Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Jerónimo de Sousa, o líder-operário que sorria e obreiro da histórica ‘geringonça’

O antigo operário que sorri, gosta de ditados populares e assinou o primeiro acordo político à esquerda em Portugal, deixa, em 12 de novembro, a liderança do PCP, que ocupou nos últimos 18 anos

23:13 5 Novembro, 2022 23:14 5 Novembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A saída de Jerónimo de Sousa tem sido comentada ciclicamente, dentro e fora do PCP, nos últimos anos. O próprio o fez por diversas vezes, dizendo que seria a “lei da vida”, embora sempre acompanhado com frases do género: “Tenho-me aguentado bem”.

A última vez que falou com assunto foi em entrevista à Lusa, em 22 de outubro, ao garantir que não iria esperar por qualquer reparo crítico relativamente à idade para deixar o cargo, porque está ciente de que “a lei da vida não perdoa”.

“Isto é quase um desabafo pessoal, os meus camaradas perdoar-me-ão, mas tive sempre esta ideia: ninguém é insubstituível”, afirmou em entrevista à agência Lusa a propósito da conferência que em novembro vai reenquadrar os objetivos do partido para o futuro e escolher o novo secretário-geral, hoje anunciado – Paulo Raimundo.

Aos 75 anos, Jerónimo de Sousa passou os últimos 18 anos à frente dos comunistas (só superado pelos 31 do líder histórico Álvaro Cunhal), viu vitórias e derrotas nas eleições e protagonizou um feito único na história do partido em Portugal – um acordo à esquerda, com PS, BE e PEV, que permitiu afastar a direita (PSD/CDS) do governo e apoiar, com base em “posições conjuntas”, um governo minoritário liderado pelo socialista António Costa.

Nesta história, coube a Jerónimo uma declaração-chave da noite eleitoral de 6 de outubro de 2015, quando PSD e CDS ganharam as eleições, mas a esquerda ficou em maioria no parlamento, ao dizer: “Com este quadro, o PS tem condições para formar Governo, mas têm de perguntar ao PS.”

Seguiu-se um mês de negociações com António Costa para estabelecer a inédita e histórica posição bilateral conjunta, à semelhança de BE e “Os Verdes”, a denominada “geringonça”, a que os comunistas chamavam a “nova fase da vida política nacional”. Durou quatro anos (uma legislatura inteira), em que o PCP viabilizou quatro orçamentos do estado.

Se ajudou a construir a “geringonça”, Jerónimo e os comunistas contribuíram também para o seu fim definitivo. Há um ano, ajudaram a “chumbar” o Orçamento do novo governo minoritário do PS, saído das legislativas de 2019, que levou à antecipação de eleições em janeiro deste ano. O PS e Costa conseguiram uma maioria absoluta e a Coligação Democrática Unitária (CDU), liderada pelo PCP, caiu para o seu pior resultado.

Mas nestes anos de liderança, somou êxitos (ser o terceiro partido mais votado nas eleições gerais de 2005), também registou fracassos – o último dos quais a redução de 12 para seis o número de deputados à Assembleia da República.

Nas autárquicas de 2017 e 2021, a coligação continuou a perder votos e câmaras municipais, incluindo a emblemática Almada (Setúbal), para o PS. Nas europeias, de novo “um recuo”, como se lhe referem os comunistas: 6,8% com João Ferreira. Nas presidenciais de 2021, o ex-eurodeputado, apontado como potencial sucessor, obteve 4,3%.

As legislativas de 2019, em que a CDU caiu de 17 para 12 deputados, com menos dois pontos percentuais do que em 2015, passaram à história a “nova fase da vida política nacional”, como os comunistas chamam ao período da “geringonça”.

O PS não quis acordo, apesar da maioria de esquerda no parlamento, mas o PCP e Jerónimo foram pondo distâncias aos socialistas.

A pandemia de covid-19, declarada em março, abriu uma crise sanitária e “fechou” o país por várias semanas e, depois de dois meses de tréguas políticas, da direita à esquerda, a crise social e económica voltou a abrir divergências entre os dois ex-parceiros com o voto contra da bancada do PCP no Orçamento Suplementar, viabilizado pela abstenção do PSD.

Antigo afinador de máquinas numa empresa metalúrgica e dirigente sindical, Jerónimo Carvalho de Sousa, nasceu em 13 de abril de 1947, criado pela mãe biológica, Olímpia Jorge Carvalho, e seu marido António de Sousa. Sempre viveu em Pirescôxe, Santa Iria de Azóia, Loures.

Batizado pela Igreja Católica e com o quarto ano do antigo curso industrial, ao mesmo tempo que trabalhava (desde os 14 anos de idade), após ser um dos mais assíduos às passagens da carrinha-biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, Jerónimo casou-se aos 19 anos com Ovídia e é pai de duas filhas, Marília e Lina.

O líder comunista ajudou a fundar e dirigir Associação Cultural e Desportiva local em Pirescôxe e ainda hoje exerce o seu direito de voto, no Grupo Desportivo da terra, aproveitando para jogar às cartas e conviver com velhos amigos dos tempos de teatro e dança na coletividade 1.º de Agosto de Santa Iria.

Entre 1969 e 1971, o ainda secretário-geral do PCP, benfiquista e fã dos The Beatles, cumpriu o serviço militar, com uma incursão ao cenário da guerra colonial na Guiné-Bissau.

Logo em 1975, um ano depois de ter aderido ao PCP, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte e continua, hoje em dia, como deputado na Assembleia da República. Dos primeiros tempos em São Bento, recorda como dava uma visão “do mundo do trabalho” a quem escrevia a Constituição.

Jerónimo foi eleito para o Comité Central do PCP no IX Congresso Nacional (1979) e integrou a Comissão Política comunista desde o XIV Congresso (1992).

Candidato à Presidência da República em 1996 e 2006, foi eleito líder comunista no XVII Congresso Nacional (2004), em Almada, sucedendo a Carlos Carvalhas, o escolhido para substituir o histórico Álvaro Cunhal, em 1992.

Jerónimo de Sousa sai da liderança do PCP. Paulo Raimundo é o sucessor
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL, com Lusa
Paulo Raimundo: Quem é o homem que vai substituir Jerónimo de Sousa?

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Algarve Cultura

Durante nove dias, Feira Medieval celebra património, conhecimento e poesia da antiga Xilb

09:00 18 Julho, 2026 07:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cortejo Medieval realiza-se diariamente às 18:00, percorrendo a Medina e os Arrabaldes com personagens de época

Saúde

Quer perder peso depois dos 50? Especialistas recomendam começar por este hábito

19:50 18 Julho, 2026 19:28 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alterações hormonais, perda de massa muscular e um metabolismo mais lento podem dificultar perder de peso, mas há uma estratégia que ajuda a controlar a fome

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão

18:50 17 Julho, 2026 16:19 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo estudo revela uma mudança nas preferências dos portugueses para as férias de verão e o Algarve perdeu a liderança

Viatura do INEM.
Algarve

Colisão na A22 faz três feridas e obriga ao corte da autoestrada junto à fronteira

18:20 18 Julho, 2026 18:22 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma colisão entre dois automóveis ocorrida na manhã deste sábado na A22, em Castro Marim, fez 3 feridos

Sistema Volta. Crédito: DR
Economia Nacional Tech

Volta no telemóvel: saiba como funciona a app para recuperar os 10 cêntimos das embalagens

17:00 18 Julho, 2026 13:00 15 Julho, 2026 | João Luís

Aplicação oficial do sistema Volta ajuda a confirmar embalagens, encontrar pontos de recolha e perceber como receber o reembolso

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Os carros que dão menos problemas estão ‘longe da Europa’: saiba qual a marca que continua a dominar

11:50 18 Julho, 2026 11:26 18 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de condutores revelaram quais os carros mais fiáveis do mercado. O resultado volta a deixar as marcas europeias para trás

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Chefs revelam os alimentos que pode compensar comprar congelados em vez de frescos

21:30 18 Julho, 2026 18:33 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Maior duração, menos desperdício e preparação mais simples são algumas das vantagens apontadas por especialistas, que destacam vários alimentos

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Algarve Nacional

Suspeita de matar e esconder a mãe em Olhão sofre alegado surto psicótico na prisão e é levada ao hospital

19:00 18 Julho, 2026 18:28 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mulher de 40 anos sentiu-se mal durante a noite no Estabelecimento Prisional de Tires e foi transportada pelo INEM para o Hospital de Santa Maria

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais Vida & Lazer

Tem um cão? Este teste de cinco segundos pode evitar uma ida urgente ao veterinário

15:50 18 Julho, 2026 12:00 18 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Veterinários alertam para um teste rápido que pode proteger os cães dos perigos escondidos nos dias mais quentes do verão

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Pego do Inferno. Crédito: DR
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis destacam piscina natural no Algarve com águas cor de esmeralda

14:33 14 Julho, 2026 14:33 14 Julho, 2026 | João Luís

Piscina natural no Algarve surpreende pela cascata, águas de tom esmeralda e uma antiga lenda ligada ao nome Pego do Inferno

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Restaurante La Giraffa, em Faro.
Algarve Gastronomia

Largo da Sé em Faro tem um novo restaurante italiano com pizzas e massas abaixo dos 20€

17:50 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo restaurante italiano abriu no Largo da Sé, em Faro, com pizzas, massas e sobremesas a preços inferiores a 20 euros

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Algarve, Cultura

Durante nove dias, Feira Medieval celebra património, conhecimento e poesia da antiga Xilb

09:00 18 Julho, 2026 07:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cortejo Medieval realiza-se diariamente às 18:00, percorrendo a Medina e os Arrabaldes com personagens de época

Saúde

Quer perder peso depois dos 50? Especialistas recomendam começar por este hábito

19:50 18 Julho, 2026 19:28 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alterações hormonais, perda de massa muscular e um metabolismo mais lento podem dificultar perder de peso, mas há uma estratégia que ajuda a controlar a fome

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Adeus Algarve? Os portugueses têm um novo destino favorito para as férias de verão

18:50 17 Julho, 2026 16:19 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um novo estudo revela uma mudança nas preferências dos portugueses para as férias de verão e o Algarve perdeu a liderança

Viatura do INEM.
Algarve

Colisão na A22 faz três feridas e obriga ao corte da autoestrada junto à fronteira

18:20 18 Julho, 2026 18:22 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma colisão entre dois automóveis ocorrida na manhã deste sábado na A22, em Castro Marim, fez 3 feridos

Sistema Volta. Crédito: DR
Economia, Nacional, Tech

Volta no telemóvel: saiba como funciona a app para recuperar os 10 cêntimos das embalagens

17:00 18 Julho, 2026 13:00 15 Julho, 2026 | João Luís

Aplicação oficial do sistema Volta ajuda a confirmar embalagens, encontrar pontos de recolha e perceber como receber o reembolso

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Os carros que dão menos problemas estão ‘longe da Europa’: saiba qual a marca que continua a dominar

11:50 18 Julho, 2026 11:26 18 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de condutores revelaram quais os carros mais fiáveis do mercado. O resultado volta a deixar as marcas europeias para trás

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Chefs revelam os alimentos que pode compensar comprar congelados em vez de frescos

21:30 18 Julho, 2026 18:33 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Maior duração, menos desperdício e preparação mais simples são algumas das vantagens apontadas por especialistas, que destacam vários alimentos

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Algarve, Nacional

Suspeita de matar e esconder a mãe em Olhão sofre alegado surto psicótico na prisão e é levada ao hospital

19:00 18 Julho, 2026 18:28 18 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mulher de 40 anos sentiu-se mal durante a noite no Estabelecimento Prisional de Tires e foi transportada pelo INEM para o Hospital de Santa Maria

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais, Vida & Lazer

Tem um cão? Este teste de cinco segundos pode evitar uma ida urgente ao veterinário

15:50 18 Julho, 2026 12:00 18 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Veterinários alertam para um teste rápido que pode proteger os cães dos perigos escondidos nos dias mais quentes do verão

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Pego do Inferno. Crédito: DR
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis destacam piscina natural no Algarve com águas cor de esmeralda

14:33 14 Julho, 2026 14:33 14 Julho, 2026 | João Luís

Piscina natural no Algarve surpreende pela cascata, águas de tom esmeralda e uma antiga lenda ligada ao nome Pego do Inferno

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Restaurante La Giraffa, em Faro.
Algarve, Gastronomia

Largo da Sé em Faro tem um novo restaurante italiano com pizzas e massas abaixo dos 20€

17:50 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo restaurante italiano abriu no Largo da Sé, em Faro, com pizzas, massas e sobremesas a preços inferiores a 20 euros

Últimas Notícias

  • Trabalhadores do INEM denunciam falhas no OnCall e exigem respostas
    Trabalhadores do INEM denunciam falhas no OnCall e exigem respostas
  • Ministério garante que falhas nas notas não vão travar acesso ao ensino superior
    Ministério garante que falhas nas notas não vão travar acesso ao ensino superior
  • Chefs revelam os alimentos que pode compensar comprar congelados em vez de frescos
    Chefs revelam os alimentos que pode compensar comprar congelados em vez de frescos
  • Descoberta no Porto revela como a gordura alimenta o cancro do estômago
    Descoberta no Porto revela como a gordura alimenta o cancro do estômago
  • Boas notícias para milhares de moradores: cortes de água podem ser reduzidos neste concelho
    Boas notícias para milhares de moradores: cortes de água podem ser reduzidos neste concelho

Opinião

  • Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos
    Que Ensino para que Escola? | Por José Figueiredo Santos
  • Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires
    Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

Europe Direct Algarve

  • Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
    Chat Control volta a dividir a Europa: o que está em causa na ‘polémica’ ferramenta
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal