte mais significativa desta última é atualmente relativa a eleitores portugueses residentes no estrangeiro e não à manutenção nos cadernos eleitorais de pessoas já falecidas, “que se tem tornado mais residual desde as reformas no recenseamento em 2005”.

Não sendo possível quantificar com exatidão a abstenção técnica, João Cancela adianta que se pode “procurar uma aproximação através de indicadores alternativos como as Estimativas Anuais da População Residente ou os próprios Censos do INE”.

“Se tomarmos estas duas medidas alternativas como referência a partir das quais medimos o desvio entre os cadernos eleitorais e o número de referência, podemos estimar que a proporção de inscrições espúrias se situará algures entre os 5% (face aos Censos) e os 11% (face às estimativas da população residente)”, aponta.

Por isso mesmo, para o politólogo “é altura de rever o modo como são apresentados os valores da abstenção, ou pelo menos de complementar as metodologias clássicas com outras que permitam tomar em consideração a abstenção técnica”, propondo, por exemplo, apurar a taxa de participação entre os recenseados no território nacional e não a apresentar como um todo.

Também António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, considera ser preciso cuidado com a forma como se analisa e apresentam os dados comparativos da abstenção precisamente por causa da abstenção técnica, resultante do recenseamento automático e dos eleitores fantasma.

Apontando a falta de consenso político para encontrar soluções para ultrapassar o problema da abstenção – e para lá das discussões sobre voto obrigatório ou voto eletrónico -, o politólogo defende que poderia ser aumentado o período de votação para que os eleitores pudessem ir às urnas “durante dois ou três dias, com grande generalização do voto antecipado”.

“Existe alguma tendência para a inércia sobre o ponto de vista da alteração à legislação eleitoral”, aponta, subestimando o efeito pandemia nestas eleições.

Sobre os três fatores habitualmente associados à abstenção em Portugal, Costa Pinto elenca-os: menor participação junto dos setores da sociedade menos qualificados, a sensação que existe “o abstencionista millennial” e o facto de um sentimento “anti-partido” maior gerar mais propensão para a abstenção.

Já André Azevedo Alves, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, afirma que estas poderão ser “as eleições mais imprevisíveis desde que Portugal entrou na União Europeia”.

Com a pandemia a marcar ainda muito o contexto em que decorrem as legislativas, o politólogo refere que tradicionalmente são os setores mais velhos os que mais votam e de forma mais estável, sendo precisamente estes onde pode haver maior desmobilização devido à covid-19.

“Isso torna as eleições ainda mais imprevisíveis não só em termos de mobilização para o voto e para a abstenção, mas depois de quais podem ser os próprios padrões de voto de quem ainda assim for votar”, antecipa.

Escusando-se a dramatizar a questão da abstenção – relativamente alta em “democracias consolidadas em que não há uma polarização política extrema nem questões de regime em cima da mesa” -, André Azevedo Alves também defende que importa corrigir os aspetos da abstenção técnica “para se poder ter dados mais fiáveis”, propondo também soluções para que se tenha mais do que um dia para exercer o direito de voto e com horários mais alargados.

Abstenção galopante atingiu a maioria em 2019

Os portugueses abstêm-se cada vez mais desde as eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975, excetuando em três do total de 16 sufrágios para o parlamento, tendo sido mais os não votantes do que os votantes nas últimas legislativas.

A abstenção em legislativas tem vindo sempre a subir desde 25 de abril de 1975 (o menor valor, de 8,34%) até à mais recente votação do género, em 6 de outubro de 2019 (o mais alto registo, de 51,43%).

Só em 1980, em 2002 e em 2005 houve quebras na galopante taxa de eleitores ausentes das mesas de voto, à medida que o entusiasmo com o regime democrático, após 48 anos de ditadura do Estado Novo, foi esmorecendo.

A última vez em que houve uma quebra na tendência abstencionista crescente foi em 20 de fevereiro de 2005, quando se verificou uma baixa de cerca de três pontos percentuais face à eleição anterior.

Após oito meses do governo do primeiro-ministro da coligação pós-eleitoral PSD/CDS-PP, Santana Lopes, o então Presidente da República, Jorge Sampaio, dissolvera o parlamento por “irregular funcionamento das instituições” e convocara novas eleições.

Então, os portugueses foram às urnas em maior percentagem do que três anos antes e votaram maciçamente no PS, que obteve assim a sua primeira e até agora única maioria absoluta (45%), com José Sócrates na liderança.

No sufrágio imediatamente anterior, em 17 de março de 2002, também já tinha havido um recuo da abstenção face às eleições anteriores, desta feita ligeiríssima (menos de uma décima percentual). Foi quando os eleitores lusos foram chamados a pronunciar-se depois de o então primeiro-ministro de um segundo Governo minoritário socialista, António Guterres, pedir a demissão para evitar o “pântano” político, após perder as eleições autárquicas de dezembro de 2001.

Na altura, a vitória sorriu ao PSD de Durão Barroso, com 40,2%, seguido do PS (37,8%) e do CDS-PP (08,7%). O então líder social-democrata viria a deixar o executivo conjunto com o democrata-cristão Paulo Portas para seguir para a Comissão Europeia, ficando então Santana Lopes no posto de primeiro-ministro, apenas por escassos oito meses até Sampaio recorrer à “bomba atómica” devido à sucessão de remodelações e demissões em vários gabinetes e magistraturas da administração pública protagonizados pelo entretanto fundador e presidente do Aliança.

Antes, é preciso recuar 42 anos para encontrar nova quebra da taxa de abstenção: dois meses antes de morrer na queda de um avião em Camarate, o social-democrata Francisco Sá Carneiro conseguiu o seu segundo triunfo seguido com a Aliança Democrática (PPD/CDS/PPM), em 5 de outubro de 1980.

A AD teve 44,91% por cento dos votos, à frente da Frente Republicana e Socialista (PS, União da Esquerda Socialista e Democrática e Acção Social Democrata Independente), que obteve 26,65%, e da Aliança Povo Unido (PCP, Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral), com 16,75%.

A abstenção diminuiu na altura um ponto percentual face às legislativas anteriores, com os portugueses a voltarem a confiar no líder do PPD (PSD) depois de um período com três breves e instáveis Governos da iniciativa presidencial de Ramalho Eanes, liderados, à vez, por Alfredo Nobre da Costa, Carlos Mota Pinto e Maria de Lourdes Pintasilgo.

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Algarve Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Idosa tenta a sorte com uma raspadinha.
Economia Nacional

Ganha 5.000€ numa raspadinha? Não paga imposto, mas se ganhar o mesmo em juros de uma poupança pode pagar 28%

16:30 21 Setembro, 2026 16:02 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem receber um prémio de até 5.000 euros num jogo social do Estado não paga imposto sobre esse prémio

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Opinião

O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

14:46 21 Setembro, 2026 14:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Desde então, continuamos a tentar convencer as mulheres de que há frutas que não lhes pertencem", relembra José Figueiredo Santos

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Algarve, Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Idosa tenta a sorte com uma raspadinha.
Economia, Nacional

Ganha 5.000€ numa raspadinha? Não paga imposto, mas se ganhar o mesmo em juros de uma poupança pode pagar 28%

16:30 21 Setembro, 2026 16:02 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem receber um prémio de até 5.000 euros num jogo social do Estado não paga imposto sobre esse prémio

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Opinião

O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

14:46 21 Setembro, 2026 14:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Desde então, continuamos a tentar convencer as mulheres de que há frutas que não lhes pertencem", relembra José Figueiredo Santos

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve, Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Últimas Notícias

  • Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
    Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
  • Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos
    Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos
  • A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve
    A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve
  • Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
    Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
  • Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro
    Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

Opinião

  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento