Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Anabela Blofeld / DR
Política

Lagoa: Governo disponível para preservar Alagoas Brancas mas decisão cabe à autarquia

Em 2017, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas considerou “não existirem valores” ambientais que justificassem que a zona fosse classificada como área protegida de âmbito nacional, “entendendo que caberia ao município um processo de criação de área protegida local, o que não sucedeu”

18:35 11 Abril, 2023 18:35 11 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas afirmou esta terça-feira no parlamento que o Governo está disponível para encontrar uma solução para preservar as Alagoas Brancas, em Lagoa, no Algarve, mas que a decisão final cabe ao município.

João Paulo Catarino foi esta terça-feira ouvido no parlamento a pedido do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) sobre a destruição das Alagoas Brancas, uma zona húmida no concelho de Lagoa, no distrito de Faro, onde existem centenas de espécies de aves e para onde está previsto um loteamento comercial.

Em 2017, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) considerou “não existirem valores” ambientais que justificassem que a zona fosse classificada como área protegida de âmbito nacional, “entendendo que caberia ao município um processo de criação de área protegida local, o que não sucedeu”, notou.

De acordo com o governante, o ICNF tem acompanhado o plano de urbanização aprovado pelo município para aquele espaço natural, que prevê a implantação de um parque industrial e áreas comerciais, projeto integrante do Plano de Urbanização da Cidade, aprovado em fevereiro de 2008.

O projeto do empreendimento viria a ser aprovado em julho de 2013, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve e o ICNF terem emitido pareceres positivos à sua concretização, “não apontando qualquer interesse ambiental para o local em causa”.

As associações ambientalistas, o PAN e um movimento cívico de cidadãos querem travar o projeto, mas a autarquia alega que a inviabilização da obra implicaria o pagamento de vários milhões de euros de indemnização ao promotor do projeto.

“Segundo o que me disse o presidente da Câmara de Lagoa, há direitos adquiridos e é uma questão que não se pode colocar, pois inviabilizaria financeiramente a Câmara para largas dezenas de anos”, referiu o secretário de Estado.

Questionado pela deputada do PAN, Inês Sousa Real, sobre uma possível intervenção do Governo para salvaguardar aquela zona húmida, João Paulo Catarino notou que “outra solução que não aquela que está aprovada só será possível se o poder local estiver de acordo com ela”.

João Paulo Catarino reafirmou a disponibilidade de o Governo, através do ICNF, “de encontrar uma solução com vista à gestão e salvaguarda da zona húmida”, sublinhando que qualquer decisão para travar o projeto é da responsabilidade do município.

O governante referiu ainda que das reuniões mantidas entre o ICNF, autarquia e promotor, foi decidido “espoletar o processo de captura e relocalização das espécies animais, para um local com as mesmas características”.

Em novembro de 2022, o Tribunal Administrativo de Loulé aceitou uma providência cautelar do PAN e determinou a suspensão dos trabalhos de construção do empreendimento comercial, ação que foi contestada pelo município por considerar que a lei estava a ser cumprida.

O loteamento das Alagoas, onde se insere a construção comercial, é parte integrante do Plano de Urbanização da Cidade, que definiu a zona sul da cidade como de expansão de atividades económicas e implantação de áreas industriais, comerciais e de serviços.

O movimento de cidadãos Salvar as Alagoas Brancas promete continuar a lutar para travar o projeto, tendo convocado para o dia 19 de abril, às 19:00, uma concentração de protesto junto ao auditório municipal de Lagoa.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ruy de Carvalho.
Cultura Nacional

Ator Ruy de Carvalho tem 99 anos e vai receber a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

10:40 26 Junho, 2026 17:51 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Câmara Municipal de Lisboa aprovou a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Ruy de Carvalho, reconhecendo uma carreira de 85 anos

Algarve Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Castro Marim reivindica novo posto da GNR durante visita governamental

10:06 26 Junho, 2026 10:10 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Filomena Sintra, presidente da Câmara de Castro Marim, apresentou ao Governo a necessidade de novas instalações para as forças de segurança

Algarve Auto

MAR Shopping Algarve recebe nova loja da Tesla

10:19 26 Junho, 2026 10:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova loja no MAR Shopping Algarve eleva para cinco o número de pontos de venda da Tesla em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Avião da TAP.
Mundo Nacional

Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro

07:00 26 Junho, 2026 17:37 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há 11 elementos da tripulação da TAP retidos em Caracas depois dos fortes sismos que atingiram a Venezuela

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Ruy de Carvalho.
Cultura, Nacional

Ator Ruy de Carvalho tem 99 anos e vai receber a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

10:40 26 Junho, 2026 17:51 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Câmara Municipal de Lisboa aprovou a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Ruy de Carvalho, reconhecendo uma carreira de 85 anos

Algarve, Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Castro Marim reivindica novo posto da GNR durante visita governamental

10:06 26 Junho, 2026 10:10 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Filomena Sintra, presidente da Câmara de Castro Marim, apresentou ao Governo a necessidade de novas instalações para as forças de segurança

Algarve, Auto

MAR Shopping Algarve recebe nova loja da Tesla

10:19 26 Junho, 2026 10:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova loja no MAR Shopping Algarve eleva para cinco o número de pontos de venda da Tesla em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Avião da TAP.
Mundo, Nacional

Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro

07:00 26 Junho, 2026 17:37 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há 11 elementos da tripulação da TAP retidos em Caracas depois dos fortes sismos que atingiram a Venezuela

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional, Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Últimas Notícias

  • Silves vê praias distinguidas pela qualidade, acessibilidade e excelência ambiental
    Silves vê praias distinguidas pela qualidade, acessibilidade e excelência ambiental
  • Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias
    Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias
  • Ator Ruy de Carvalho tem 99 anos e vai receber a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa
    Ator Ruy de Carvalho tem 99 anos e vai receber a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa
  • MAR Shopping Algarve recebe nova loja da Tesla
    MAR Shopping Algarve recebe nova loja da Tesla
  • Castro Marim reivindica novo posto da GNR durante visita governamental
    Castro Marim reivindica novo posto da GNR durante visita governamental

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal