Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Dossier Autárquicas 2017, Política

Faro: Rogério Bacalhau pede reeleição com maioria

Rogério Bacalhau é o candidato da coligação Faro no Rumo Certo, que une PPD/PSD, CDS-PP, MPT e PPM, para reocupar o cargo de presidente da autarquia que actualmente exerce pela primeira vez. O professor com 55 anos foi vice-presidente de Macário Correia, eleito em 2009, e candidatou-se como cabeça-de-lista de uma coligação com os […]

15:35 21 Setembro, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rogério Bacalhau quer ter um segundo mandato em Faro. Só uma única vez até hoje tal façanha foi alcançada num concelho tradicionalmente avesso a repetir presidentes de Câmara

Rogério Bacalhau é o candidato da coligação Faro no Rumo Certo, que une PPD/PSD, CDS-PP, MPT e PPM, para reocupar o cargo de presidente da autarquia que actualmente exerce pela primeira vez.

O professor com 55 anos foi vice-presidente de Macário Correia, eleito em 2009, e candidatou-se como cabeça-de-lista de uma coligação com os mesmos partidos em 2013.

Sem maioria na Câmara o actual autarca pede a reeleição com maioria que lhe permita levar a cabo o seu projecto autárquico de forma a que não tenha de contar com os votos da oposição na Câmara para fazer vingar as suas intenções.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL

POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate à presidência da Câmara?
Rogério Bacalhau (RB): A minha principal motivação é poder prosseguir com o trabalho que iniciámos há quatro anos atrás. Há muita obra em curso e muita mais em projecto. É obra que surge no culminar de um duríssimo processo de restauração das finanças, da operacionalidade e da autonomia da autarquia.

Os farenses sabem que a responsabilidade que revelámos ao comando dos destinos do Município continua a ser fundamental, para que o processo de relançamento do concelho se faça com ambição mas, ao mesmo tempo, com uma forte componente de realismo segurança.

P: Na sua opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?
RB: A incapacidade de estabelecer projectos de médio longo prazo. Em 40 anos, Faro teve 10 autarcas. Uns bons, outros nem tanto. E nenhum deles conseguiu implementar um projecto, uma visão sustentada e alicerçada. A cada quatro anos, o que costuma acontecer é o eleitorado castigar quem está no poder, penalizando a continuidade e cerceando, de algum modo ambições do concelho em prosseguir um rumo. Com isto, surge sempre uma dose grande de desilusão e um certo desencanto. Uma das coisas que espero ter restaurado neste mandato é a auto-estima dos farenses e o seu orgulho naquilo que é nosso.

Rogério Bacalhau diz que “Faro já mostrou que não precisa de demagogia e promessas fáceis. Temos um rumo que é o rumo certo e do qual não nos devemos agora desviar”

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da câmara porquê?
RB: Os anos que estão para trás falam por nós. Provámos ser capazes de implementar um projecto que é, ao mesmo tempo responsável, ambicioso e coerente. Temos efectivamente ideias e sabemos o que queremos para cada zona do concelho. Mas também sabemos o que custa ter as contas em ordem e manter incólume o bom nome e o prestígio do Município que, durante tantos anos, andou pelas ruas da amargura em razão da sua incapacidade em honrar compromissos.

Este ano, desconheço propostas sérias de outros candidatos. Limitam-se a prometer baixar impostos, a dar isto e a dar aquilo, sem cuidar de saber se, por um lado, é o Município quem deve proceder a essa oferta e, por outro, que consequências essas promessas fáceis terão.

Faro já mostrou que não precisa de demagogia e promessas fáceis. Temos um rumo que é o rumo certo e do qual não nos devemos agora desviar.

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face às dos restantes candidatos?
RB: A nossa proposta política surge como corolário do caminho andado. Somos os únicos com ideias concretas e uma visão coerente para aquilo que consideramos os factores-chave para o futuro do concelho: uma cidade do mar e da náutica, com uma academia forte e interventiva e, ainda, uma programação cultural diferenciadora.

Queremos, finalmente, garantir que a nossa sociedade se desenvolva em bases de justiça e que os benefícios do crescimento económico cheguem a todas as camadas da população.

A habitação será ainda alvo de uma atenção especial. Queremos revitalizar o mercado do arrendamento e encontrar zonas de densificação urbana, para podermos ter mais construção e assim, tornarmos mais fácil o cesso à habitação. 

P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
RB: Lançar um estudo de requalificação completa de toda a frente ribeirinha do concelho e estabelecer as bases do Programa “Faro Plano”, que nos vai permitir erradicar muitas das principais barreiras arquitectónicas, lembrando em particular os cidadãos com mobilidade condicionada. Para isso, conto com elementos nas nossas listas que serão determinantes para esse efeito.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação

13:35 26 Maio, 2026 13:34 26 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas podem receber uma prestação anual em dinheiro, mas o apoio não é para todos. Saiba quem tem direito

Algarve Cultura Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Condutora no telemóvel enquanto conduz. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Tem este documento? Já o pode ter no telemóvel (e não é o CC nem a carta de condução)

19:30 26 Maio, 2026 18:41 26 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta categoria de portugueses já pode adicionar este documento ao telemóvel, substituindo assim o cartão físico

Opinião Saúde

Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo

17:05 26 Maio, 2026 17:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Mas mais do que uma doença cardíaca isolada, a insuficiência cardíaca é uma condição complexa, que compromete profundamente a qualidade de vida, a autonomia e o bem-estar global do doente"

Algarve Economia

Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários

12:26 26 Maio, 2026 12:26 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina anuncia novas regras para a noite em Albufeira com limites de horário para bares, discotecas e lojas locais

Algarve Cultura

Cultura une associações contra venda da Fábrica da Cerveja

14:48 26 Maio, 2026 14:48 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Antiga Fábrica da Cerveja mobiliza dezenas de associações culturais contra eventual alienação do edifício em Faro

Tempestade com relâmpagos. Crédito: Freepik
Tempo

Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas

16:40 26 Maio, 2026 16:17 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Ar quente e seco favorece trovoadas com forte atividade elétrica, enquanto a chuva se dissipa antes de chegar ao solo e agrava o risco

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Azeite. Crédito: Freepik
Economia Europa

Adeus azeite? Principais produtores a nível mundial preocupados com descida do preço do ‘ouro líquido’ e forte impacto deste fator nas próximas colheitas

20:20 26 Maio, 2026 19:11 26 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis demonstraram preocupação com a descida do preço do azeite e com o facto do calor poder afetar as próximas colheitas

Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Nacional

Elevador avariou: todos os vizinhos têm de pagar, mesmo quem mora no rés-do-chão?

13:10 24 Maio, 2026 16:49 21 Maio, 2026 | João Luís

O elevador avariou no prédio e mora no rés-do-chão? Saiba quando pode ter de pagar a reparação e em que casos pode ficar fora dessa despesa

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Taça de nêsperas. Crédito: Magnific
Gastronomia Vida & Lazer

Gosta de nêsperas? Nutricionista revela qual o limite diário e a parte que não deve mesmo tocar

11:10 24 Maio, 2026 11:01 24 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As nêsperas são leves e nutritivas, mas há um limite diário e uma parte que nunca deve ser consumida, alerta uma nutricionista

Algarve Vida & Lazer

APA considera “abuso” imposição de não colocar chapéus-de-sol frente a concessões

18:22 25 Maio, 2026 18:24 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Regras sobre concessões balneares vão ser uniformizadas no país antes do arranque oficial da época balnear de verão

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Vai abrir nesta data uma das maiores lojas de sempre da Mercadona: tem 13.277 m2 e esta é a localização

11:50 24 Maio, 2026 17:55 23 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Mercadona prepara a abertura em Espanha de uma das maiores lojas de sempre numa zona turística muito procurada

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e ventos de 80 km/h antes da bonança: mau tempo vai manter-se nesta região

14:20 25 Maio, 2026 14:17 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva, vento forte e instabilidade vão marcar os próximos dias nos Açores, enquanto a Madeira deverá ter tempo mais seco e estável

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação

13:35 26 Maio, 2026 13:34 26 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas podem receber uma prestação anual em dinheiro, mas o apoio não é para todos. Saiba quem tem direito

Algarve, Cultura, Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Condutora no telemóvel enquanto conduz. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Tem este documento? Já o pode ter no telemóvel (e não é o CC nem a carta de condução)

19:30 26 Maio, 2026 18:41 26 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta categoria de portugueses já pode adicionar este documento ao telemóvel, substituindo assim o cartão físico

Opinião, Saúde

Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo

17:05 26 Maio, 2026 17:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Mas mais do que uma doença cardíaca isolada, a insuficiência cardíaca é uma condição complexa, que compromete profundamente a qualidade de vida, a autonomia e o bem-estar global do doente"

Algarve, Economia

Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários

12:26 26 Maio, 2026 12:26 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina anuncia novas regras para a noite em Albufeira com limites de horário para bares, discotecas e lojas locais

Algarve, Cultura

Cultura une associações contra venda da Fábrica da Cerveja

14:48 26 Maio, 2026 14:48 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Antiga Fábrica da Cerveja mobiliza dezenas de associações culturais contra eventual alienação do edifício em Faro

Tempestade com relâmpagos. Crédito: Freepik
Tempo

Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas

16:40 26 Maio, 2026 16:17 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Ar quente e seco favorece trovoadas com forte atividade elétrica, enquanto a chuva se dissipa antes de chegar ao solo e agrava o risco

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Azeite. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Adeus azeite? Principais produtores a nível mundial preocupados com descida do preço do ‘ouro líquido’ e forte impacto deste fator nas próximas colheitas

20:20 26 Maio, 2026 19:11 26 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis demonstraram preocupação com a descida do preço do azeite e com o facto do calor poder afetar as próximas colheitas

Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Nacional

Elevador avariou: todos os vizinhos têm de pagar, mesmo quem mora no rés-do-chão?

13:10 24 Maio, 2026 16:49 21 Maio, 2026 | João Luís

O elevador avariou no prédio e mora no rés-do-chão? Saiba quando pode ter de pagar a reparação e em que casos pode ficar fora dessa despesa

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Taça de nêsperas. Crédito: Magnific
Gastronomia, Vida & Lazer

Gosta de nêsperas? Nutricionista revela qual o limite diário e a parte que não deve mesmo tocar

11:10 24 Maio, 2026 11:01 24 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As nêsperas são leves e nutritivas, mas há um limite diário e uma parte que nunca deve ser consumida, alerta uma nutricionista

Algarve, Vida & Lazer

APA considera “abuso” imposição de não colocar chapéus-de-sol frente a concessões

18:22 25 Maio, 2026 18:24 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Regras sobre concessões balneares vão ser uniformizadas no país antes do arranque oficial da época balnear de verão

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Vai abrir nesta data uma das maiores lojas de sempre da Mercadona: tem 13.277 m2 e esta é a localização

11:50 24 Maio, 2026 17:55 23 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Mercadona prepara a abertura em Espanha de uma das maiores lojas de sempre numa zona turística muito procurada

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e ventos de 80 km/h antes da bonança: mau tempo vai manter-se nesta região

14:20 25 Maio, 2026 14:17 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva, vento forte e instabilidade vão marcar os próximos dias nos Açores, enquanto a Madeira deverá ter tempo mais seco e estável

Últimas Notícias

  • Adeus azeite? Principais produtores a nível mundial preocupados com descida do preço do ‘ouro líquido’ e forte impacto deste fator nas próximas colheitas
    Adeus azeite? Principais produtores a nível mundial preocupados com descida do preço do ‘ouro líquido’ e forte impacto deste fator nas próximas colheitas
  • Tem este documento? Já o pode ter no telemóvel (e não é o CC nem a carta de condução)
    Tem este documento? Já o pode ter no telemóvel (e não é o CC nem a carta de condução)
  • Hospital de Faro recusa atender grávida em trabalho de parto por não ter feito esta chamada telefónica antes: só foi recebida nesta cidade
    Hospital de Faro recusa atender grávida em trabalho de parto por não ter feito esta chamada telefónica antes: só foi recebida nesta cidade
  • Estudantes passaram 24 horas a criar propostas para Albufeira
    Estudantes passaram 24 horas a criar propostas para Albufeira
  • Tem um carro elétrico? Chegou um corredor de carregamento ultrarrápido para ligar estas duas regiões portuguesas
    Tem um carro elétrico? Chegou um corredor de carregamento ultrarrápido para ligar estas duas regiões portuguesas
  • Leva guarda-sol para a praia? Estes são os sítios onde o podem mandar retirar (e só estas pessoas têm autoridade para o fazer)
    Leva guarda-sol para a praia? Estes são os sítios onde o podem mandar retirar (e só estas pessoas têm autoridade para o fazer)

Opinião

  • Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo
    Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo
  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal