Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Dossier Autárquicas 2017, Política

José Inácio critica visão egocêntrica em Lagoa

José Inácio é bem conhecido dos eleitores de Lagoa. Já foi presidente da autarquia e recandidata-se para conquistar para o PSD o município entretanto perdido para o PS. Relançar Lagoa é, segundo o candidato, o objectivo da candidatura que lidera, “recuperando vários projectos e planos abandonados pelo actual executivo”, diz. O homem forte do […]

11:52 27 Setembro, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
José Inácio já foi presidente da Câmara de Lagoa

José Inácio é bem conhecido dos eleitores de Lagoa. Já foi presidente da autarquia e recandidata-se para conquistar para o PSD o município entretanto perdido para o PS.

Relançar Lagoa é, segundo o candidato, o objectivo da candidatura que lidera, “recuperando vários projectos e planos abandonados pelo actual executivo”, diz.

O homem forte do PSD no concelho nestas autárquicas refere nas respostas ao POSTAL “não é com visão egocêntrica ou com deslumbramento que Lagoa progride, é com o humilde trabalho quotidiano, na busca dos consensos, na procura das melhores soluções”.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL

POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate à Presidência da Câmara?
JI: As razões determinantes para a candidatura têm a ver com a necessidade de Relançar Lagoa, pensando e fazendo, recuperando vários projectos e planos abandonados pelo actual executivo municipal, concretizar um conjunto de obras, planos eventos e iniciativas, orientado por uma visão estratégica de desenvolvimento policêntrico do concelho, retomando as alavancas de marca de um “Concelho com Qualidade e Harmonia”, tendo presente sempre as pessoas, o território e o ambiente, numa perspectiva dinâmica e competitiva.

O PSD em Lagoa tem obra feita e um imenso orgulho do nosso contributo e da nossa marca no desenvolvimento da nossa terra, mas sabemos que há muito mais para fazer, há que retomar a acção e o rumo certo e certeiro para que aqui se viva cada vez melhor. Por isso, com a alma própria de quem acredita, com a razão de quem conhece e com a melhor organização de quem sabe.

Os social-democratas mantêm a confiança no ex-presidente para chegar ao poder nesta Câmara do barlavento

P: Na sua opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?
JI: As políticas sociais. Aprofundamento e desenvolvimento da qualidade de vida e ligação às instituições sociais, apoio às crianças e face ao envelhecimento geracional aumento da capacidade de resposta às várias valências de apoio à terceira idade.

Regeneração e requalificação urbana em Lagoa, Porches e Ferragudo.

Remodelação de condutas adutoras e algumas redes de distribuição de água. Modernização da rede de iluminação pública em áreas urbanas.

Planeamento urbanístico. Aceleração do processo de revisão do PDM. Planos de pormxenor das frentes ribeirinhas Parchal/Ferragudo e Mexilhoeira/Parchal. Planos prevendo zonas de actividades económicas em Porches e Estômbar.

Modernização administrativa e melhoria do atendimento. Governança electrónica, portal do município e balcão electrónico. Estruturação e especialização do balcão único.

Melhorar a capacidade de resposta dos serviços operativos municipais, dotando-os dos recursos necessários à prestação de serviços rápidos, quotidianos e de qualidade.

Humildade e trabalho são o que promete José Inácio nesta corrida às autárquicas

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê ?
JI: Sabendo ser gestor com conhecimento e gosto pela organização, com rigor e equilíbrio, com sentido de justiça, responsabilidade e confiança, sabendo desenvolver relações de cooperação e de reivindicação, de solidariedade e dignidade, exigente mas respeitador, valorizando o real, prosseguindo o sonho, mas tendo cuidado com ilusões vãs, actuando com humildade, paciência e espírito de abertura, sabendo trabalhar sobre as diferenças com respeito pela pluralidade – é a nossa atitude.

Não é com uma visão egocêntrica ou com deslumbramento que Lagoa progride, é com o humilde trabalho quotidiano, na busca dos consensos, na procura das melhores soluções, no estabelecimento de parcerias com públicos e privados e na capacidade de apoiar as entidades do sector social, encontrando respostas aos problemas e criando as condições para uma sempre melhor qualidade de vida.

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face às dos restantes candidatos?
JI: Alavancar o desenvolvimento do concelho com qualidade e harmonia, mas que continue a restruturar-se para fazer face aos desafios constantes de um mundo cada vez mais competitivo e mantendo a sua identidade como valor acrescentado, tendo em conta uma estratégia de desenvolvimento policêntrico do concelho, para fazer face às espectativas das populações e residentes, dos investidores, sendo atractivo e competitivo, aproveitando a conjuntura internacional.

Implementar um conjunto de reformas ao nível do Urbanismo, Mobilidade, Ambiente, Património e Cultura com a vista a oferecer as melhores condições aos munícipes e aos visitantes.

Marcar a diferenciação de outras ofertas através da recuperação e preservação do património material e imaterial que nos identifica como povo, indo ao encontro das novas ofertas.

Enfrentar as entropias registadas no tecido urbano de algumas áreas residenciais, provocadas pela alteração do paradigma da actividade económica e pela migração.

P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
JI: Apetrechar e estruturar, com meios humanos, materiais e organização, a capacidade dos serviços operativos da autarquia para dar respostas contínuas, quotidianas, permanentes e de qualidade em áreas tão sensíveis como a manutenção, a conservação e limpeza dos equipamentos, edifícios, espaços públicos e redes viárias e de infra-estruturas de distribuição.

Estruturação e melhoria do atendimento e resposta aos cidadãos, com enfoque na especialização e cobertura de retaguarda do balcão único e implementação do portal do município e do balcão electrónico, como forma de modernização administrativa.

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve Economia Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026

16:20 30 Abril, 2026 16:21 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Parceria ajuda empresas a usar saldos do FCT para formação em IA e digital, evitando perda de milhares de euros até final de 2026

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve, Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve, Economia, Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026

16:20 30 Abril, 2026 16:21 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Parceria ajuda empresas a usar saldos do FCT para formação em IA e digital, evitando perda de milhares de euros até final de 2026

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • “Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida
    “Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida
  • Nova aplicação permite reportar problemas em Faro
    Nova aplicação permite reportar problemas em Faro
  • Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026
    Empresas alertadas para uso de verbas do Fundo de Compensação do Trabalho até 2026
  • Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio
    Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio
  • IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias
    IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias
  • Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’
    Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

Opinião

  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal