Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Legislativas 2022, Política

Costa vs Catarina: o duelo quente de mel e fel acabou numa vitória suada (11JAN: notas e análises dos comentadores Expresso)

Foi tenso, o debate entre os líderes de uma geringonça desavinda. Com muitas críticas, ataques de parte a parte, mas sempre uma preocupação latente de não quebrar oficialmente as pontes perdidas. Quem esteve melhor? Veja as notas e comentários.

10:43 13 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O debate foi tão quente como se previa entre os líderes do PS e Bloco. Quente e cheio de críticas, com o fim da geringonça como pano de fundo, mas de certa forma contido no tom. Resultado final? 3-2, com vitória à míngua do socialista.

Paulo Baldaia
António Costa 6 – Catarina Martins 7

António Costa esteve todo o debate ao ataque, procurando responsabilizar o Bloco pela crise e por abrir as portas à direita. E atacou quando se falava de saúde, de segurança social, de legislação laboral ou de nacionalizações. Catarina Martins jogou quase sempre em contra-ataque mas foi mais eficaz. Acusada de ser mel em campanha e fel no Parlamento, a líder do Bloco respondeu à letra devolvendo a acusação ao PS que, no governo, promete mel e distribui fel. Costa marcou pontos a jogar ao centro, gastando o tempo final a falar da “bravata ideológica” do BE com as nacionalizações, o único ponto onde Catarina foi pouco eficaz na resposta.

Luís Aguiar-Conraria
António Costa 5 – Catarina Martins 3

Foi um debate que começou com um passa-culpas. Cada um culpa o outro pela crise. Nesta fase, penso que Costa acabou por ser mais convincente ao lembrar que o Bloco não abandonou a geringonça agora, mas sim num orçamento anterior.

Catarina Martins esteve melhor, penso eu, ao elencar os problemas do Serviço Nacional de Saúde. São médicos que faltam, são enfermeiros que faltam, é o material que falta. Costa não teve uma resposta convincente. (Mas, na verdade, se uma pessoa acreditar em Catarina Martins fica mesmo convencida de que o SNS está moribundo, para usar as suas palavras. E, sendo assim, que sentido faz repetir a solução dos últimos seis anos?)

Para alguém como eu, que considera o equilíbrio das contas como uma condição necessária para sistemas sustentáveis, António Costa esteve mais forte ao chamar a atenção para os custos orçamentais das propostas do BE relativamente ao fator de sustentabilidade. Infelizmente, foi mais um debate em que não se discutiu as implicações do inverno demográfico para a sustentabilidade da Segurança Social.

A terminar, alguém lembrou a Catarina Martins os custos das medidas que propõe. Como disse Costa, por causa de uma bravata ideológica arriscamo-nos a ter custos de 30 mil milhões. Só faltou acrescentar: já basta o que nos custou a bravata ideológica com a TAP.

Mais uma vez Costa conseguiu falar mais um minuto que o oponente.

Daniel Oliveira
António Costa 6 – Catarina Martins 7

Este era o debate mais importante para Catarina Martins. E o mais difícil. Como não ser derrotada por Costa, sobretudo em relação a esta crise política, e impedir que a coisa aquecesse de tal forma que as pessoas concluíssem que novo entendimento é impossível? Pelo contrário, a Costa interessava mostrar que não há pontes possíveis.

Costa foi, como seria de esperar, eficaz em relação ao passado. E tentou separar o BE do PCP, o que, sendo contraditório com o que disse a Jerónimo de Sousa no debate com ele, se compreende neste dia.

Catarina Martins tentou passar as divergências para coisas bem concretas, que se relacionem com a vida direta das pessoas. E centrou-se na maior preocupação deste momento: o SNS. E foi bem sucedida. Conseguiu, contra as minhas expectativas, prender Costa nos temas concretos e manter a temperatura baixa era tudo o que precisava. E mostrar conhecimento dos temas. Quanto à segurança social, a tecnicidade terá escapado às pessoas, mas António Costa conta, no custo do recálculo do fator de sustentabilidade, como se a medida fosse aplicada a quem não seria – mas potencialmente poderia ter sido. Nas leis laborais, Costa mostrou que não queria debater o assunto, saltando para as nacionalizações (apesar dessas propostas não andarem longe das que o BE defendia quando Costa se entendeu com ele), o que prova o desconforto com o tema laboral.

Catarina Martins foi eficaz na defesa dos seus pontos, António Costa foi eficaz a agitar o risco da direita e na única cartada que tinha guardada. Daria um empate, mas o objetivo fundamental de Catarina Martins era que não se chegasse ao fim do debate concluindo que o entendimento é impossível. Conseguiu.

Cristina Figueiredo
António Costa 8 – Catarina Martins 7

Era um dos debates mais aguardados. E também dos mais previsíveis: António Costa não desperdiçaria o único frente a frente com Catarina Martins para responsabilizar o BE pelo fim da geringonça, e assim aconteceu, com todas as letras. Ficámos ainda a saber, com clareza, que, para o PS, o falhanço das negociações do OE 2022 se deveu à proposta do BE para acabar com fator de sustentabilidade da segurança social. Catarina Martins esteve à altura, em momento algum vacilou na resposta às acusações de Costa, mas no fim a vantagem (ligeira) vai para o líder socialista, que denunciou a “bravata ideológica” de um BE em “versão light” que quer “desprivatizar” a SNS, a EDP, a REN e os CTT com uma proposta tremendamente onerosa para a dívida pública. Fica ainda registada a insistência de Catarina Martins em renovar um entendimento com o PS, a bem do país, após as eleições. Mas do que resultou desta amena, ainda que rija, discussão foi a impressão de que esse entendimento parece mesmo muito difícil. Se isso é bom para a tal maioria absoluta que Costa não pede, mas obviamente deseja, se verá.

Vítor Matos
António Costa 7 – Catarina Martins 4

Era um dos que gerava mais expetativa e talvez tenha sido o melhor debate até agora. Duas posições estabelecidas e um resultado claro: da mesma maneira que neutralizou Jerónimo de Sousa, António Costa desfez Catarina Martins sem se irritar, encurralou-a no beco dos radicais, num duelo muito mais difícil de vencer, porque a coordenadora bloquista tem uma capacidade de argumentação que o secretário-geral do PCP não demonstrou. Perante uma adversária muito mais sólida – Catarina começou bem a lembrar o dinheiro que o Governo não gastou durante a pandemia – Costa conseguiu mostrar ao eleitorado de esquerda como a falta de moderação do Bloco levou o país para eleições antecipadas, e por estar a pedir uma maioria (“absoluta”, disse duas vezes Costa, ainda que estivesse a referir-se a quando não a pediu, em 2015 ou 2019).

“Muito mel” nas campanhas e “muito fel” no Parlamento, foi o soundbite da noite, mas o desequilíbrio fez-se quando se debateram políticas em particular: no caso da exclusividade dos médicos, o PM teve ganho de causa (embora não tenha dito que se tornasse os chefes de serviço exclusivos, como deseja o BE, muito provavelmente iam todos para o privado), assim como na questão da Segurança Social e depois nas leis laborais. O problema aqui é a questão da eficácia do discurso, uma vez que são temas demasiado técnicos para serem bem percebidos pelo eleitor comum. O socialista conseguiu ir colando o Bloco ao radicalismo, mantendo o PS numa posição de aproximação gradual dessas propostas, na medida do que é possível, e conseguiu passar essa mensagem. A derrapagem de Catarina deu-se quando disse que o imposto Mortágua dava para pagar as despesas da Segurança Social*. Costa deu a estocada final ao expor a proposta de renacionalização da EDP, REN, ANA, CTT e Galp, que o BE defende e que elevaria a dívida pública em 14 pontos percentuais. Ainda deixou claro que se não tiver maioria não se vai embora. “Não faço chantagem como o professor Cavaco…” Com quem fará maioria, se ganhar, logo se vê.

*Nota de correção: corrigida uma informação errada no comentário de Vítor Matos, onde se dizia que as verbas do Adicional do IMI (vulgo Imposto Mortágua) não estão consignadas. Pelo contrário, são receitas consignadas ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social.

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Algarve Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Idosa tenta a sorte com uma raspadinha.
Economia Nacional

Ganha 5.000€ numa raspadinha? Não paga imposto, mas se ganhar o mesmo em juros de uma poupança pode pagar 28%

16:30 21 Setembro, 2026 16:02 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem receber um prémio de até 5.000 euros num jogo social do Estado não paga imposto sobre esse prémio

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Opinião

O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

14:46 21 Setembro, 2026 14:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Desde então, continuamos a tentar convencer as mulheres de que há frutas que não lhes pertencem", relembra José Figueiredo Santos

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Algarve, Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Idosa tenta a sorte com uma raspadinha.
Economia, Nacional

Ganha 5.000€ numa raspadinha? Não paga imposto, mas se ganhar o mesmo em juros de uma poupança pode pagar 28%

16:30 21 Setembro, 2026 16:02 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem receber um prémio de até 5.000 euros num jogo social do Estado não paga imposto sobre esse prémio

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve, Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Opinião

O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

14:46 21 Setembro, 2026 14:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Desde então, continuamos a tentar convencer as mulheres de que há frutas que não lhes pertencem", relembra José Figueiredo Santos

Últimas Notícias

  • Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
    Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
  • Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos
    Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos
  • A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve
    A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve
  • Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
    Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
  • Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro
    Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

Opinião

  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento