Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dossier Autárquicas 2017, Política

João Vasconcelos é a escolha do BE para Portimão

É um dos rostos mais conhecidos dos algarvios na luta por causas políticas regionais. A luta nas ruas do Algarve pelos temas mais quentes da agenda regional valeram-lhe o respeito de muitos e é o rosto escolhido pelo BE para liderar a corrida à cadeira do poder em Portimão. João Vasconcelos, actual deputado à […]

13:00 22 Setembro, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Aos 61 anos João Vasconcelos candidata-se a presidente da Câmara de Portimão onde é actualmente vereador

É um dos rostos mais conhecidos dos algarvios na luta por causas políticas regionais. A luta nas ruas do Algarve pelos temas mais quentes da agenda regional valeram-lhe o respeito de muitos e é o rosto escolhido pelo BE para liderar a corrida à cadeira do poder em Portimão.

João Vasconcelos, actual deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo do Algarve, quer outra solução para a Câmara de Portimão no que respeita à forma como a Câmara se vinculou ao Fundo de Apoio Municipal (FAM).

Aos 61 anos, o professor, faz-se às urnas para no mínimo garantir o lugar na vereação.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL
O professor é deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo do Algarve nas listas do BE

Postal (P): Quais as razões determinantes para que se candidate à Presidência da Câmara?
João Vasconcelos (JV): Fundamentalmente, considero que é um imperativo de consciência e um dever de cidadania lutar por uma nova agenda autárquica, alternativa aos desmandos e gestão ruinosa que têm grassado em Portimão nas últimas décadas por acção da governação municipal praticada pelo Partido Socialista e que completa este ano 41 anos de poder seguidos – neste último mandato em aliança com o PSD para ter maioria absoluta.

Uma nova agenda autárquica que tenha em conta os direitos de cidadania, a participação popular, a transparência e a luta contra a corrupção, os direitos sociais, a justiça fiscal, o respeito pelas minorias, a defesa dos mais débeis e necessitados, a defesa do espaço público e a resposta aos novos desafios ambientais.

Foi o PS que colocou Portimão na ruína e tem castigado duramente os Portimonenses, logo não será o PS que irá tirar Portimão dessa mesma ruína e degradação. 

P: Na sua opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?
JV: A nível social, torna-se imperioso reforçar os apoios sociais às famílias em dificuldades; implementar um programa de habitação social e uma bolsa municipal de habitação para arrendamento a preços controlados; uma maior inclusão social das pessoas com deficiência no acesso à educação, à habitação e na mobilidade; criar de bancos de manuais escolares e a gratuitidade dos manuais escolares para os alunos do 2.º ciclo; melhorar os serviços públicos do transporte público Vai-Vem.

A nível fiscal começar pela devolução dos valores cobrados injustamente a todos os que pagaram a Taxa Municipal de Protecção Civil; renegociar os empréstimos do Fundo de Apoio Municipal, baixando assim as elevadas taxas de IMI, água, saneamento e outros impostos e tarifas municipais.

No âmbito do emprego e desenvolvimento, acabar com a precariedade laboral nos serviços municipais, falta apostar na reabilitação urbana, na requalificação do porto de cruzeiros e na recuperação do pequeno comércio.

João Vasconcelos quer aliviar a pressão exercida pelos compromissos com o FAM nas contas camarárias e nos bolsos dos portimonenses

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê?
JV: Eu e a equipa que está comigo, do Bloco e muitos independentes, colocamos sempre as pessoas em primeiro lugar.

A experiência é uma mais-valia, tenho provas dadas como vereador, como deputado e na actividade cívica, e os Portimonenses conhecem-me e sabem que tenho estado sempre ao seu lado.

Uma das grandes lutas que se travaram em Portimão ocorreu no início deste mandato autárquico, em 2014, quando a Presidente de Câmara impôs a ilegal taxa municipal de protecção civil aos Portimonenses, já duramente atingidos pela crise com as taxas e impostos no máximo. Orgulho-me de ter estado à frente dessas lutas, juntamente com muitas outras pessoas. A situação atingiu tal amplitude que a Presidente se viu compelida a acabar com a taxa, quando era para durar durante 27 anos, o tempo de duração do Fundo de Apoio Municipal.

Também tenho provas dadas nas lutas contra as portagens na Via do Infante, nas lutas em defesa do SNS no Algarve, nas lutas contra a pesquisa e exploração de petróleo, etc.

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face às dos restantes candidatos?
JV: Uma grande diferença tem a ver com a aposta e o reforço dos apoios àqueles que mais precisam, no apoio à habitação social e que é uma grave carência no concelho. Por outro lado, as casas camarárias encontram-se terrivelmente degradadas, não há requalificação há quase 10 anos e as pessoas encontram-se completamente abandonadas. Propomos um programa para a requalificação dos bairros periféricos da cidade, incluindo os espaços exteriores que se encontram degradados.

Também pretendemos eliminar a precariedade nos serviços municipais, tornar Portimão a primeira cidade do Algarve livre de parquímetros pagos, começando pelos residentes, tomar medidas junto do governo para o desassoreamento do rio Arade, acabar com as portagens no Algarve e melhorar a saúde pública no Hospital do Barlavento.

Finalmente, melhorar a condição e o bem-estar animal, e tornar Portimão um concelho promotor do “Desporto para a Saúde”, isentando os praticantes, ou cobrando valores simbólicos.

P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
JV: Uma das grandes medidas estruturantes para a cidade e o concelho será um grande empenho e trabalho junto do governo e de outras entidades para a requalificação do porto de cruzeiros. A Câmara também teria de criar condições para essa requalificação, nomeadamente a nível dos arranjos dos espaços exteriores do porto que se encontram completamente ao abandono. Não se percebe que a autarquia, sob o mandato de vários executivos PS nada tenha feito nesta matéria.

A requalificação do porto de cruzeiros terá um forte impulso económico a nível do emprego e do turismo, catapultando Portimão a nível de desenvolvimento e gerador de mais riqueza, não só para o concelho, mas também para toda a região.

Uma outra medida estruturante será, como disse, a nível da habitação. Não só a nível social, mas incrementando uma bolsa de arrendamento a preços controlados para os jovens e para outras famílias com dificuldades.

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 18:50 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Praia de Olhos d' Água, Albufeira.
Algarve

“Um fenómeno único”: nesta localidade no Algarve nasce água doce no meio da praia e qualquer um pode ver

09:50 20 Setembro, 2026 14:44 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na maré baixa, o areal de Olhos de Água revela nascentes de água doce conhecidas como “olheiros”, uma particularidade da costa de Albufeira

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia Europa Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€

22:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes

21:30 20 Setembro, 2026 20:51 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções no abastecimento de água estão previstas entre 21 e 25 de setembro em várias localidades portuguesas, com alguns cortes a prolongarem-se durante várias horas

D. Vitorino Soares, novo Bispo de Faro. Crédito Samuel Mendonça/GIDAlg
Algarve Cultura

D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”

18:20 20 Setembro, 2026 18:19 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Primeiro decreto mantém responsáveis diocesanos nos cargos. Novo bispo do Algarve sucede a D. Manuel Quintas e defende uma Igreja próxima das pessoas.

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve, Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 18:50 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Praia de Olhos d' Água, Albufeira.
Algarve

“Um fenómeno único”: nesta localidade no Algarve nasce água doce no meio da praia e qualquer um pode ver

09:50 20 Setembro, 2026 14:44 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na maré baixa, o areal de Olhos de Água revela nascentes de água doce conhecidas como “olheiros”, uma particularidade da costa de Albufeira

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia, Europa, Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€

22:00 20 Setembro, 2026 19:07 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes

21:30 20 Setembro, 2026 20:51 20 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções no abastecimento de água estão previstas entre 21 e 25 de setembro em várias localidades portuguesas, com alguns cortes a prolongarem-se durante várias horas

D. Vitorino Soares, novo Bispo de Faro. Crédito Samuel Mendonça/GIDAlg
Algarve, Cultura

D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”

18:20 20 Setembro, 2026 18:19 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Primeiro decreto mantém responsáveis diocesanos nos cargos. Novo bispo do Algarve sucede a D. Manuel Quintas e defende uma Igreja próxima das pessoas.

Últimas Notícias

  • Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data
    Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data
  • Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€
    Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os 125.000€
  • Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes
    Vai faltar água nestas zonas de Portugal já esta semana: veja os dias e horários dos cortes
  • Viúva perde pensão de reforma de 872€ por pedir pensão de viuvez e caso chega à Justiça europeia: “97,88% dos afetados são mulheres”
    Viúva perde pensão de reforma de 872€ por pedir pensão de viuvez e caso chega à Justiça europeia: “97,88% dos afetados são mulheres”
  • Tem carta de condução? Esta multa não tira pontos e não o impede de ganhar mais 3
    Tem carta de condução? Esta multa não tira pontos e não o impede de ganhar mais 3

Opinião

  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
  • Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
    Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento