Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto arquivo DR
Política

Eleitores em mobilidade elogiam organização do voto antecipado em Faro

Todos os eleitores elogiaram a boa organização com que decorre a votação antecipada em Faro para as eleições legislativas de dia 10

12:22 3 Março, 2024 12:44 3 Março, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os eleitores que se deslocaram este domingo de manhã à Escola Secundária Pinheiro e Rosa no concelho de Faro elogiaram a boa organização com que decorreu a votação antecipada para as eleições legislativas de dia 10.

Todas as pessoas com quem a agência Lusa falou à porta deste estabelecimento de ensino sublinharam ainda que a possibilidade de votar antecipadamente facilita a vida pessoal ou profissional.

Segundo fonte da Câmara de Faro, neste concelho algarvio são 2.844 os eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente em mobilidade num universo de 208.007 em todo o país.

“Sou de Faro, mas vou estar em Lisboa por razões profissionais em 10 de março”, explicou à Lusa Tiago Cadete, de 40 anos, realçando ser importante poder votar antecipadamente, cumprindo um direito e um dever que tem como cidadão.

Tiago Cadete afirmou que a votação está bem organizada e que está habituado a votar antecipadamente, porque tem uma vida profissional que o leva de “um lado para o outro”, tendo mesmo já votado em consulados de Portugal no estrangeiro.

O eleitor confessou que apenas tem alguma “angústia” porque na última semana de campanha eleitoral pode haver declarações novas ou desenvolvimentos que o poderiam levar a votar, “eventualmente”, num outro partido.

“Fico sempre a pensar: espero que não aconteça nada que me arrependa” a ter votado em determinada força política, disse.

Dois amigos, Joana e Bernardo, respetivamente de 26 e 27 anos, já estão a morar e a trabalhar em Faro, mas ainda não alteraram a morada para votar, o que os levou a exercer o seu direito este domingo.

Ambos sublinharam a boa organização e a rapidez de todo o processo, ajudado pelo número reduzido de eleitores.

Uma outra amiga de Chaves, Nádia, de 26 anos, já mudou a morada para votar na capital algarvia, mas decidiu fazê-lo este domingo porque o seu aniversário é daqui a uma semana, a 10 de março, exatamente no dia das eleições para a Assembleia da República.

“Não quero ter de votar no meu dia de anos. Tenho outras coisas para fazer”, afirmou.

Custódia Teixeira, de 84 anos, com alguma dificuldade em andar, foi este domingo votar antecipadamente pela primeira vez acompanhada pela filha, que só irá exercer o seu direito daqui a uma semana.

“Hoje é mais fácil. Daqui a uma semana vai estar muita gente e podia atrapalhar-se”, disse Custódia Teixeira à Lusa.

Os membros da família Martins também votaram este domingo, porque daqui a uma semana vão estar em viagem.

Uma trabalhadora da Câmara de Faro, Carla Apolo, que dá o seu apoio à votação, explicou que, normalmente, todos os eleitores que pediram para beneficiar do voto antecipado em mobilidade irão exercer o seu direito, mas se não o fizerem poderão ainda votar no dia 10, no local onde estão inscritas.

“Quem não votar hoje pode fazê-lo no dia 10”, insistiu Carla Apolo, que também aproveitou para votar “com calma”, visto que daqui a uma semana trabalha.

Votação antecipada decorre com fluxo contínuo e organizado no Porto

A votação antecipada que hoje decorre no Palácio de Cristal, no Porto, decorreu durante a manhã com um fluxo contínuo e organizado, sem filas, nas 30 mesas dispersas pela Arena Superbock e no piso inferior do edifício.

Cerca das 10:00, tinham já exercido o seu direito de voto 650 eleitores, o que corresponde a cerca de 07% dos 9.200 inscritos, segundo disse à agência Lusa o diretor municipal da presidência, Adolfo Sousa.

No Porto, “decidiu-se concentrar a votação no Palácio de Cristal, por existirem melhores condições, não será por falta de condições que não votam”, sublinhou Adolfo Sousa.

Na última votação, em tempo de pandemia, em 2022, inscreveram-se 17 mil eleitores, distribuídos por oito assembleias de voto, em cada uma das freguesias e na Arena.

Ao longo da manhã, jovens e menos jovens, sozinhos ou em grupo, muitos em família, entravam no Palácio de Cristal e eram rapidamente encaminhados para as respetivas mesas de voto, com cerca de 300 eleitores cada uma.

A Lusa constatou no local a participação de eleitores de Bragança, Viseu, Faro, Madeira e Açores.

Maria Moniz, estudante deslocada, da Ilha de S. Miguel, Açores, a fazer mestrado em Educação, no Porto, não queria “perder a oportunidade de votar”.

“Está tudo muito bem organizado, não esperei nada, cheguei e votei”, disse a jovem, que estava acompanhada por uma conterrânea a trabalhar no Porto, na área dos Recursos humanos.

Um outro grupo de estudantes universitários deslocados, uma dos Açores e quatro da Madeira, manifestaram o seu agrado por poderem votar antecipadamente, uma vez que não vão estar nas suas residências no dia 10.

“Foi tudo muito rápido e muito simples”, disseram à Lusa.

Também dos Açores, um casal de idosos, que se encontra no Porto por razões de saúde, sem data fixa para regressar, optou pela votação antecipada: “Assim, já ficamos despachados”, disseram.

Já Elsa Oliveira, natural do Porto, optou por votar antecipadamente por comodidade.

“Este fim de semana, a minha filha está com o pai e no próximo está comigo. Achei mais confortável, para mim, votar hoje”, afirmou.

A seu lado estava Rui Brito, que veio só acompanhar Elsa Oliveira, uma vez que vai votar no dia 10.

“O meu voto vai valer por dois”, ironizou.

O número total de eleitores que pediu para votar este domingo, 208.007, é inferior ao das legislativas de 2022 (315.785 inscritos), mas muito superior aos inscritos nas legislativas de 2019 (56.291).

O chamado voto em mobilidade permite aos eleitores votarem uma semana antes num concelho à sua escolha. Se não o fizerem, podem fazê-lo no dia das eleições, ou seja, no dia 10.

Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar na escolha de 230 deputados à Assembleia da República.

A estas eleições concorrem 18 forças políticas – 15 partidos e três coligações.

Entre os inscritos está o Presidente da República, que decidiu votar antecipadamente por se sentir esclarecido relativamente às propostas dos candidatos e por considerar que é um estímulo contra a abstenção.

Leia também: Waze passa a detetar aproximação de linces no Algarve e Alentejo

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve Cultura

Fortaleza de Sagres promove visita temática dedicada às “Novas 7 Maravilhas”

11:40 18 Junho, 2026 11:56 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento algarvio participa na categoria Castelos do concurso Novas 7 Maravilhas de Portugal® e apela ao voto popular

Algarve Cultura

Cortelha dá as boas-vindas ao verão com sunset party na Serra do Caldeirão

11:07 18 Junho, 2026 11:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa arranca às 18:00 com DJ Sotto e prossegue à noite com Algroove, DJ Kikocoxx e After Hours com DJ Tuxx

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher no banco.
Economia Nacional

Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos

09:10 18 Junho, 2026 13:45 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Banco de Portugal estuda criar base de dados com contas usadas em fraudes e reforçar regras nos pagamentos digitais até 2030

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Agentes da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo

12:01 18 Junho, 2026 12:02 18 Junho, 2026 | João Luís

Homem de 48 anos foi entregue pela PSP ao Estabelecimento Prisional de Leiria para cumprir pena por crimes de abuso sexual de crianças

Algarve, Economia

Mais de 250 trabalhadores recebem formação para lojas da Mercadona no Algarve

09:25 18 Junho, 2026 09:31 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novas lojas da Mercadona no Algarve abrem em outubro, em Portimão, e em novembro, em Faro, com equipas em formação

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve, Cultura

Fortaleza de Sagres promove visita temática dedicada às “Novas 7 Maravilhas”

11:40 18 Junho, 2026 11:56 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Monumento algarvio participa na categoria Castelos do concurso Novas 7 Maravilhas de Portugal® e apela ao voto popular

Algarve, Cultura

Cortelha dá as boas-vindas ao verão com sunset party na Serra do Caldeirão

11:07 18 Junho, 2026 11:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa arranca às 18:00 com DJ Sotto e prossegue à noite com Algroove, DJ Kikocoxx e After Hours com DJ Tuxx

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Nova ‘lista negra’? Banco de Portugal quer expor contas usadas para fraudes nos pagamentos

09:10 18 Junho, 2026 13:45 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Banco de Portugal estuda criar base de dados com contas usadas em fraudes e reforçar regras nos pagamentos digitais até 2030

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Últimas Notícias

  • Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]
    Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]
  • Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo
    Abusou das sobrinhas quando eram crianças e só agora foi detido pela PSP para cumprir pena: este é o motivo
  • Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027
    Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027
  • Fortaleza de Sagres promove visita temática dedicada às “Novas 7 Maravilhas”
    Fortaleza de Sagres promove visita temática dedicada às “Novas 7 Maravilhas”
  • Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar
    Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal