Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, recebeu ontem, 13 de Setembro, nos Paços do Concelho, a visita de Nandini Singla, embaixadora da Índia em Portugal, que se fez acompanhar pelo director do grupo MGM, Luís Costa; o primeiro secretário da Embaixada, Amararam Gurjar; e o seu secretário Pankaj.
Nandini Singla é a 16ª chefe de missão da Índia em Portugal e veio a Albufeira propor relações de amizade entre o município e outras autarquias indianas, assim como também propor parcerias a nível empresarial. A embaixadora sublinhou as fortes ligações existentes entre os dois países, que têm uma das relações mais antigas do mundo, com mais de 500 anos de história, e reforçou a recente aproximação entre os estados, “consubstanciada num acordo de cooperação centrado em sectores como a educação, desporto, cultura, turismo, indústria cinematográfica e de entretenimento”.
Albufeira tem crianças com mais de 40 nacionalidades nas escolas do concelho
Durante o encontro, Carlos Silva e Sousa destacou Albufeira como um concelho cosmopolita que representa cerca de 44% da capacidade turística do Algarve e conta, entre a sua comunidade, com pessoas de diferentes nacionalidades. “Actualmente temos crianças de mais de 40 nacionalidades diferentes a frequentar os nossos estabelecimentos de ensino que se encontram devidamente integradas”, refere o autarca.
De entre todas as propostas apresentadas por Nandini Singla, destacam-se uma colaboração na realização de um seminário na área do Turismo e Hospitalidade, um espectáculo cultural com uma companhia de dança indiana e a colaboração no estabelecimento de parcerias empresariais.
Índia pode tornar-se na terceira maior economia mundial
A Índia conta actualmente com uma população de 1,21 mil milhões de pessoas e prevê-se que, até 2030, venha a ser a terceira maior economia mundial. A nível turístico é um mercado com um enorme potencial, calculando-se que nos próximos três anos, 13 milhões de indianos viajem para o exterior, sendo que os turistas indianos viajam em família e são dos que mais gastam em alojamento, comida, passeios e compras, de acordo com dados do operador turístico Cox & Kings.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)